RSS

Atenção Pré-Vestibulando! A partir de hoje o blog inicia uma série de (propostas) temas de redação que podem vir a "cair" nos vestibulares do Brasil. Não deixe de acompanhar essa série.

Humor, política e cultura


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, criticou, nesta terça-feira, o candidato a deputado federal Francisco Everaldo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR-SP). Ele aparece na TV com o slogan "Vote Tiririca, pior que tá não fica".
"Respeito muito o Tiririca por ser um artista de circo e conseguir se firmar nos meios de comunicação de massa", disse. "Mas acho que ele não está prestando um bom serviço à democracia. Acho que é um deboche com a democracia", completou, após ser questionado por jornalistas sobre o slogan. 
(...)
Juca Ferreira defendeu o fim da censura a programas humorísticos. Na semana passada, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto suspendeu parte da legislação eleitoral que proibia "trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo" que ridicularizasse candidatos, partidos ou coligações. Pela lei, piadas e paródias ficariam vedadas a partir de 1º de julho do ano eleitoral. 

"Cercear o humor é cercear parte da cultura brasileira. A censura não é a saída", disse o ministro, ao receber o manifesto de artistas do movimento Humor sem Censura. 


Página 3


Trechos de entrevista de Tiririca à "Folha de S. Paulo"


Folha: Por que você decidiu se candidatar? 
Tiririca: Eu recebi o convite há um ano. Conversei com minha mãe, ela me aconselhou a entrar porque daria pra ajudar as pessoas mais necessitadas. Eu tô entrando de cabeça. 

Folha: Quais são as suas principais propostas?

Tiririca: Como eu sou cara que vem de baixo, e graças a Deus consegui espaço, eu tô trabalhando pelos nordestinos, pelas crianças e pelos desfavorecidos. 

Folha: Mas tem algum projeto concreto que você queira levar para a Câmara?

Tiririca: De cabeça, assim, não dá pra falar. Mas como tem uma equipe trabalhando por trás, a gente tem os projetos que tão elaborados, tá tudo beleza. Eu quero ajudar muito o lance dos nordestinos. 

Folha: O que você poderia fazer pelos nordestinos?

Tiririca: Acabar com a discriminação, que é muito grande. Eu sei que o lance da constituição civil, lei trabalhista... A gente tem uma porrada de coisa que... de cabeça assim é complicado pra te falar. Mas tá tudo no papel, e tá beleza. Tenho certeza de que vai dar certo. 

Folha: Você tem ideia de quanto custa a campanha?

Tiririca: Cara, não tá sendo barata. Não tenho ideia, não. 

Folha: O que você conhece sobre a atividade de deputado?

Tiririca: Pra te falar a verdade, não conheço nada. Mas tando lá vou passar a conhecer. 

Folha: Até agora você não sabe nada sobre a Câmara?

Tiririca: Não, nada. 

Folha: Você pretende se vestir de Tiririca na Câmara?

Tiririca:Não, de maneira alguma. 

Folha: Em quem votou para deputado na última eleição?

Tiririca: Pra te falar a verdade, eu nunca votei. Sempre justifiquei meu voto.

[Folha.com]

Votar em palhaço é uma forma válida de protestar?

O desgosto do brasileiro com os políticos tem gerado protestos inusitados, como a eleição de animais, em décadas passadas, e a candidatura de pessoas sem nenhuma ligação com a política, que chegam a declarar publicamente não entenderem nada sobre o cargo que disputam. O slogan mais comentado deste ano foi "Vote Tiririca, pior que tá não fica". O que você pensa disso? Esse tipo de voto de protesto ajuda o Brasil a melhorar? Passado o fervor da campanha eleitoral e concretizado o deboche por meio da eleição desses personagens, como fica o país e qual a contribuição desses novos políticos durante anos? Qual o prazo de validade da piada que se faz ao se votar em palhaços? Com base nos textos de apoio e em outras informações de que você disponha, elabore uma dissertação defendendo um ponto de vista sobre a pergunta: Votar em palhaço é uma forma válida de protestar?

Nota do blog: Analise os textos de apoio acima e tente produzir um texto dissertativo, lembrando-se de todas os detalhes que requer um tipo de texto dessa modalidade. Exponha suas ideias, defenda sua tese, proponha soluções para o problema em questão. Pratique bastante, pois a  perfeição se torna mais nítida quando a prática se torna algo claramente visível e concreto.
Prof. L.C.Sax

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: