RSS

FARINGITE: O QUE É ?


É uma inflamação da faringe (área da garganta que está situada entre as amígdalas e a laringe). A doença pode tanto ser o primeiro sintoma de um simples resfriado quanto de um problema mais grave, como uma virose chamada mononucleose, muito comum em crianças.
Pode ocorrer em infecções virais (resfriado comumgripe e mononucleose infecciosa) e em infecções bacterianas (faringite estreptocócica) e por doenças sexualmente transmissíveis (blenorragiagonorréia, etc).
Os sintomas, que incluem a dor de garganta e a dor à deglutição, são semelhantes tanto na viral quanto na bacteriana. Em ambas, a membrana mucosa que reveste a faringe pode estar discreta ou intensamente inflamada e recoberta por uma membrana esbranquiçada ou uma secreção purulenta. A febre, o aumento dos linfonodos do pescoço e o aumento da contagem de leucócitos no sangue caracterizam tanto a viral quanto a bacteriana, mas podem ser mais pronunciados na forma bacteriana. Esta afecção frequentemente se estende também às amígdalas (tonsilas), denominando-se faringotonsilite.
A porta de entrada é a oral, pela saliva que as pessoas expelem ao falar, tossir, espirrar ou num beijo. A faringotonsilite é uma das infecções mais comuns em crianças entre os 4 e os 15 anos de idade, sobretudo nos primeiros anos escolares.

[editar]

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: