RSS

Conhecendo o Brasil

ESTADOS BRASILEIROS


Esta seção apresenta informações sobre as 27 unidades federativas, sendo 26 estados e um distrito federal.




Ceará


Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Terra do sol, do amor, terra da luz...[+]
Capital
Fortaleza
Área Total 
146.348,3 km²
Sigla
CE
Região
Nordeste
População
8.097.276 (2005)

O Ceará está localizado na região nordeste, tendo como limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, o Rio Grande do Norte e a Paraíba a leste, Pernambuco a sul e o Piauí a oeste. É um estado que possui grandes potencialidades turísticas, atendendo aos mais diversos tipos de turismo, como o cultural, religioso, rural, de aventura e ecoturismo. Além disso, destaca-se na economia cearense a pecuária (bovinos, suínos, caprinos, eqüinos, aves, asininos, carcinocultura e ovinos).

Na Agricultura, destaca-se o cultivo de feijão, milho, arroz, algodão, castanha de caju, cana-de-açúcar, mandioca, mamona, tomate, banana, laranja, entre outros.

No Ceará lozaliza-se o Distrito Industrial de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, que é um importante complexo industrial do estado. A indústia cearense atua nas áreas de vestuário, alimentícia, metalúrgica, têxtil, química e calçadista.

Outro ponto forte da economia é a mineração (petróleo, gás natural, ferro, água mineral, calcário, argila, magnésio, granito etc), sendo que no município de Santa Quitéria existe a maior reserva de urânio do Brasil.

Bahia


Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Nasce o sol a 2 de julho...[+]
Capital
Salvador
Área Total 
564.692 km²
Sigla
BA
Região
Nordeste
População
13.950.146 hab (2005)

A Bahia é o estado mais populoso da região Nordeste. Situa-se ao sul dessa região e faz divisa com oito estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Piauí ao norte, Minas Gerais e Espírito Santo ao sul, Goiás e Tocantins a Oeste. Ao leste, faz divisa com o Oceano Atlântico. Logo, a Bahia é o estado que mais faz divisa com outras unidades da federação.

Possui uma importante indústria petroquímica e tem a mais extensa faixa litorânea do Brasil, além da maior concentração de números relativos de negros e mulatos do Brasil. Tem grande influência da cultura africana: a música, culinária, religião e o modo de vida de sua população apresentam grande contribuição dos escravos africanos.

Na economia, a Bahia é o sexto estado brasileiro em riqueza, realizando mais da metade das exportações do Nordeste. A economia do estado baseia-se na indústria (química, petroquímica, informática e automobilística), agropecuária (mandioca, feijão, cacau e coco), mineração, turismo e nos serviços. Em Camaçari, próximo a Salvador, localiza-se um importante Pólo petroquímico e um complexo industrial da Ford Motor Company.

Paraíba


Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Salve, berço do heroísmo...[+]
Capital
João Pessoa
Área Total 
56.584,6 km²
Sigla
PB
Região
Nordeste
População
3.623.266 hab (2006)

Situa-se a leste da região Nordeste, tendo como limites o Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul e o Ceará a oeste.

Em relação ao nome do estado, existem algumas teorias sobre sua origem. Alguns dizem ser um nome em tupi-guarani que teve origem em para (rio) ea'iba (ruim). Outros acreditam que provém do nome indígena Simabura versicolor, árvore abundante na região. Outra versão diz que significa "Rio que é braço de mar" (pará-ibá).

A economia do estado é baseada na agricultura (cana-de-açúcar, abacaxi, mandioca etc), na indústria (alimentícia, têxtil, sucroalcooleira), na pecuária e no turismo.

Fonte: www.sogeografia.com.br

Nota do blog: Na sequência traremos mais informações e mais estados do nosso querido Brasil.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: