RSS

Análise morfossintática: Encontrando o Adjetivo



Se quiséssemos descobrir quantos adjetivos encontram-se neste enunciado, deveríamos proceder morfossintaticamente da seguinte maneira:

1º) Na língua portuguesa, as palavras pertencentes à classe do adjetivo são variáveis em gênero e/ ou número;

2º) Deixam-se articular (ou modificar) por outras que sejam advérbios;

3º) Apenas as palavras que são adjetivos aceitam o sufixo "-mente", dando origem, dessa forma, a um advérbio nominal

Embora pareça um sistema complexo, vejamos na prática seu funcionamento.

Pelo critério mórfico, somente a palavra "fria", do enunciado acima, aceitaria o sufixo "-mente", formando um advérbio nominal. Além, é claro, do já expresso advérbio nominal "intensamente". Se atentarmos para formação desse advérbio, veremos que, primitivamente, ele é um adjetivo: intenso. Isso só reforça e ilustra, ainda mais, o terceiro item de nossa explicação, que afirma ser o adjetivo a única palavra que aceita o sufixo "-mente", formando, assim, um advérbio nominal.

Da mesma forma, apenas as palavras "fria" e "intensamente" deixam-se articular (ou modificar) por outras que sejam advérbios intensificadores, como, por exemplo, "tão", "muito" e "bem", dependendo do contexto.


Alguns poderão se perguntar: mas se tanto o advérbio quanto o adjetivo deixam-se articular por "tão", "muito" ou "bem", como poderei estabelecer um critério rigoroso para encontrar acertadamente o adjetivo, sem confundi-lo com o advérbio? Simples. Acionamos aqui o primeiro item de nossa explicação: as palavras pertencentes à classe do adjetivo são variáveis em gênero e número. Aplicando-o ao exemplo: 


Como podemos observar, jamais um falante de nossa língua falaria assim: "intensamentes". Pela simples e única razão de ser o advérbio palavra invariável na língua portuguesa. Por isso a colocamos precedida por um asterisco, pois ela representa uma construção não autorizada pela gramática constitutiva, internalizada, da língua e, portanto, considerada "agramatical". 

Ao passo que "frias" soa bem aos ouvidos dos falantes, pelo fato de ser uma construção normal, autorizada pela gramática constitutiva da língua portuguesa. Sendo assim, observa-se que "frias" é variável em gênero e/ ou número, justamente a característica fundamental que a diferencia do advérbio. Enfim, de acordo com todos estes critérios, somente a palavra "fria", do enunciado que nos serve como exemplo, é um adjetivo. 

Recapitulando, teríamos então: será adjetivo toda palavra que é variável em gênero e/ ou número, e que se deixar anteceder por "tão", "muito" ou "bem", a depender do contexto.

Referência bibliográfica

SAUTCHUK, Inez. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo)sintática. Barueri, SP: Manole, 2004.
*Jorge Viana de Moraes é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação na área de Letras. Atualmente, mestrando em Língua Portuguesa e Filologia pela Universidade de São Paulo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: