RSS

[Importante!] O blog inicia hoje o Curso de Leitura Dinâmica, Técnicas de Estudo, Concentração e Memorização

PARTE I – LEITURA DINÂMICA

   Desde os séculos passados, estudiosos vêm desenvolvendo técnicas de leitura dinâmica. Um dos primeiros a desenvolver e estudar essas técnicas foi o francês Lui Emily Javai, no final do século XIX. Seu método posteriormente seria aperfeiçoado pela professora norte-americana Evelin Wood, já na década de 60, nos Estados Unidos. No Brasil, as técnicas de dinamizar a leitura começaram a ser estudadas em 1969. Ler dinamicamente é acelerar o processo de leitura. A partir de agora, vamos iniciar as lições para que você possa aprender o método, entretanto, voltamos a enfatizar: siga corretamente as instruções, treine e habitue-se ao processo para que assim você possa desenvolver a habilidade.

BLOCO I – COMO SE MOTIVAR PARA UMA MELHOR LEITURA?


Primeira Lição

   Para melhorar seu processo de leitura e seu aprendizado, você deve decidir: "Eu quero aprender mais".

Explicação

   Alcançar bons resultados com os estudos e poder desfrutar de uma memória mais eficaz e ativa são habilidades que todos podemos desenvolver. Pare e pense um pouco. É isso que você realmente deseja? Pense e mentalize sua resposta por cerca de uns 30 segundos. Estudar mais e poder assimilar melhor o material estudado é importante pra você? Temos certeza que sua resposta é positiva, pois para conseguir atingir mais facilmente os seus objetivos pessoais e profissionais, estudar é uma arma poderosa.

Exercício

   Mentalize então sua resposta como objetivo pessoal a partir de agora e repita antes de iniciar qualquer leitura e antes de iniciar as próximas lições. 

Segunda Lição

   Para aprender mais é preciso ter interesse na leitura.
Explicação


   Para realizar bem uma determinada atividade de aprendizagem é preciso, acima de tudo, demonstrar incessante interesse pelo que se está lendo, pelo que se está estudando, pela matéria pela a qual se está trabalhando. Numa aula de matemática, por exemplo, quando o assunto é equações, seu professor deve passar uma verdadeira bateria de exercícios, a fim de que você possa absorver automaticamente a matéria. Caso  você não faça esses exercícios, dificilmente conseguirá assimilar e   ter respostas rápidas ao exercícios. A sua força de vontade e o seu interesse, ditam as regras de um bom aprendizado. Você precisa demonstrar interesse pelo que está fazendo. Lembre-se da primeira lição: "Querer é poder". Se você quiser ter interesse, assim o terá.

Exercício

   Antes de iniciar a próxima lição, mentalize a seguinte frase por uns 30 segundos, repetindo o exercício antes iniciar qualquer leitura. "O ESTUDO É IMPORTANTE PARA MIM E EU QUERO APRENDER".

Terceira Lição

   Para gostar de estudar é preciso não fazê-lo apenas por obrigação. Repita mentalmente a frase: "NÃO ESTUDO APENAS POR OBRIGAÇÃO".

Explicação

   Normalmente quando estudamos com o sentimento de obrigação a ser cumprida, pouco proveito tiramos das leituras e dos trabalhos que realizamos. Contar as páginas ou as linhas que faltam, não contribui para assimilar a informação, pelo contrário, quando nos preocupamos mais em alcançar o fim do texto do que entendê-lo, estamos jogando contra a nossa memória. Se você não considera as informações importantes, como poderá guardá-las na lembrança?

Exercício

   Você deve apagar o sentimento de obrigação, trocando-o pelo de curiosidade. Mentalize e repita a frase: "NÃO ESTUDO POR OBRIGAÇÃO, TENHO INTERESSE EM ESTUDAR".
   Observação: As próximas lições vão indicar procedimentos básicos para que você possa absorver melhor todo o material lido. Se preferir, faça uma pausa e retome mentalmente e frase: "O ESTUDO É IMPORTANTE PARA MIM E EU QUERO APRENDER".

BLOCO II – AS CONDIÇÕES PARA UMA MELHOR LEITURA
   Ao planejar rotinas de atividade de estudos, muitos esquecem de detalhes fundamentais, que acabam por prejudicar todo o processo de aprendizado. Vamos relacioná-los na lição a seguir.

Quarta Lição

Para um melhor aprendizado, você deve:
1º Cuidar muito bem da sua saúde e ter uma alimentação balanceada. Este é um detalhe importante não só para a reposição das energias diárias, como para todas as suas atividades em geral. Visão e audição deficientes e não cuidadas, bem como narinas obstruídas, por exemplo, servem apenas para desmotivar uma leitura.
2º Procurar dormir o suficiente, para não dormir sobre os livros. Se o seu estado físico mental não permitir, você não conseguirá absorver a matéria.
3º Preparar um ambiente de estudo adequado. O seu espaço para estudo deve ser bem organizado, com tudo a mão para evitar distração. Na verdade, memória fraca e distração andam de mãos dadas. Além disso, adote postura de estudo, com cadeira e mesas adequadas à sua altura, de modo a cansar menos. O ambiente também deve ser bem iluminado, bem arejado e livre de ruídos.
Observação: Considere som alto e televisão como ruídos, pois estes são grandes tiradores de concentração.
4º Organizar-se. Lugar certo, na hora certa, no ambiente certo e com o material certo. Não levante toda hora para pegar o dicionário, buscar mais um livro, pegar outra apostila, achar o lápis, a borracha e a caneta. Sua mente, ao retomar o que estava lendo, na maioria das vezes não apresentará o mesmo interesse anterior.
5º Criar o hábito de estudar. Como qualquer outra habilidade, inicialmente poderá ser difícil adaptar-se. Logo você irá adquirindo gosto e a tarefa se tornará automática. Assuma este compromisso e policie-se.

Exercício

   Vamos tomar as condições mínimas para um aprendizado e uma leitura mais eficiente, mentalizando todos os itens:
1º Cuidar muito bem da sua saúde e ter uma alimentação muito bem balanceada;
2º Procurar dormir o suficiente para não dormir sobre os livros;
3º Preparar um ambiente de estudo adequado;
4º Organizar-se;
5º Criar o hábito de estudar.

Quinta Lição

Reorganize a sua rotina diária.

Explicação

   Você deve estar se perguntando: "Quanto tempo devo estudar?" Ou ainda: "Quando devo estudar tal matéria?". É fundamental saber distribuir o tempo disponível para que o seu rendimento possa crescer gradativamente. Observe algumas dicas:
  1. Seja firme na hora de decidir por estudar, mas estude de acordo com o seu ritmo e nada de deixar para depois ou "só mais uns minutinhos e eu começo";
  2. Faça um controle do seu tempo. Divida o seu tempo de estudo por grau de dificuldade, deixando maior espaço para as matérias que você considera mais complicadas. Estude realmente para saber. Ao estabelecer seu plano de estudos, passe a estudar nos horários certos, policie-se para não deixar nada pra depois.
Exercício

   Vamos montar juntos um plano de estudos.
  1. Faça você mesmo uma tabela com seus horários da semana. Horário que você acorda, tempo para almoço, o tempo para fazer as matérias escolares etc. Por exemplo: "Segunda-feira levanto às 6h, vou à escola às 7h e faço o curso de inglês das 4h às 6h da tarde".
  2. Relacione então de acordo com os dias da semana, os possíveis horários para estudo. Por exemplo: "Na Segunda e na Terça começando a 5h da tarde até às 7h da noite. E na Quarta e na Quinta das 3h da tarde até às 5h" e assim até o final de semana.
  3. Distribua os horários com as matérias referentes a cada dia. Pode ser Biologia e Matemática na Segunda, Física e Química na Terça etc. Procure estudar um dia antes das aulas, assim você assimilará melhor a matéria, junto com a explicação do professor.
  4. Este é o item mais importante. Siga rigorosamente a partir de agora o seu programa de estudos. Lembre-se novamente. É PRECISO SE DEDICAR PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS. Somente inicie as próximas lições após montar seu plano de estudos.


    Fonte: www.soportugues.com.br

    Nota do Blog: Não perca as próximas postagens com mais lições e mais dicas para você aprender as técnicas para uma boa e proveitosa leitura.
    Prof. L.C.Sax


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: