RSS

Adjunto adverbial e adjunto adnominal - pontos que os divergem


Há que se mencionar, antes de tudo, acerca de um fato que se torna cada vez mais evidente, e que sem sombra de dúvidas revela suas reais consequências, ora concebidas de modo negativo. A verdade é que grande parte dos professores não têm interesse em ensinar os conteúdos relacionados à gramática com base nas divisões concebidas por esta, ou seja, não permite ao aluno conhecer se este ou aquele conteúdo pertence à Fonologia, Sintaxe, Semântica, Morfologia ou Estilística.

Desta forma, torna-se essencialmente fundamental compreendermos, sobretudo no que diz respeito à Morfologia e à Sintaxe, que esta se refere às funções desempenhadas por uma determinada palavra em se tratando do contexto oracional em que se encontra inserida, e aquela às classes de palavras como um todo. Assim, ao estabelecermos familiaridade com o adjunto adverbial, sabemos que na Morfologia ele pertence à classe dos advérbios, e o adjunto adnominal é representado pela classe dos artigos, pronomes adjetivos, locuções adjetivas, numerais e adjetivos.

Tais elucidações permitiram-nos reconhecer sobre esse importante aspecto, contudo, o alvo de nossos estudos é enfatizar sobre as diferenças existentes entre o adjunto adverbial e o adjunto adnominal, haja vista que ambos são alvo de alguns questionamentos - representando de modo efetivo as consequências acima mencionadas.

Desta forma, no intuito de estarmos aptos a desenvolver nossa competência no que tange a esse aspecto, analisemos algumas considerações:

O adjunto adverbial sempre modifica verbos, adjetivos ou advérbios. Como por exemplo:

O bom motorista deve agir com cautela. 
                                         (verbo)

Constatamos que o termo em destaque poderia ser substituído pelo termo “cautelosamente”, o que evidenciaria um adjunto adverbial de modo.


Já o adjunto adnominal modifica substantivos.
 Assim, podemos detectá-lo em:


Adquirimos os livros de literatura.
                        (substantivo)          

Detectamos que a expressão em evidência representa uma locução adjetiva referente a “literários”, demarcado por um adjetivo. 

Assim, temos que “livros” é um substantivo, seguido de um termo que o modifica – ocupando a função de adjunto adnominal
.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: