RSS

Atenção chocólatras!

Mitos e verdades sobre o chocolate
Realmente é impossível resistir ao chocolate. O melhor é que especialistas garantem que ele também traz benefícios à saúde. E mais: confira uma super-receita de ovo de páscoa.
Por Redação Clube Vida Moderna 
Há quem diga que não fica um dia sequer sem comer um bombom. Para se ter uma ideia, o Brasil é o segundo no ranking mundial dos produtores de ovos de chocolate, perdendo apenas para a Inglaterra. E é no período da Páscoa, em que as vendas de chocolates extrapolam a média anual. É praticamente impossível resistir à tentação de comer chocolate...
A boa nova é que além de proporcionar sensações de prazer e bem-estar, o doce é rico em carboidrato e fonte de energia. O consumo de cerca de 30 g diárias de chocolate amargo, por exemplo, como parte de uma alimentação saudável, traz benefícios ao organismo. Mas, o chocolate deve ser consumido com moderação devido ao alto teor calórico e presença de gordura. "Essa recomendação vale também para os chocolates dietéticos, pois apresentam apenas restrição de açúcar, porém, muitas vezes, a quantidade de gordura e calorias é maior do que no produto tradicional. Por isso, é importante ficar atento aos rótulos e à composição nutricional presente nas embalagens", conclui Cyntia Carla da Silva, coordenadora do Setor de Nutrição Preventiva do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo.
Cyntia explica os benefícios do chocolate no organismo, principalmente ao coração: "Existe uma substância antioxidante presente na semente de cacau chamada flavonoide, que age como protetor cardiovascular. Os flavonoides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim), o que diminui a deposição nas paredes dos vasos sanguíneos".
Os benefícios dependem da quantidade de flavonoides presente no chocolate, que varia de acordo com o tipo de produto. Quantidades significativas da substância só são encontradas nos chocolates tipo amargo ou dark, com mais de 70% de cacau. Em contrapartida, o chocolate ao leite apresenta quantidades muito pequenas e o chocolate branco não apresenta antioxidantes, pois não contém massa de cacau.
A nutricionista alerta: "na fabricação final do chocolate existe a adição de leite, geralmente integral, o que aumenta a presença de outras gorduras saturadas e colesterol alimentar, que podem elevar o colesterol sanguíneo".

   

Mitos e verdades sobre o chocolate
Realmente é impossível resistir ao chocolate. O melhor é que especialistas garantem que ele também traz benefícios à saúde. E mais: confira uma super-receita de ovo de páscoa. 
Por Redação Clube Vida Moderna 
Mitos e Verdade sobre o chocolate:
Mito: O consumo de chocolate causa dependência ao organismo. Na verdade, estudos mostram que as pessoas têm desejo por chocolate porque gostam da sensação de comê-lo.
Verdade: Por ser vegetal, a gordura da manteiga de cacau não contém colesterol e o percentual de gordura saturada e insaturada em sua constituição está dentro das recomendações estabelecidas pela Associação Americana de Cardiologia (AHA).
Mito: O chocolate, mesmo ingerido em quantidade moderada, representa excesso calórico e obrigatoriamente aumento de peso.
Verdade: O chocolate libera endorfinas, podendo estimular o apetite sexual e causar sensações de bem-estar.
Mito: Chocolate causa acne. Na verdade não existem estudos científicos que comprovem que o chocolate seja causador de acne.
Verdade: O chocolate contém estimulantes alcaloides, como a cafeína e a teobromina. Gera efeito energético que incide sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.
Receita de Ovo de Páscoa:
Rendimento: 5 unidades
Ingredientes:
500 g de chocolate ao leite
Formas para ovo de 100 g
Recheio:
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher (chá) de manteiga
2 colheres (chá) de mel
500 g de chocolate branco
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado


Modo de Preparo:
Para a trufa, leve ao fogo brando, sem parar de mexer, o creme de leite, a manteiga e o mel. Quando ferver, tire do fogo e junte o chocolate rapidamente, mexendo até derreter por completo. Acrescente o suco de maracujá e misture até ficar liso. Deixe esfriar e leve gelar por 30 minutos. Derreta o chocolate da casca em banho-maria. Depois de derretido, transfira a tigela com o chocolate para uma travessa com água e gelo, dando um choque térmico. Espalhe a primeira camada com o pincel em cada uma das formas e leve na geladeira por 2 minutos. Faça outra camada e volte à geladeira por mais 2 minutos. Com uma colher, preencha a cavidade com a trufa de maracujá em todas as metades, lembrando de não atingir a borda. Cubra com o chocolate derretido e leve gelar por aproximadamente 20 minutos ou até o chocolate ficar opaco. Desenforme e embrulhe como desejar.
Saiba mais:
Hcor - Hospital do Coração 
www.hcor.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: