RSS

Os Vinte Jogadores Brasileiros Mais Valiosos atuando no Brasil

Sendo oportunista, e também por estarmos nos derradeiros dias da atual edição do Campeonato Brasileiro, atropelei o cronograma de postagem sobre os jogadores mais valiosos e vou falar agora sobre a terceira parte do trabalho da área Sport Business, da Pluri Consultoria, que trata dos Jogadores Mais Valiosos do Brasil.
Deixo para trás o complemento dos mais valiosos do mundo e os mais valiosos das Américas. Fica também para outro post a parte desse estudo que mostra os jogadores brasileiros mais valiosos em todo o mundo, incluindo o Brasil. Nesse post, vamos nos ater aos vinte que estão aqui.
Como o grande tsunami anual de boatos, fofocas, rumores, dicas, “informações de cocheira”, contratações, “contratações”, plantação de notícias e similares, com os consequentes sonhos, devaneios, ilusões, delírios, pesadelos e, por incrível que pareça até mesmo contratações reais está apenas começando, teremos todos um farto material para ler, analisar, olhar os preços que o mercado pratica, praticou ou somente estipulou. Mesmo porque haverá outra relação, dessa vez mais completa, com os Cinquenta Mais Valiosos.
Antes de passarmos às próximas tabelas e gráfico, gostaria de lembrar que trabalhos desse tipo são feitos a partir de informações coletadas no mercado em fontes diversas. São, portanto, sujeitas a desvios e desencontros com a realidade, quando ocorre um negócio real. Muitos questionarão o porquê de um jogador não estar na lista ou ter um preço elevado ou barato, mas isso não será capricho dos autores do trabalho, muito menos desse blogueiro.
Vocês encontrarão um elemento novo e interessante, que é a Análise de Preço Justo feito pela consultoria. Leiam as duas tabelas – primeiro a geral e depois a que detalha e justifica o preço justo – com o máximo de atenção, pois o volume de informações é grande e cada item tem um peso específico na composição do resultado final.
Veremos na próxima tabela, o detalhamento da Análise Pluri de Preço Justo, metodologia desenvolvida pela empresa que utiliza instrumentos estatísticos e econométricos para avaliar o valor de mercado dos jogadores, para isso considerando 11 variáveis determinantes para sua definição: idade, qualidade técnica, disciplina tática, disposição e regularidade, capacidade de definição de jogo, aspecto disciplinar e espírito de equipe, posição em que joga, presença na seleção de seu país, condição física/clínica, títulos conquistados e capacidade de geração de retorno de marketing.
Finalmente, fechando esse post, um gráfico detalhando, por clube, o valor de mercado de seus jogadores listados entre esses Vinte Mais Valiosos.
















Fonte: Olhar Crítico. 
Por Emerson Gonçalves.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: