RSS

Esses são fortes: Conheça a variedade de abacaxi resistente à fusariose


Do Globo rural
O abacaxi tem uma casca tão áspera que no Brasil, a expressão "descascar um abacaxi", como também a palavra abacaxi, sozinha, são sinônimos de dificuldade.
Mas, vencida a casca, lá dentro, encontramos uma das mais saborosas frutas do mundo. Sendo tão gostosa, e ainda por cima brasileira, é claro que o cultivo teve tudo para prosperar entre nós. Paraíba, Pará e Minas Gerais são os principais estados produtores. Mas tem um pequeno intervalo de safra que está sendo aproveitado por agricultores do Tocantins com uma fruta de ótima qualidade. Já em Ipeúna, São Paulo, o Globo Rural apresenta uma novidade: a variedade IAC Fantástico, que além de doce é resistente à principal doença da cultura, a fusariose.
Criado em 1988, a partir da divisão de Goiás, o Tocantins é um estado ainda jovem. Sua agricultura vive hoje uma etapa de modernização e busca de novos caminhos.
Uma das culturas que tiveram um bom desenvolvimento por lá nos últimos anos foi a do abacaxi. A colheita da fruta no estado vai até o final do mês de abril.
Mapa Tocantins (Foto: Arte/G1)Mapa Tocantins (Foto: Arte/G1)
Miracema do Tocantins fica na margem esquerda do Rio Tocantins em plena região amazônica, a 70 quilômetros de Palmas, capital do estado.
Na década de 80, agricultores de várias regiões do país foram para lá atraídos pela qualidade e o preço baixo da terra.
Hoje, Miracema tem 20 mil habitantes. É sede de um importante pólo agrícola que engloba outros 10 municípios vizinhos.
Um deles é Miranorte, onde os agricultores resolveram homenagear o abacaxi com uma escultura gigante exibida na avenida principal. O motivo é a importância que a fruta tem para toda a região.
A cultura emprega mais de cinco mil trabalhadores fixos, mas o número dobra de janeiro a abril, época de colheita. Este ano, a produção do Tocantins deve chegar a 50 milhões de frutos da variedade pérola, a mais cultivada.
A maior dor de cabeça dos produtores é a fusariose, doença provocada por um fungo que ataca as raízes e mata a planta. Ela é difícil de ser identificada e pode vir junto com mudas infectadas e se espalhar facilmente com o vento e com a água da chuva. O fungo atinge também os frutos, o sintoma é uma goma que se forma junto ao talo.
O grande problema é que não existe fungicida eficiente para combater o problema, mas para mostrar alternativa de solução, o Globo Rural visitou o Instituto Agronômico de Campinas em São Paulo.
Há 12 anos o engenheiro agrônomo Ademar Espironello pesquisa uma variedade resistente à fusariose. O resultado é uma planta que ele deu o nome de IAC Fantástico. Ela surgiu a partir do cruzamento da variedade havaí com a variedade tapiracanga uma variedade brasileira, que não é cultivada comercialmente.
O IAC Fantástico já passou por todos os testes e não contraiu a fusariose. Veja outras características da fruta e confira o vídeo com a reportagem completa do repórter Ivaci Matias.
Abacaxi Fantástico (Foto: Arte/G1)Abacaxi Fantástico (Foto: Arte/G1)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

nostodoslemos disse...

Prof. L.C. Sax,

Maravilhoso o novo visual do blog!

Bom domingo!

Unknown disse...

Obrigado pelo elogio ao meu humilde espaço.
Obrigado também pela visita.

Redação Sertão Mix disse...

AMIGO L.C, DESCULPE POR NÃO TER COLOCADO O LINK DO BLOG, NÓS JÁ TÍNHAMOS COLOCADO ANTES, MAIS É QUE TIVEMOS UM PROBLEMA COM O TEMPLATE DO BLOG E OS LINKS TODOS SE APAGARAM, INCLUSIVE TEM MUITOS OUTROS QUE AINDA FALTA COLOCAR.
JÁ COLOCAMOS O SEU LINK NA NOSSA PÁGINA E COM CERTEZA É UM PRAZER TÊ-LO COMO PARCEIRO MEU AMIGO.
DESDE JÁ PARABÉNS PELO VISUAL DO BLOG, POIS ESTÁ MUITO BONITO.
UM ABRAÇO.
VALEU!!!