RSS

O PROFESSOR.

A tabuada não basta. Como não bastam funções hiperbólicas, variáveis complexas, orações subordinadas. Não bastam Euclides e sua geometria, não bastam as teorias. O professor deve ensinar ao aluno a arte de viver com dignidade, com amor, com liberdade.
Não basta falar das guerras, das batalhas, das conquistas — tem que ensinar o aluno a conquistar-se primeiro a si próprio. Ensinar-lhe medir distâncias é pouco — necessário vencê-las. Não basta saber o nome dos rios, temos que fluir. Equações algébricas não resolvem tudo, antes é preciso resolver-se. Em vez das mentiras históricas, o professor deve ensinar as verdades, e o melhor modo de encontrá-las.
Não basta falar de política, o professor tem que ser democrata. Deve olhar nos olhos do aluno e dizer-lhe como a vida é. Aumentar-lhe a coragem de crescer. Ensinar-lhe a lógica das emoções e o amor pelo raciocínio.
O professor transmite sabedoria, incentiva o bom senso e o bom gosto. Mergulha fundo no oceano de dúvidas que o aluno tem no coração, e traz o tesouro pulsante lá submerso. Educa, orienta, aviva a chama na consciência de cada. Ao polir a pedra bruta consegue intenso brilhante.
Bom professor é aquele que não exige, não cobra — obtém. Não corrige — mostra o porquê. Não hesita quando avalia, não constrange quando examina. E nunca faz da nota uma espada.
O bom professor não só ensina, compreende. Não levanta a voz, amplifica o verbo, convence. É sério — mas ri da própria seriedade. Fala do êxtase, da alegria e da profunda emoção que explode no seu peito quando ensina, como pétalas no riso de quem ama.
O professor mostra ao aluno a diferença entre o silogismo e a serpente. Ensina-o a extrair raiz quadrada com poesia. Demonstra como ser ousado sem ser burro. Jamais abusa da confiança do aluno, não lhe invade o espaço, não procura condicioná-lo. Não cria relações de dependência, nem exerce dominação sádica sobre ele. Infunde-lhe o respeito absoluto pela vida. Prefere o aluno criativo ao bem-comportado. Nunca o explora, é só o conquistador de um novo mundo, que leva o aluno a ver mais — mais alto e mais longe.
Não levanta paredes em torno do aluno, e sim derruba aquelas que houver. Abre-lhe as portas da vida, com veemência. Não o repreende, não o censura, não o recrimina. Mostra ao aluno a importância da inteligência na determinação do seu futuro. O velho dilema entre a caneta e a vassoura...
Como Sócrates, o bom professor não vê glórias no que sabe, não esconde o que conhece, nem oculta o que possa não saber. Brinca, tem confiança em si, e não faz da escola uma cela.
Moderno, convence o aluno a saltar os muros da tradição, porque a aventura está sempre do outro lado. Lógico, respeita aquele que aprendeu a questionar. Não o sufoca com preconceitos nem com juízos de valor. Nem lhe causa medo algum. Transmite confiança, pega na mão, aplaude, incentiva, suporta, conduz, ampara na travessia.
Não é hipócrita, faz o que diz e diz o que pensa. É um farol que não vela o que descobre. Mostra um caminho. E não apenas mostra — demonstra, comprova, define.
Aranha em teia de luz, o professor não prende — liberta. Carrega o giz como fosse uma flor, com amor. E quando faz a linha tem firmeza, mas não separa. Ora Dali, ora Picasso, vai colocando a tinta, pondo seu traço, amando seu gesto, compondo a canção. Enaltece o risco do sonho, o círculo do fogo, a pureza da alma, o princípio da vida, o anel da esperança.
Considera o aluno obra de arte quase inacabada. Ama-o como se fosse um anjo. E nunca vai matar-lhe no peito a vontade de ser livre.
O professor é o amigo sincero que ajuda o aluno a superar os limites da vida, desbravando com determinação e ousadia essa fantástica região chamada Experiência.
Enfim — o professor é o Mestre.


Autor: Edson Marques
No livro SOLIDÃO À MIL.
Páginas 152-153
www.EdsonMarques.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cursinho Pró-IFRN - Sinônimo de Aprovação e Qualidade de ensino. Isso traz credibilidade!












