RSS

Alimentação a favor do coração.

dia mundial do coração

No mês de setembro acontece o Dia Mundial do Coração, e o principal objetivo é alertar a população sobre as doenças que colocam em risco a saúde do coração e ensinar como prevení-las.



Os principais fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças do coração são: hipertensão, tabagismo, colesterol e triglicérides elevados, diabetes, obesidade, sedentarismo e histórico familiar. E o risco é ainda maior quando apresenta mais de um fator de risco.

Então, a melhor forma de prevenir ou adiar ao máximo o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável e nisso, a alimentação tem um papel importantíssimo.

Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre os alimentos "amigos" do seu coração.

Azeite de oliva - rico em ácidos graxos monoinsaturados, o consumo moderado de azeite ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis do HDL (o colesterol bom).

Peixe - os peixes são fonte de ômega 3 e auxiliam na redução da pressão arterial, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. Os peixes de águas salgadas e frias são os que contêm maior quantidade de ômega 3 como por exemplo: salmão, sardinha, atum, bacalhau.

Além do peixe, o ômega 3 também pode ser encontrado nas oleaginosas como: nozes, castanhas.

Vinho tinto - os flavonóides presentes no vinho têm ação antioxidante, evitam a formação de coágulos e contribuem na redução da pressão arterial. O resveratrol aumenta os níveis do colesterol bom e por isso, contribui ainda mais para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.

Soja - o consumo regular de soja ajuda diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentam a concentração de HDL (colesterol bom). Atuando sobre os níveis de colesterol, a soja também é uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares.

Ervas - em especial o coentro e o açafrão que têm ação antioxidante e auxiliam na prevenção contra as doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são apontadas como a principal causa de morte no Brasil, e cuidar bem do seu coração é essencial para ter uma vida longa e saudável.

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: