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CURSINHO PRÓ-IFRN - Exercícios de revisão

Cursinho Pró-IFRN
Língua Portuguesa – Profº.: L.C.Sax
Exercícios de revisão
1) (Unitau 1995) - "Certas instituições encontram sua autoridade na palavra divina. Acreditemos ou não nos dogmas, é preciso reconhecer que seus dirigentes são obedecidos porque um Deus fala através de sua boca. Suas qualidades pessoais importam pouco. Quando prevaricam, eles são punidos no inferno, como aconteceu, na opinião de muita gente boa, com o Papa Bonifácio VIII, simoníaco reconhecido. Mas o carisma é da própria Igreja, não de seus ministros. A prova de que ela é divina, dizia um erudito, é que os homens ainda não a destruíram.
Outras associações humanas, como a universidade, retiram do saber o respeito pelos seus atos e palavras. Sem a ciência rigorosa e objetiva, ela pode atingir situações privilegiadas de mando, como ocorreu com a Sorbonne. Nesse caso, ela é mais temida do que estimada pelos cientistas, filósofos, pesquisadores. Jaques Le Goff mostra o quanto a universidade se degradou quando se tornou uma polícia do intelecto a serviço do Estado e da Igreja.
As instituições políticas não possuem nem Deus nem a ciência como fonte de autoridade. Sua justificativa é impedir que os homens se destruam mutuamente e vivam em segurança anímica e corporal. Se um Estado não garante esses itens, ele não pode aspirar à legítima obediência civil ou armada. Sem a confiança pública, desmorona a soberania justa. Só resta a força bruta ou a propaganda mentirosa para amparar uma potência política falida.
O Estado deve ser visto com respeito pelos cidadãos. Há um espécie de aura a ser mantida, através do essencial decoro. Em todas as suas falas e atos, os poderosos precisam apresentar-se ao povo como pessoas confiáveis e sérias. No Executivo, no Parlamento e, sobretudo, no Judiciário, esta é a raiz do poder legítimo.
Com a fé pública, os dirigentes podem governar em sentido estrito, administrando as atividades sociais, econômicas, religiosas, etc. Sem ela, os governantes são reféns das oligarquias instaladas no próprio âmbito do Estado. Essas últimas, sugando para si o excedente econômico, enfraquecem o Estado, tornando-o uma instituição inane."
(Roberto Romano, excerto do texto "Salários de Senadores e legitimidade do Estado", publicado na Folha de São Paulo, 17/10/1994, 1Ž caderno, página 3)
Em:
I - CERTAS instituições encontram sua autoridade na palavra divina.
II - Instituições CERTAS encontram caminho no mercado financeiro.
As palavras, em destaque, são, no plano morfológico e semântico (significado) 
  
a) adjetivo em I e substantivo em II, com significado de "algumas" em I e "corretas" em II. 
b) substantivo em I e adjetivo em II, com significado de "muitas" em I e "íntegras" em II. 
c) advérbio em I e II, com significado de "algumas" em I e "algumas" em II. 
d) adjetivos em I e II, com significado de "algumas" em I e "íntegras" em II. 
e) advérbio em I e adjetivo em II, com significado de "poucas" em I e "poucas" em II. 
 



2) (FAAP 1996) - SONETO DE SEPARAÇÃO
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
(Vinícius de Morais)
Na segunda estrofe há dois adjetivos: 
  
a) calma e vento 
b) olhos e chama 
c) última e imóvel 
d) paixão e pressentimento 
e) momento e drama

3. Ainda sobre os adjetivos gentílicos, diz-se que quem nasce em “Lima”, “Buenos Aires” e “Jerusalém” é:
a) Limalho-Portenho-Jerusalense;
b) Limenho-Bonaerense-Hierosolimita;
c) Límio-Portenho-Jerusalita;
d) Limenho-Bonaerense-Jerusalita;
e) Limeiro-Bonaerense-Judeu;


4.No trecho “os jovens estão mais ágeis que seus pais”, temos:
a) um superlativo relativo de superioridade;
b) um comparativo de superioridade;
c) um superlativo absoluto;
d) um comparativo de igualdade.
e) um superlativo analítico de ágil.

5. Relacione a 1ª coluna à 2ª:
1 - água de chuva ( ) Fluvial
2 - olho de gato ( ) Angelical
3 - água de rio ( ) Felino
4 - Cara-de-anjo ( ) Pluvial

Assim temos:
a) 1 – 4 – 2 – 3;
b) 3 – 2 – 1 – 4;
c) 3 – 1 – 2 – 4;
d) 3 – 4 – 2 – 1;
e) 4 – 3 – 1 – 2.

6. Nas orações “Esse livro é melhor que aquele” e “Este livro é mais lindo que aquele”, Há os graus comparativos:
a) de superioridade, respectivamente sintético e analítico;
b) de superioridade, ambos analíticos;
c) de superioridade, ambos sintéticos;
d) relativos;
e) superlativos.

7. Selecione a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase apresentada:
“Os acidentados foram encaminhados a diferentes clínicas ____________________” .
a) médicas-cirúrgicas;
b) médica-cirúrgicas;
c) médico-cirúrgicas;
d) médicos-cirúrgicas;
e) médica-cirúrgicos.

8. Sabe-se que a posição do adjetivo, em relação ao substantivo, pode ou não mudar o sentido do enunciado. Assim, nas frases “Ele é um homem pobre” e “Ele é um pobre homem”.
a) 1ª fala de um sem recursos materiais; a 2ª fala de um homem infeliz;
b) a 1ª fala de um homem infeliz; a 2ª fala de um homem sem recursos materiais;
c) em ambos os casos, o homem é apenas infeliz, sem fazer referência a questões materiais;
d) em ambos os casos o homem é apenas desprovido de recursos;
e) o homem é infeliz e desprovido de recursos materiais, em ambas.
9.O item em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo dado é:
a) hibernal - de inverno;
b) filatélico - de folhas;
c) discente - de alunos;
d) docente - de professor;
e) onírico - de sonho.

10. Assinale a alternativa em que todos os adjetivos têm uma só forma para os dois gêneros:
a) andaluz, hindu, comum;
b) europeu, cortês, feliz;
c) fofo, incolor, cru;
d) superior, agrícola, namorador;
e) exemplar, fácil, simples
11.Em que alternativa aparecem dos substantivos de gênero masculino?
a) cal – faringe
b) omoplata – lança-perfume
c) sentinela – dó
d) champanha – telefonema
e) alface – dinamite

12. Depende dos _______ a defesa dos _______ ameaçados.
a) Cidadões – animaizinhos
b) Cidadãos – animaizinhos.
c) Cidadãos – animalsinhos
d) Cidadões – animaisinhos
e) Cidadães – animalzinhos 



13.Fazem o plural da mesma maneira que perdão:
a) cidadão – limão – verão
b) botão – caixão – quinhão
c) coração – capelão – paredão
d) anão – cristão – melão

14.Marque a alternativa que contenha substantivos, respectivamente, abstrato, concreto e concreto. 
a) fada – fé – menino
b) fé – fada – beijo
c) beijo – fada – menino
d) amor – pulo – menino
e) menino – amor – pulo

15.Cáfila, matilha, alcateia, manada são coletivos, respectivamente de:
a) camelos, cães, lobos e cavalos.
b) insetos, cabras, lobos e cavalos.
c) moscas, carneiros, lobos e bois.
d) gafanhotos, cães, ladrões e bois.
e) n.d.a

16. Marque a alternativa em que está correta a forma plural.
a) Júnior – Júniors
b) Mal – maus
c) Fuzil – fuzíveis
d) Pagões – cidadãos
e) Pagãos – cidadãos

17.Assinale a alternativa incorreta:
a) Borboleta é um substantivo epiceno
b) Rival é comum de dois gêneros
c) Alface é substantivo masculino
d) Vítima é um substantivo sobrecomum
e) n.d.a






GABARITO
1- D / 2- C/ 3 - B/ 4- B/ 5 - D/ 6- A/ 7- C/8 -A/ 9 - B/ 10 -E/ 11 - D/ 12 - B/ 13- B/ 14- C/      15 -A/ 16- E/ 17 -C



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