Ontem, dia 26/03/2012, foi realizada no auditório da Escola Antônio Dantas, a aula inaugural do Cursinho Pró-IFRN. Como era esperado, um grande número de alunos lotou o referido auditório. Já são mais de 100 alunos matriculados, sem falar na constante e incessante procura por vagas. Isso só mostra o tamanho da credibilidade que o Pró-IFRN conquistou ao longos destes anos. Também pudera, em 3 anos de existência, já foram mais de 150 alunos aprovados no Campus do IFRN em Apodi. Compromisso e qualidade de ensino é o nosso lema.
Pró-IFRN, o Cursinho que mais aprova em toda a região do alto e médio-oeste potiguar.
Venha fazer parte desta família.
Professores: Luiz Carlos Lucena (L.C.Sax) (Língua Portuguesa e Redação /  Givanilson Caetano (Matemática Básica)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

As 10 frutas mais saudáveis do mundo

Nos últimos tempos tem-se falado muito sobrealimentação saudável. É sabido há milhares de anos que os alimentos como frutas e verduras conseguem suprir nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais, proporcionando uma vida saudável e a prevenção de inúmeras doenças como câncer, diabetes, doenças cardíacas e degenerativas.
As frutas estão entre os alimentos mais nutritivos, pois conseguem proporcionar tudo o que o organismo necessita sem causar efeitos colaterias como ganho de peso. Todos sabem que para perder peso e manter a saúde do corpo as frutas devem sempre estar presente na dieta. Mas quais são as frutas mais saudáveis? Todas elas são saudáveis comparadas com produtos industrializados, porém algumas possuem mais substâncias benéficas para o nosso corpo do que outras. Veja aqui uma lista das frutas mais saudáveis do mundo!


Damasco
O Damasco possui muito betacaroteno, que sendo transformado em vitamina A pelo nosso organismo,  ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os de pele. O damasco seco é um antioxidante que ajuda a prevenir problemas de intestino. Também possui quantidades significativas de boro, potássio e ferro.

Abacate

O abacate possui ácido oléico, uma gordura insaturada que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Porém deve ser consumido com moderação por ter alta quantidade de calorias. Também possui vitamina C, ferro e cálcio.

Framboesa

A Framboesa possui grande quantidade de vitamina C e fibras, que ajudam baixar os níveis de colesterol e doenças cardíacas. Também possui vitamina A, B1 e B5.

Tomate

Para quem não sabe, tomate é uma fruta, por mais que a gente o coma como salada. Ele é rico em licopeno, uma substância funcional que ajuda a prevenir câncer de próstata, de bexiga, estômago e cólon, por se tratar de um potente antioxidante. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim. Além disso também é rico em vitaminas A e B, fósforo, cálcio e potássio.

Uva

As uvas são ótimas fontes de energia, pois possuem em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B. Ela ajuda melhorando o funcionamento dos rins, é eficaz contra enfermidades do intestino, abdome, fígado e também estimula as funções cardíacas.
Mesmo quando consumidas em formas de passas, são também uma ótima fonte de ferro que auxilia no transporte de oxigênio no sangue, além de ser eficaz contra tosses crônicas e desinterias.

Figo

Os figos são uma fonte de potássio, fibras e também vitamina B6, que ajuda na produção de serotonina, reduz o colesterol e diminui a retenção de líquidos. Ainda é energético, pois possui também cálcio, cobre, potássio, magnésio e sódio na sua composição.

Limão

Os limões possuem boa quantidade de vitamina C, bioflavonóides e ácido cítrico, e por isso é uma ótimo remédio para a cura do escorbuto, além de ser eficaz contra estresse, fadiga, dor de cabeça, alergias e até alguns tipos de câncer.

Maçã

As maçãs possuem altas quantidades de vitamina C, E e do complexo B além de fibras e potássio. Elas atuam fazendo uma proteção na mucosa digestiva, também regulam o sistema nervoso, previnem problemas de pele e fadiga mental. Não bastando tudo isso a maçã também ajuda no tratamento de reumatismo, gota e artrite e ainda a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Manga

As mangas tem altas taxas de betacaroteno, carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, ferro e vitamina C. É excelente para combater a acidez estomacal, é expectorante, ajuda na purificação do sangue e é diurética.

Melão

Os melões possuem alto teor de betacaroteno, vitamina C e do complexo B. Ainda tem fibras, fósforo, cálcio, enxofre, cobre, ferro e potássio, por causa desse último elemento ele é indicado para cardíacos que precisam tomar remédios diuréticos, para quem está com hepatite, cálculos e cirrose hepática. É benéfico no tratamento de reumatismo, prisão de ventre, é calmante, fortificante e anticoagulante. Nas mulheres ele ajuda na normalização da menstruação e melhora a circulação.
Essa é apenas uma pequena relação dos benefícios que o consumo regular de algumas frutas trazem para nosso organismo. Vale lembrar que uma alimentação saudável em conjunto com a prática de exercícios físicos proporcionam uma melhor qualidade de vida e maior longevidade com o corpo e mente em ótimas condições e livre de doenças.


http://www.alimentacao-saudavel.com 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Agenda de show´s Alexsandro Bandeira / L.C.Sax e Marquinhos dos Teclados

Março 2012

  • 17/03 -> Umarizal /RN
  • 18/03 -> Francisco Dantas /RN (Durante o dia)
  • 23/03 -> Marcelino Vieira /RN
  • 25/03 -> Churrascaria do Novinho - Patu/RN
  • 30/03 -> Umarizal/RN
  • 31/03 -> ACEP - Portalegre/RN
Abril 2012

  • 01/04 - Show de Humor - ACDA - Apodi/RN
  • 07/04 - Churrascaria A fazenda (entre Riacho da Cruz e Viçosa)
  • 08/04 Bar da Oiticica - Rafael Godeiro/RN

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROJETO SÁBADO DO RISO TRAZ AS AUTARQUIAS DO HUMOR PARA APODI



LEYLLA CARLA PRODUÇÕES E EVENTOS traz de volta a Apodi, para a temporada 2012 do projeto SÁBADO DO RISO, um dos humoristas de maior repercussão nacional, por conta do seu humor refinado, na dose certa e do riso sem apelação. HIRAN DELMAR,conhecido como o COXINHA da Tv Diário de Fortaleza/CE.


Com 20 anos interruptos de uma carreira artística de sucesso, está no ar com o seu programa AUTARQUIAS DO HUMOR, onde resgata seus antigos personagens, dá vida aos novos, exercita sua incrível capacidade de imitação de pessoas famosas e mantém um contato direto com seu público.


HIRAN DELMAR é cearense de nascimento e paixão. Já se apresentou em quase todos os estados brasileiros com grande sucesso e repercussão. Seus personagens como COXINHA, LAMPEJÃO E SABONETE, EVANDRO MOSQUITO, BEBEL DO JEREISSATI, SEU SILVA, ZUNIM ZOIÃO, BIA SFLAIT, PROF.DECIO ROLA, entre mais de 50 tipos, fazem do Programa AUTARQUIAS DO HUMOR um sucesso absoluto de audiência em todo Brasil.


Durante seu show, HIRAN DELMAR, exercita toda a sua versatilidade, improviso e criatividade, fazendo até seis vozes simultaneamente e o show AUTARQUIAS DO HUMOR contracenando com os bonecos personagens do programa.


Hiran é um artista completo: desde a criação de seus personagens e tipos, os roteiros, as estórias e a interpretação. Discípulo fiel do humor de Chico Anísio, Hiran Delmar faz um trabalho clean, que toda a família pode assistir, onde o mais importante é propiciar boas gargalhadas, usando
as situações jocosas do Brasil, do dia-a-dia, dos ricos personagens que nos cercam.


QUANDO VAI SER? Dia 1º de Abril de 2012


ONDE? Na ACDA


QUE HORAS? 20:00hs


QUEM SÃO MESMOS AS ATRAÇÕES DA NOITE?As autarquias Hiran Delmar 
Alexandro Bandeira, L.C. Sax e Marquinhos dos Teclados

Reservas de Mesas e maiores informações com

Leylla Carla ou Roberto

(084) 9914-2229 / 9421-2613 / 9623-9150

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Atenção as inscrições para o Cursinho Pró-IFRN irão começar!


                     Prof.: L.C. Sax                          Prof.: Givanilson 

       O Cursinho Pró-IFRN, estará com as matrículas abertas a partir do dia 19/03 até o dia 21/03. Isso mesmo! só serão 3 dias de inscrições. Garanta já a sua vaga e venha fazer parte do cursinho que mais aprova alunos para o IFRN no Campus de Apodi. 
Além de uma dupla de professores experientes, o cursinho conta com aulas expositivas e utilização de aparelhos multimídia, o que torna a aula mais dinâmica, prazerosa e produtiva.
Então, não perca tempo. Garanta sua vaga e dê o primeiro passo para a sua aprovação no IFRN.

         Início das aulas: 26/03/2012
Local das aulas e das inscrições: Escola Municipal Lidaura Silva - Conjunto Cohab - Próximo à rádio AM 1030.
Maiores informações, ligue: 9152-1081

AS VAGAS SÃO LIMITAS. GARANTA LOGO A SUA!

Agradece: Prof. L.C.Sax e Prof. Givanilson Caetano.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cursinho comunitário de Riacho da Cruz encerra suas atividades em grande estilo



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS