RSS

RENASCIMENTO CULTURAL- QUESTÕES DE VESTIBULARES

1- (UNICAMP-03) Esta longa Idade Média é o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras exceções, pelos homens das Luzes. É o momento da criação da sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais; momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro , o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência. (Adaptado de Jacques Lê Goff, “Prefácio”, Para um novo conceito de Idade Média : Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa, Editorial Estampa, 1979, p. 12.)

a) A que conceito de Idade Média o texto está se contrapondo? R: Ao conceito de Idade das Trevas ou Longa Noite dos Mil Anos, isto é, de um período histórico caracterizado pelo atraso, pelo obscurantismo e pela estagnação.

b) Qual o período histórico valorizado pelos humanistas do Renascimento? Por quê? R: A Antigüidade Clássica (Greco-Romana). Porque, para os renascentistas, esse período deveria ser tomado como modelo, já que muitas de suas características (antropocentrismo, universalismo, racionalismo e espírito crítico) iam ao encontro dos ideais do Renascimento.

c) Caracterize a atividade que impulsionou o desenvolvimento das cidades medievais. R: A atividade mercantil, dentro do Renascimento Comercial e Urbano que caracterizou a Baixa Idade Média.

2- (UNICAMP-07) Em Roma, no século XV, destruíram-se muitos e belos monumentos, sem que as autoridades ou os mecenas se lembrassem de os restaurar. No melhor período desse “regresso ao antigo”, ocorrido durante o Renascimento italiano, não se restaura nenhuma ruína, e toda a gente continua a explorar templos, teatros e anfiteatros, como se fossem pedreiras. (Adaptado de Jacques Heers, Idade Média: uma impostura. Porto: Edições Asa, 1994, p. 111.)

a) Segundo o texto, quais foram as duas atitudes em relação à cidade de Roma no Renascimento? R: Segundo o texto, para além de se ter uma atitude de "regresso ao antigo", que caracterizou o Renascimento italiano, na cidade de Roma do século XV, paradoxalmente, adotaram-se também atitudes de destruição dos monumentos romanos antigos e de não-preservação das antigas ruínas.

b) Explique a importância da cidade de Roma na Antiguidade. R: Na Antiguidade, foi a partir da cidade de Roma que houve a grande expansão que culminou na formação de um vasto império. Pode-se afirmar que uma das razões para tal crescimento foi a valorização das origens da cidade, segundo a crença na sua fundação por Rômulo. Destaca-se também a sua importância cultural, com a existência de "muitos e belos monumentos", como templos, teatros e anfiteatros, como diz o texto, e o legado cultural deixado à posteridade. No aspecto religioso, ressalte-se que o cristianismo identificou o seu universalismo ao Império, cuja capital seria a "cidade de Deus". Observe-se também a importância de Roma como centro das atividades econômicas desenvolvidas ao longo do Mediterrâneo.

c) Por que o Renascimento italiano valorizou as cidades? R: O Renascimento italiano, em um plano mais amplo, está associado ao processo de declínio do mundo medieval, no qual os senhores derivavam seu poder do uso da terra. Em seu lugar, no quadro de um processo lento mas contínuo desde o século XI, observam-se o crescimento e a valorização dos centros urbanos, dando origem a uma nova sociabilidade na qual se valorizava a livre-circulação de pessoas e mercadorias. É precisamente nesse contexto urbano-mercantil que criam-se as pré-condições que propiciaram o movimento intelectual que ficou conhecido como "Renascimento italiano". A sociabilidade urbano-mercantil contestava os argumentos de autoridade e priorizava, entre outros aspectos, a observação, a valorização da natureza, o humanismo e a idealização da Antiguidade Clássica, anterior ao advento do cristianismo, como modelos a serem imitados. Nesse sentido, existe um nexo significativo entre esse movimento e a vida urbano-mercantil.

3- (MACKENZIE-03) Muitos artistas e filósofos do Renascimento escreveram sobre a natureza e o seu valor para a arte, mas nenhum foi tão bom observador como Leonardo da Vinci. A prova, tanto da sua curiosidade insaciável como de seu entendimento profundo da natureza, pode encontrar-se nos seus muitos desenhos e livros de notas. O Mundo do Renascimento Dentre as principais características do movimento denominado Renascimento Cultural, encontradas nas obras de Leonardo da Vinci, podemos destacar: a) o bidimensionalismo estético e a desvalorização do ser humano. b) o naturalismo e o geocentrismo. c) o antropocentrismo e o humanismo. d) o teocentrismo e o uso de conceitos irracionais abstratos. e) a arte humanista e a ausência da perspectiva linear.

R: Considerando-se que o antropocentrismo e o humanismo constituem características fundamentais do Renascimento Cultural, e tendo em vista que Da Vinci é um dos expoentes desse movimento, segue-se que aquelas características encontram-se em suas obras.

4- (PUC-Rio – 2007) À EXCEÇÃO DE UMA, as alternativas a seguir apresentam de modo correto características do Renascimento. Assinale-a. a) O retorno aos valores do mundo clássico, na literatura, nas artes, nas ciências e na filosofia. b) A valorização da experimentação como um dos caminhos para a investigação dos fenômenos da natureza. c) A possibilidade de uma estreita relação entre os diferentes campos do conhecimento. d) O fato de ter ocorrido com exclusividade nas cidades italianas. e) O uso da linguagem matemática e da experimentação nos estudos dos fenômenos da natureza. R:O Renascimento surge na Itália, mas se manifesta em várias regiões da Europa. Exemplos: Shakespeare (Inglaterra), Cervantes (Espanha), Camões (Portugal), Van Eyck (Holanda), Rabelais (França).

5- (UFRS – 2005) Entre 1511 e 1516, foram escritas na Europa três das mais fundamentais obras da Renascença, "Elogio da Loucura", de Erasmo de Roterdã, "O Príncipe", de Nicolau Machiavel, e "Utopia", de Thomas Morus. Diferentes pelo tom e pelas respostas que trazem, essas obras têm em comum uma constatação bastante sombria da sociedade da época e a ambição de edificar um mundo mais harmonioso. Em relação aos ideais intelectuais humanistas e à conjuntura histórica da época, considere as seguintes afirmações.

I - O pensamento humanista elaborou uma forte crítica à escolástica, embora não tenha rompido com a idéia criacionista, colocando suas esperanças em uma nova forma de educação. II - O mundo dos humanistas foi um mundo animado por transformações: a difusão da impressão mecânica, os progressos da navegação e a descoberta de novas terras, a intensificação das trocas comerciais, a queda de Constantinopla e o exílio de letrados gregos na Europa, todos fatores que provocaram uma reflexão a propósito da condição humana. III - O humanismo fundamentou-se, em primeiro lugar, na restauração da cultura antiga, através de manuscritos que se haviam perdido desde a Antigüidade, os quais são considerados como tesouros de uma cultura viva.

Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III. R: Todas os itens acima assinalam características do humanismo.

6- (FUVEST) Com relação à arte medieval, o Renascimento destaca-se pelas seguintes características:

a) a perspectiva geométrica e a pintura a óleo. b) as vidas de santos e o afresco. c) a representação do nu e as iluminuras. d) as alegorias mitológicas e o mosaico. e) retrato e o estilo românico na arquitetura.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: