RSS

Mitos e verdades sobre a Gripe

gripe
Existem diversos mitos e verdades quando o assunto é gripe. Saber o que  realmente  favorece o  aparecimento dessa doença é uma boa forma de tomar medidas preventivas para estar com o organismo sempre protegido contra ela.

O vírus da gripe  é da  família Orthomyxoviridae. O  termo  é de origem grega: Orthos significa "posicionado na vertical" e myxo quer dizer "muco". Na década de 60, atribuiu-se este nome ao vírus devido à sua capacidade de ligação ao muco. 

Esta família inclui os infl uenza dos tipos A, B e C. A doença  ataca o  sistema  respiratório,  causando nos  adultos mal-estar,  febre  alta, dores musculares, articulares e de cabeça,  tosse seca, coriza e espirros. Algumas pessoas podem apresentar quadros de inflamação nos olhos.    Já nas  crianças, que  são mais  sujeitas  a  contraí-la devido  à  imunidade, os  sintomas vão de  febre, náuseas  e vômitos  a laringite, entre outros males. 

Caminhar descalço, ingerir bebidas geladas,  tomar banho  frio  e  sair  ao vento não causam gripe. Isso é mito. Contudo,  as mudanças bruscas de temperatura, a má alimentação e até mesmo o  estresse podem  contribuir para o aparecimento da doença. Se uma pessoa gripada  fala,  tosse ou  espirra,  ela  libera o vírus no  ar, podendo  contaminar os demais que estão por perto. O infl uenza entra pelo nariz e pela boca, e infecciona o trato respiratório. Depois disso, no período entre um  e  cinco dias  em média, os sintomas começam a se manifestar.Saber diferenciar  a gripe do  resfriado  também é  importante. Apesar dessas duas doenças serem causadas por vírus, há distinções marcantes. A gripe  ataca de uma hora para outra, derruba o paciente e costuma aparecer nos períodos mais frios do ano, preferencialmente no inverno. Enquanto o resfriado chega de “mansinho”, causa um  leve mal-estar  e  circula  entre  a população o ano inteiro. drcarlos_samp
Ingerir verduras, legumes e frutas frescas ricas em vitamina C e, principalmente, fazer uma boa hidratação do organismo são alternativas para escapar da gripe.

Evitar ambiente fechado e aglomeração também é recomendável. Além disso,  as pessoas  com deficiência imunológica  e os  idosos devem  se vacinar anualmente. Por  ser uma doença  contagiosa, é  importante  frisar que qualquer pessoa que  conviva de  forma mais íntima com o gripado precisa estar atenta,  também, à higienização dos ambientes  e dos utensílios usados pelo doente.



Mitos e verdades:
O que não causa a gripe:
> Friagem
> Andar descalço
> Tomar banho frio e sair ao vento
> Lavar o cabelo à noite
> Tomar sorvete e bebidas geladas

Verdades sobre a gripe

> É uma doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus
> Se não for tratada corretamente, pode levar à bronquite e à pneumonia
> Os idosos, doentes crônicos e as crianças costumam ter uma recuperação mais lenta
> Sucos de laranja, limão, acerola e outras frutas ricas em vitamina C ajudam a melhorar
o sistema imunológico e, conseqüentemente, colaboram com a prevenção
> A vacinação contribui para a diminuição da probabilidade de contagio
> Fazer uma boa assepsia das mãos, após lidar com o gripado, ajuda a evitar a contaminação
pela doença

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: