RSS

...Mais fotos da visita ao Lajedo de Soledade.








Mais fotos virão, aguarde!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Jornalista André Alexandre disse...

Nobre colega LC, parabéns por realizar essa aulade campo com seus alunos. LC eu sou estudante Universitário do Curso de Geografia do CAMEAM, sei o quanto é importante as aulas de campo:O estudo da Geografia é bem antigo assim como também é o conceito que ela recebe de disciplina enfadonha e sem nexo. O trabalho de campo surge para acabar com esse pensamento, uma vez que ele comprova que todos aqueles conceitos cansativos e expostos de maneira enciclopédica a respeito da Geografia, na verdade esconde uma grande teia constituída de informações que se inter-relacionam, de maneira que uma depende diretamente da outra para existir.

O trabalho de campo utiliza a metodologia do empirismo para obter seus resultados, e é a partir da observação que se percebe a principal contribuição do trabalho de campo no estudo da Geografia: a consciência de que tudo é formado a partir da relação de interdependência entre os organismos.

Desta forma a Geografia deixa de ser vista como uma disciplina inútil, que se preocupa somente em descrever as formas do relevo, os nomes de rios e etc, e sim como uma forma de se entender as influências que o relevo de certa região tem sobre uma determinada sociedade ou a importância de determinado curso d’água para uma população.
O trabalho de campo nos faz reviver ou refazer os passos dos geógrafos de séculos atrás, buscando novos fatores que desenvolvam novas ou questionem antigas opiniões.
Portanto, o trabalho de campo, além de facilitar a visualização e assimilação de conceitos expostos de forma didática, nós remove a idéia de que o seu estudo é de suma importância para o entendimento de vários fatores sociais.