Formações
Inicialmente, a banda contava com vários músicos dentre eles estava: Alex Gonzaga, Lenilton, Mito, Marcio Antunes e Sergio Antunes
Marcio Antunes e Sergio Antunes saem e Geraldo Abdo ingressa no Novo Som
Mito sai e Ney assume seu posto. O álbum Ao vivo vol. 1 (Rio Sampa-RJ) conta com a participação de Mito em algumas faixas junto com Ney. O que levanta a possibilidade do retorno de Mito assumindo os teclados juntamente a Ney na formação oficial do Novo Som. Porém antes mesmo do lançamento do Ao vivo vol. 1, Ney vem a falecer.
Mito retorna ao grupo e o Novo Som se mantém estabilizado com Alex, Lenilton, Mito, Natinho e Geraldo Abdo.
Ainda nos anos 90, Natinho deixa vago o seu posto no Novo Som e a banda passa a contar com guitarristas convidados em shows e gravações.
Em 2002 a banda sofre mais uma baixa em sua formação, Lenilton (baixista e principal compositor da banda) deixa o Novo Som, restando apenas da formação oficial: Alex Gonzaga (Vocal), Mito(Teclado) e Geraldo Abdo (Bateria).
Além da sua formação oficial banda hoje conta também com: Charles Martins (baixo), Leandro Silva (teclados) e Marcelo Horsth (guitarra), filho de Cleberson Horsth, pianista do grupo Roupa Nova.
Entre os guitarristas que passaram pela banda, estão:
Sergio Knust (guitarrista do Yahoo (banda) que integrava o grupo ao vivo desde os tempos de Natinho na guitarra, e permaneceu após sua saída, assumindo todas as guitarras da banda. Gravou e também compôs no álbum: Não é o Fim.)
Duda (que entrou dias antes do show que originou o álbum: Ao vivo vol. 2)
Dudu Ramos (que foi indicado à banda para a gravação do álbum: Herói dos Heróis. Primeiro trabalho da banda pelo selo MK Music. A faixa "Encontrei a Luz" é de sua autoria)
Joey Summer (que integrou a banda de 2002 a 2009, é também autor de vários sucessos do Novo Som, incluindo "Águas" e "Um dia a Mais")
Todos eles faziam parte dos vocais da banda ao vivo, alguns também em gravações.
História
Surgindo no fim da década de 1980, a banda Novo Som assumiu um papel importante na modernização da música cristã no Brasil. Apesar de nomes importantes na história da música cristã no Brasil como Vencedores por Cristo, Rebanhão, Banda Azul, Marina de Oliveira, Banda Catedral, Sinal de Alerta, Oficina G3 e Grupo Elo já terem rompido a grande barreira entre o cristianismo e os ritmos musicais como Rock, Pop, Samba, Reggae, Bossa Nova, dentre outros, muitos cristãos protestantes ainda não viam com bons olhos estes estilos.
O Novo Som é uma das poucas bandas gospel que surgiram nas igrejas evangélicas no início dos anos 80 e mantiveram uma carreira sólida. Gravou o primeiro álbum em 1988 e atuam até os dias de hoje.
A banda Novo Som conseguiu se estabelecer, e, conseqüentemente, acumular diversos prêmios. Apesar de manter o mesmo estilo original, novas concepções artísticas são incorporadas à musicalidade da banda, que já é internacional. Em novembro de 2002, o Novo Som fez o primeiro show fora do Brasil, em Lowell (Boston) e depois disso passou a realizar turnês por várias cidades dos EUA, que já acontecem desde 2003. A banda já esteve também em todos os estados brasileiros e em grandes casas de espetáculos, inclusive, em uma das maiores casas de shows da América Latina: Metropolitan, atual Citibank Hall.
O Novo Som é, hoje, uma das maiores bandas gospel do país, tendo conquistado vários prêmios da crítica especializada e com vendagens expressivas de CDs (já são quinze álbuns gravados, com mais de um milhão de cópias vendidas em toda a carreira) e dois DVDs.
Em 2006 o Novo Som gravou um CD/DVD intitulado "Novo Som na Estrada", o trabalho foi realizado na cidade de Manaus, no Amazonas.
Em 2009 saiu um cd com inéditas intitulado "Estação de Luz", o álbum vem com a regravação da canção "Desacreditado" da "Banda e Voz", três canções românticas (uma delas de autoria do ex-baixista da banda, Lenilton) e outra canção composta por David Fantazzine (ex-participante do reality show "Fama" da Rede Globo e ex-vocalista).
Discografia
- Um Novo Som para Cristo (1988)
- Pra Você (1990)
- Passaporte (1992)
- Luz (1993)
- Ao vivo vol. 1 (Rio Sampa-RJ) (1994)
- De Coração (1995)
- Meu Universo (1997)
- 15 Anos (1998)
- Não é o Fim (1999)
- Ao vivo vol. 2 (Vitória-ES) (1999)
- Herói dos Heróis (2000)
- Um Dia a Mais (2002)
- Vale a Pena Sonhar (2004)
- As 10 mais - Novo Som (CD de Ouro) (2005)
- DVD - Novo Som na Estrada(Manaus-AM) (2007)
- Estação de Luz (2009)
- Falando de Amor (coletânea) (2010)
Trabalho extra carreira
- ""VHS/DVD-Novo Som Ao Vivo No Imperator (1997)
Prêmios
Durante a carreira a banda recebeu diversos prêmios, sendo os principais:
- Trofeu Imprensa, da Folha Cristã como Melhor Banda Gospel de 1994
- Melhor Capa em LP de 1994
- Melhor Banda de 1995 (Folha Cristã)
- Disco de Ouro, como Melhor Música, de 1995
- Trofeu Imprensa, da Radio 105 Fm, como Melhor Banda de 1995
- Melhor Compositor 1995 - Lenilton, pela 105 Fm
- Prêmio de Melhor Banda de 1995, da Rádio Cidade FM, de Belo Horizonte
- Prêmio de "Melhor Banda de 1999
0 comentários:
Postar um comentário