RSS

Lei torna ensino de música obrigatório nas escolas brasileiras a partir de agosto de 2011



RIO - Dentre as tantas propostas em discussão no Congresso, uma já virou lei. É a da inclusão do ensino de música no currículo das escolas a partir de agosto do ano que vem. Uma lei parecida já existe na cidade de Santa Bárbara, em Minas Gerais.
Na cidade histórica de Santa Bárbara, a 100 km de Belo Horizonte, música é matéria obrigatória em todas as escolas municipais. A partir do ano que vem, a música vai entrar no currículo dos ensinos fundamental e médio em todo o Brasil. A lei foi aprovada em 2008, e as escolas têm até agosto de 2011 para se adaptar.
Pela lei, a música vai fazer parte da aula de artes. Os Conselhos Estaduais e Municipais de Educação vão definir a frequência das aulas e como os alunos serão avaliados.
Em Santa Bárbara, a iniciativa deu bons resultados. Sala sempre cheia: é um dos reflexos mais evidentes dessa novidade no currículo das escolas. Os professores dizem que notas melhores estão surgindo a cada avaliação, em todas as disciplinas. No fim das contas, a música tem se mostrado uma grande aliada no combate à evasão escolar.
- Eles realmente gostam muito das aulas de música e as aulas fazem com que eles se relacionem melhor com a própria escola - explica Mateus Braga, coordenador do projeto.
Ana Paula não desgruda da flauta doce: a música afastou a aluna da recuperação este ano:
- Pra aprender flauta, a gente tem que saber ouvir, decorar. Isso me ajudou muito em história e geografia - conta.
As aulas também aguçam a criatividade da turma, e a escola nem precisa gastar muito:
- Instrumento improvisado vale demais. É muito fácil fazer com material reciclado instrumentos que soam bem - explica o coordenador do projeto.
Em apenas três anos, dezenas de talentos já foram revelados:
- Falei com a minha mãe que o grande sonho da minha vida é ser músico - conta um estudante.

Fonte:O Globo
Mas vi no Blog do Erivan Morais.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: