RSS

Vai prestar ENEM? Então, se liga nas dicas de Redação.


Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. No entanto, conhecer seu lado teórico é muito importante. você precisará fazer a sua parte, isto é, escrever.
SIMPLICIDADE = Use palavras conhecidas e adequadas. Escreva com simplicidade. Para que se tenha bom domínio, prefira frases curtas. Amarre as frases, organizando as idéias. Cuidado para não mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de maneira leve pela linha de argumentação.
CLAREZA = O segredo está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que você quer dizer. Evidencie todo o conteúdo da sua escrita. Lembre-se: você está comunicando a sua opinião, falando de suas idéias, narrando um fato. O mais importante é fazer-se entender.
OBJETIVIDADE = Você tem que expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras possíveis. Por isso não repita idéias, não use palavras demais ou outras coisas que só para aumentem as linhas. Concentre-se no que é realmente necessário para o texto. A pesquisa prévia ajuda a selecionar melhor o que se deve usar.
UNIDADE = Não esqueça, o texto deve ter unidade, por mais longo que seja. Você deve traçar uma linha coerente do começo ao final do texto. Não pode perder de vista essa trajetória. Por isso, muita atenção no que escreve para não se perder e fugir do assunto. Eliminar o desnecessário é um dos caminhos para não se perder. Para não errar, use a seguinte ordem: introdução, argumentação e conclusão da idéia.
COERÊNCIA = A coerência (coesão) entre todas as partes de seu texto, é fator primordial para se escrever bem. É necessário que elas formem um todo. Para isso, é necessário estabelecer uma ordem para as idéias se completem e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as conseqüências.
EXEMPLOS = Obedecer uma ordem cronológica é um maneira de se acertar sempre, apesar de não ser criativa. Nesta linha, parta do geral para o particular, do objetivo para o subjetivo, do concreto para o abstrato. Use figuras de linguagem para que o texto fique interessante. As metáforas também enriquecem a redação.
ÊNFASE = Procure chamar a atenção para o assunto com palavras fortes, cheias de significado, principalmente no início da narrativa. Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa conclusão é essencial para mostrar a importância do assunto escolhido. Remeter o leitor à idéia inicial é uma boa maneira de fechar o texto.
LEIA E RELEIA = Lembre-se, é fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que você não consiga se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma, verifique se os períodos não ficaram longos, obscuros. Veja se você não repetiu palavras e idéias. Àmedida que você relê o texto, essas falhas aparecem, inclusive, erros de ortografia e acentuação. Não se apegue ao escrito. Refaça se for preciso. Não tenha preguiça, passe tudo a limpo quantas vezes forem necessárias. No computador, esta tarefa se torna mais fácil. Faça sempre uma cópia do texto original. Assim você se sentirá à vontade para corrigir quanto quiser, pois sabe que sempre poderá voltar atrás.
REDAÇÃO
Partes da dissertação - o tema e o título

Antes de se iniciar a dissertação, é necessário que se estabeleça a diferença entre o tema o título.
       O tema é o assunto sobre o qual o redator irá escrever a sua redação, ou seja, é a idéia central que norteará as idéias secundárias a serem desenvolvidas. Será geralmente, uma oração completa.

Já o título, consiste numa expressão mínima que faz uma referência vaga acerca da redação, dando ao leitor uma idéia vaga sobre o tema escolhido e sobre o que será tratado no texto. Será, na maioria das vezes, um conjunto de palavras nominais, ou seja, não constituem uma oração.
      
       Exemplo:
       Tema - É cada vez mais evidente o papel desempenhado pela televisão na formação do jovem do século XXI.
       Veja algumas possibilidades de títulos:
- A televisão e o jovem moderno
- As influências da televisão na educação dos jovens
- O papel da tv na educação
- Televisão versus educação

OBS! Note que há uma diferença básica entre o título e o tema. O primeiro é apenas uma expressão e geralmente não apresenta verbo, enquanto o segundo se constitui numa oração e tem evidentemente um verbo.


Partes da redação - a introdução
      
       A introdução é a primeira parte da redação.
       É nela que o redator vai expressar a concepção geral do seu texto; é ela que vai servir de apresentação das idéias a serem desenvolvidas por ele. Por isso, nela deve conter a idéia do tema e as idéias secundárias oriundas da reflexão ou projeto do texto do redator. No caso da introdução, essas idéias secundárias são os argumentos que nos parágrafos seguintes serão o desenvolvimento geral do texto.
       Exemplo:

Tema: Pesquisas revelam que a quantidade de água potável do planeta tem dias contados.

Água: o ouro do século XXI
       Embora as pesquisas apontem a escassez da água como uma realidade cada vem mais evidente, ainda se vê muito desperdício de água potável e poluição dos seus lençóis em todo o mundo, sem que sejam tomadas as providências necessárias para preservar esse bem precioso
 OBS! Note que o redator da introdução primeiramente retoma o tema, recriando-o com certa originalidade, apresentando em seguida os argumentos que justificarão o que ele reafirma ao aceitar o tema como algo coerente.
       Note também que o tópico frasal é a idéia central que dará origem às secundárias, que por sua vez, são apresentadas em seguida e servem de desenvolvimento para o projeto do parágrafo.

DICA! Para o redator encontrar os argumentos, ele pode perguntar por que ao tema. Assim ele encontrará as respostas, que serão os seus argumentos.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: