RSS

Frutas: Conhecendo as vitaminas e calorias de cada uma delas

Frutas
Parte polposa que rodeia a semente de plantas. Possui aroma característico, é rica em suco, podendo ser consumida crua e geralmente possui sabor doce.
São fontes de vitaminas, minerais, carboidratos (glicose, frutose, sacarose, amido) e fibras. Contêm baixos valores de proteínas e gorduras. Dentre as vitaminas, são encontrados principalmente a vitamina C e o caroteno e, dentre os minerais, os principais é o potássio e ferro.
A fruta própria para o consumo deve ser fresca, ter atingido o grau máximo de qualidade em relação ao tamanho, cor e sabor próprios da espécie e variedade e estar isenta de umidade externa anormal, aroma e sabor atípicos.
As frutas podem ser classificadas como:
Extra: Alta qualidade, sem defeitos e madura. Com tamanho, cor e forma uniformes. Não são permitidas manchas e defeitos na casca.
De primeira: Boa qualidade sem defeitos sérios, apresentando tamanho, cor e forma uniformes. No máximo são tolerados pequenos defeitos. Deve estar madura, podendo apresentar pequenas manchas na casca, desde que não prejudiquem sua aparência geral. Polpa deve estar intacta.
De segunda: Boa qualidade, podendo apresentar ligeiros defeitos na cor e forma, os quais não devem prejudicar a aparência da fruta. A casca não pode estar danificada, porem pequenos defeitos ou manchas são tolerados. A polpa deve estar intacta.
De terceira: Para fins industriais, é constituída por frutas que não foram incluídas nas classes interiores, mas preservam suas características. Não é exigida a uniformidade de tamanho, cor. São aceitas frutas com rachaduras, defeitos e manchas na casca.
As frutas podem ser consumidas em diferentes formas:
  • In natura: Frutas frescas, são consumidas em seu estado natural.
  • Em calda: Colocadas em caçarolas fundas tampadas, com camadas de açúcar em fogo brando, as frutas sumarentas liberam água, o perfume e o sabor do seu interior, proporcionando uma calda incorporada, praticamente obtida só com o seu suco, fazendo com que a camada mais externa se torne mais firme e com isso mantenha sua forma original. O colorido é acentuado pelo o açúcar e especiarias podem ser adicionadas.
  • Compota: A diferença no preparo é que a fruta é colocada em uma calda rala fervente para cozinhar, fazendo com que o produto final não seja tão doce, nem a calda tão encorpada, as especiarias nunca são acrescidas. Pelo ser sabor mais suave, podem ser servidas em pratos salgados.
  • Glaçadas: Nem todas as frutas podem ter este tipo de apresentação, algumas até precisam ser fatiadas para submeter-se a esse processo. Outras pelo seu exterior frágil liberam suco, ficando um produto melado.
  • Carameladas: A fruta se torna brilhosa e é mais sensível a umidade.
  • Cristalizadas: Depois de passarem pelo processo em calda, a fruta é passada por açúcar cristal e colocada para escorrer em peneira de taquara, em local fresco e seco. Dependendo do grau de cristalização desejado, a fruta pode voltar ao fogo (em calda) para ferver mais um pouco e repetir a operação tantas vezes quantas se fizerem necessárias.
Abacate
Originário do México e América Central. Apresenta na polpa 5 a 35% de óleo. Fonte de folato, vitamina A, C, potássio, magnésio e ferro. É a fruta que mais apresenta proteínas em sua composição.


Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Abacate
162
1,80
6,40
16

Abacaxi
Originário do Brasil e Paraguai. É uma planta da família das bromélias. Do abacaxi é possível extrair a bromelina, enzima proteolítica utilizada para amaciar carnes. Rica fonte de vitamina C, B6, folato, tiamina, ferro e magnésio.

Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Abacaxi
52
0,40
13,70
0,20

Acerola
Originária das Antilhas é uma fruta parecida com a cereja européia. Apresenta sabor ácido e levemente doce. Muito utilizada em sucos e sorvetes, devido ao seu agradável sabor e elevado teor de vitamina C.


Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Acerola
75
0,30
13,55
0,20

Açaí
Originário da Região Norte do Brasil. É um fruto pequeno, arredondado e de coloração quase negra. possui pouca polpa, sabor agridoce e aroma intenso. É empregado preparo de bebidas, sobremesas, vitaminas e sorvetes. É fonte de vitamina A, cálcio, fósforo e ferro. Os glicídios representam 36,5% de sua composição e os lipídios outros 12%.
Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Açaí
247
3,80
36,60
12,20

Ameixa
Origem européia e japonesa. De sabor agradável, é consumida in natura ou em produtos industrializados como suco, geléias, licores, doces, licores, sorvetes e iogurtes. É uma boa fonte de vitamina C, potássio, riboflavina e outras vitaminas do complexo B.

Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Ameixa
54
0
13,50
0

Amora-preta
As amoreiras são nativas do Brasil. Seus frutos podem ser consumidos in natura ou sob forma de sucos, geléias, licores, doces, sorvetes e iogurtes.


Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Amora
61
1,20
12,60
0,60

Banana
Originária do sudeste asiático. É fonte de potássio, vitamina B6, C e folato. Existem diversas variedades de banana, as principais são:
Banana nanica: Casca fina e amarelo-esverdeada, polpa doce, macia e de aroma agradável. Normalmente é consumida crua e madura, quando verde tem sabor adstringente.
Banana prata: Casca amarelo-esverdeada, polpa menos doce que a nanica, mas também saborosa, de boa consistência, pode ser consumida frita ou in natura.
Banana maçã: Tamanho variado. É ligeiramente curva, casca fina, amarelo-clara e polpa branca. Sabor suave e adocicado.
Banana ouro: É a menor das bananas, mede no máximo 10cm. Tem forma cilíndrica, casca fina, cor amarelo ouro, polpa doce. Consumida crua.
Banana da terra: Maior das bananas, podendo medir 30cm de comprimento. É achatada dos lados, tem casca amarelo-escura e polpa consistente. Pode ser consumida frita ou cozida.
Banana São Tomé: Pode ter casca roxa ou amarela, com polpa amarela e cheiro muito forte. É consumida cozida, frita ou assada.
Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Banana
89
1,30
22,80
0,30

Cacau
Originário da região equatorial da Amazônia, de onde foi levado às demais regiões úmidas do mundo. Utilizado principalmente para a fabricação do chocolate. O conteúdo em gordura do cacau, varia entre 10 e 24%. Apresenta proteínas em níveis pequenos e variáveis. Possui alta proporção de fibra dietética, até 30%. Contem vitamina E, potássio e sódio.

Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Cacau
365,1
21
18
23,24

Cajá
Originária da África, e distribuída no Nordeste do Brasil. É uma fruta carnosa, de casca fina e lisa, polpa comestível alaranjada, mole e com sabor agridoce. Quando madura, é empregada no preparo de sorvete, licor e aguardente.


Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Cajá
88,6
2,12
19,40
0,40


Caju
É um pseudofruto, pois a fruta é a castanha. Quando maduro é suculento, saboroso, perfumado e apreciado ao natural e processado. É encontrado nas cores amarelo, vermelho ou combinando ambas. Apresenta diversas formas: alongado, redondo, oval ou piriforme. É ácido, doce, tenros ou fibrosos. Fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3),
C, cálcio, ferro e fósforo.
Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Caju
36,5
0,80
8,40
0,20


Caqui
Originário da China e adapta-se bem em clima subtropical e temperado. A cor do caqui varia de amarelo-esverdeado a vermelho-alaranjado. Quando maduro, possui polpa macia e saborosa, variando a coloração, de amarela a achocolatada. O caqui normal é consumido in natura ou em passa e doce.

Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Caqui
62,1
0,50
14,56
0,22


Carambola
Originária da Ásia Tropical. O fruto é uma baga longa e oval de cor amarelo claro, com gomos salientes e sabor ácido. Pode ser consumida crua ou na forma de doces, geléias, sorvetes e sucos.

Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Carambola
29
0,50
7,50
0,10

Coco
Originário da Ásia e encontrado em todo litoral brasileiro. Quando maduro, a casca torna-se mais dura e adquire coloração marrom escura, a polpa fica firme e mais espessa e a quantidade de água diminui. Quando verde, possui casca consistente e fibrosa, polpa pouco espessa e grande quantidade de água.  A polpa possui grande quantidade de gordura, geralmente é utilizada fresca ou desidratada, como ingrediente de diversas preparações. A partir da polpa, também são extraídos o leite o óleo de coco.
Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Coco
619,2
9,70
16,42
57,20

Damasco
Fruta pequena e arredondada, de coloração amarela, ligeiramente rosada ou alaranjada. De polpa suculenta e sabor ácido, o damasco fresco pode ser consumido in natura ou usado na preparação de musses, cremes, geléias. O damasco seco é usado como ingrediente de cremes, recheios e sorvetes. Em calda, é consumido puro ou em preparações como pavês, bolos e tortas. Rico em fibras, vitamina A e C.
Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Damasco
54,1
1
12,30
0,10

Figo
Originária do Oriente Médio. Possui sabor doce e agradável. Pode ser consumido in natura ou industrializado, na forma de passa, figada, geléia, compota e cristalizado. Rico em fibras, cálcio e potássio.



Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Figo
43,9
1,70
8,60
0,30

Goiaba
Originária da América Tropical, principalmente do Brasil. Pode ser amarela, branca ou vermelha. A casca da goiaba madura é sempre amarelada, sua polpa abriga muitas sementes duras e pequenas. Possui elevado teor de vitamina C, é rica em açúcares e ferro. Normalmente é consumida in natura em salada de frutas, sucos e vitaminas ou industrializada como compota, geléia, goiabada, em pasta, em calda, xarope, iogurte, gelatina, sorvete e bala. Fonte de vitamina A, C, complexo B (B1), cálcio, ferro e potássio.
Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Goiaba
57,4
1,09
12,01
0,56

Guaraná
Quando maduro, o fruto apresenta coloração alaranjada e abre-se parcialmente, expondo suas sementes. Estas, quando secas, são utilizadas para a fabricação de refrigerantes, xaropes ou sucos.


Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Guaraná
68,4
9,35
1,75
2,68

Jaca
Originária da Índia. Pode ser consumida in natura, como doce e licor, suas sementes também são consumidas cozidas ou assadas. Além disso, a jaca é utilizada na alimentação de animais. Rica em fibras, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do Complexo B, principalmente a vitamina B2 (Riboflavina) e vitamina B5 (Niacina).
        

Alimento
Calorias(100g)
Proteínas(g)
Carboidratos(g)
Gorduras(g)
Jaca
52
2,20
10
0,30

Fonte: www.sonutricao.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: