RSS

Modos de Organização do Texto - Aula I

Nesta aula iremos observar a diferença entre narrar,descrever e dissertar, e conheceremos os diferentes tipos de textos. AS ENTIDADES DO TEXTO Há três modos básicos de organização de um texto: o narrativo, o descritivo e o dissertativo.. Todo texto é apresentado por um "eu" que não tem existência real. Há uma diferente entidade para cada modo de organização de texto. Essas entidades não são os autores do texto, mas aqueles que "falam" no texto. O modo de organização é determinado também pelo conteúdoe construído conforme o objetivoda produção do texto. Observe: NARRAÇÃO > Quem fala = Narrador DESCRIÇÃO> Quem fala = Observador DISSERTAÇÃO> Quem fala = Argumentador NARRAÇÃO > Conteúdo = Ações, acontecimentos DESCRIÇÃO> Conteúdo = Seres, objetos, cenas, processos DISSERTAÇÃO> Conteúdo = Opiniões, argumentos NARRAÇÃO > Objetivo= Relatar DESCRIÇÃO > Objetivo= Identificar, localizar, qualificar DISSERTAÇÃO> Objetivo = Discutir, informar, expor. Obs.: É importante lembrar: Não existem textos exclusivamente narrativos,descritivos ou dissertativos. Mas sempre há o predomínio de um dos três modos sobre os demais.

NARRAÇÃO O texto narrativo apresenta uma história vivida por determinadas personagens,em tempo e lugar determinados. Um narrador conta a história. Quando há trechos descritivos, servem para que o leitor visualize melhor os acontecimentos narrados.
DESCRIÇÃO
O texto descritivo apresenta um observador. O olhar desse observador pode ser objetivo ou subjetivo, profundo ou superficial. Uma pessoa do século I e uma do século XXI, por exemplo, observariam de forma bem diferente um mesmo fenômeno. A descrição, em geral, aparece dentro de um texto narrativo ou dissertativo. Toda descrição tem um tema-núcleo, que pode ser um objeto, um ser animado ou inanimado.
DISSERTAÇÃO
Na dissertação, o autor defende seu ponto de vista com uma série de argumentações, com o propósito de convencer o leitor. O tema pode estar na 1ª ou na 3ªpessoa. O texto dissertativo costuma ter três partes principais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Novas dicas virão;fique atento! Prof.: Luiz Carlos Lucena (L.C.Sax)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: