RSS

Geografia: Conheça alguns estados do Nordeste

Ceará


Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Terra do sol, do amor, terra da luz...[+]
Capital
Fortaleza
Área Total 
146.348,3 km²
Sigla
CE
Região
Nordeste
População
8.097.276 (2005)

O Ceará está localizado na região nordeste, tendo como limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, o Rio Grande do Norte e a Paraíba a leste, Pernambuco a sul e o Piauí a oeste. É um estado que possui grandes potencialidades turísticas, atendendo aos mais diversos tipos de turismo, como o cultural, religioso, rural, de aventura e ecoturismo. Além disso, destaca-se na economia cearense a pecuária (bovinos, suínos, caprinos, eqüinos, aves, asininos, carcinocultura e ovinos).

Na Agricultura, destaca-se o cultivo de feijão, milho, arroz, algodão, castanha de caju, cana-de-açúcar, mandioca, mamona, tomate, banana, laranja, entre outros.

No Ceará lozaliza-se o Distrito Industrial de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, que é um importante complexo industrial do estado. A indústia cearense atua nas áreas de vestuário, alimentícia, metalúrgica, têxtil, química e calçadista.

Outro ponto forte da economia é a mineração (petróleo, gás natural, ferro, água mineral, calcário, argila, magnésio, granito etc), sendo que no município de Santa Quitéria existe a maior reserva de urânio do Brasil.


Alagoas


Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Alagoas, Estrela radiosa...[+]
Capital
Maceió
Área Total 
27.767,661 km²
Sigla
AL
Região
Nordeste
População
3.015.912 hab (2005)

Composto por 102 municípios, Alagoas situa-se a leste da região Nordeste, tendo como limites Pernambuco a norte e noroeste, Sergipe ao sul, Bahia ao sudoeste e oceano Atlântico a leste. Atualmente, a atividade econômica que mais cresce no estado é o turismo, sendo a capital Maceió uma das mais visitadas da região nordeste. Outras atividades que desempenham papel importante na economia de Alagoas são:

  • Agricultura: cultivo de produtos como o abacaxi, o côco, a cana-de-açúcar, o feijão, o fumo, a mandioca, o arroz e o milho.
  • Pecuária: criações de eqüinos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.
  • Extrativismo: reservas minerais de sal-gema, gás natural, além do petróleo.
  • Indústria: produção de açúcar e álcool, de cimento e processamento de alimentos.

Por muito tempo, a agropecuária foi a principal atividade da economia alagoana, porém hoje representa apenas 10,3% da mesma. Essa redução ocorreu porque o governo na década de 1960 passou a diversificar os investimentos, aplicando na exploração do sal-gema e na produção de petróleo.

Bahia


Bandeira
Brasão
Mapa
Hino
Nasce o sol a 2 de julho...[+]
Capital
Salvador
Área Total 
564.692 km²
Sigla
BA
Região
Nordeste
População
13.950.146 hab (2005)

A Bahia é o estado mais populoso da região Nordeste. Situa-se ao sul dessa região e faz divisa com oito estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Piauí ao norte, Minas Gerais e Espírito Santo ao sul, Goiás e Tocantins a Oeste. Ao leste, faz divisa com o Oceano Atlântico. Logo, a Bahia é o estado que mais faz divisa com outras unidades da federação.

Possui uma importante indústria petroquímica e tem a mais extensa faixa litorânea do Brasil, além da maior concentração de números relativos de negros e mulatos do Brasil. Tem grande influência da cultura africana: a música, culinária, religião e o modo de vida de sua população apresentam grande contribuição dos escravos africanos.

Na economia, a Bahia é o sexto estado brasileiro em riqueza, realizando mais da metade das exportações do Nordeste. A economia do estado baseia-se na indústria (química, petroquímica, informática e automobilística), agropecuária (mandioca, feijão, cacau e coco), mineração, turismo e nos serviços. Em Camaçari, próximo a Salvador, localiza-se um importante Pólo petroquímico e um complexo industrial da Ford Motor Company

Fonte: www.sogeografia.com.br



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: