RSS

DICAS DE ETIQUETA


Planeta Sustentável
O movimento Planeta Sustentável faz parte de um projeto que pretende amenizar nosso impacto sobre o ambiente. Esse projeto sugere algumas mudanças nos nossos hábitos que visam reduzir o consumo de três recursos imprescindíveis e limitados: Água, Energia Elétrica e Combustíveis.
Água - Ela cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do mundo. Se em apenas cinco minutos você escovar os dentes com a torneira aberta, 12 litros de água potável serão desperdiçados.
Energia Elétrica - O consumo cada vez maior requer a construção de mais usinas hidrelétricas e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas. Acredite: o simples gesto de desligar as luzes dos ambientes quando estiverem vazios pode ajudar a evitar mais hidrelétricas.

Combustíveis -  A queima dos combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina, é a maior responsável pela emissão de gases do aquecimento global. Segundo o urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, "nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o CO2 jogado na atmosfera". Pense nisso antes de entrar no carro só para ir à padaria na esquina.

As dicas e informações que você vai ler aqui podem ser aplicadas no dia-a-dia, agora mesmo, em sua própria casa, no trabalho, circulando pelas ruas e em sua vida pessoal. Um bom começo é praticar os "três erres": reduzir, reutilizar e reciclar.
Dica 1- Na hora de comprar um carro, faça um cálculo simples de qual o tamanho ideal para suas necessidades. Veiculos maiores consomem e poluem mais. Modelos do tipo flex fuel estão mais adequados às normas de proteção ao meio amiente. Lembre-se: prefira abastecer com etanol.
Dica 2- Compartilhe seu carro. "Pratique a carona solidária e diminua a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente." recomenda o ambientalista Fábio Feldmann. Você ainda vai se tornar o cara mais simpático da cidade.

Dica 3- Tem atitude mais grosseira que atirar lata ou outros dejetos  pela janela do carro? O castigo para essa gafe é garantido: os resíduos despejados na rua são arrastados pela chuva, entopem bueiros, chegam aos rios e represas, causam enchentes e prejudicam a qualidade da água que consumimos.


Dica 4- Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by são mais uma invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor de sua conta de luz vai cair bastante.
Dica 5- Uma idéia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço da energia elétrica.
Dica 6 - Na hora de comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes. É possivel reconhecê-los pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: isso não custa nada.
Dica 7- Pendure as roupas no varal em vez de usar a secadora. Recorra a ela apenas em casos mais urgentes. E aquele truque de colocar panos e roupas para secar atrás da geladeira deve ser abolido, pois consome energia extra.
Dica 8 - Não há nada mais fora de moda que usar a mangueira de água para varrer a calçada. Em 15 minutos, 280 litros de água escorrem para o ralo inutilmente. Espante a preguiça, pegue a vassoura, junte a sujeira, recolha com a pá e só depois enxagüe o chão.


Dica 9- O que há de errado em tomar água da torneira? Saiba que ela é bem tratada antes de chegar a sua casa. Então instale um purificador na torneira e esqueça os incômodos garrafões. O consumo de água engarrafada envolve o transporte em veículos a diesel. É preciso dizer mais?


Dica 10 - Um dos grandes problemas da poluição de mananciais vem do hábito de jogar o óleo usado em fritura no encanamento. "Um litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água". Não provoque esse impacto. Armazene o óleo em garrafas para doá-lo a instituições que fazem biodiesel e sabão com ele", informa Hélio Mattar, diretor do Instituto Akatu.

Dica 11 - Ao fazer compras, leve a sua própria sacola, de preferência as de pano resistente. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.
Dica 12 - Esqueça-se do elevador e use mais a escada se tiver de subir ou descer um ou dois andares. Afinal, além de economia de energia elétrica, tanto esforço pode resultar em um corpinho mais saudável.

Dica 13 - Pare e pense bem antes de descartar todos aqueles objetos que já não interessam mais a você. Que tal doá-los a alguma entidade assistencial? Pode ter certeza: esse material que está apenas ocupando espaço em sua casa certamente será útil para muita gente.
Dica 14 - Plante uma árvore. Ela pode absorver até 1 tonelada de CO2 durante sua vida e é bom abrigo para as aves.

Dica 15 - Separe o lixo orgânico, que serve perfeitamente como adubo, do lixo seco, que pode ser reciclado, evitando assim a poluição.
Acompanhe a seguir o que pode e o que não pode ser reciclado.
Pode
Não pode
Garrafa e pote de vidroVidro refratário de panela e travessa para microondas
Garrafa PETEspelho
Sacola de plásticoLenço de papel, papel higiênico, absorvente e fralda descartável
Papel e papelãoLouça
Filme plástico de embalagemBarbeador descartável
Lata de aço, incluindo a de aerosolPapel carbono
Lata de alumínioEsponja de aço
IsoporEtiqueta adesiva
Tampa de aço de pote e de garrafaClipe e grampo
Papel-alumínio e embalagem de marmitexCabo de panela
Embalagem longa-vidaTomada
Lâmpada incandescente e fluorescente


Fonte:www.sobiologia.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

VALEU, LC, BLOG , TAMBEM SERVE PARA DAR DICAS DE COMO VIVERRMOS MELHOR. VALE TAMBEM PARA CRITCIAR, MAS VALE TAMBEM PARA MOSTAR O LADO POSITIVO DAS COISAS, PORQUE SE NAO FOR ASSIM , DAR A IMPRESSAO DE QUE ESTAR SERVINDO SO PARA O INTERESSE DE ALGUEM.