RSS

Descomplicando a Língua Portuguesa.

1ª) “Animais NO volante ou AO volante?”
Concordo com o nosso leitor. Também prefiro AO VOLANTE. Mas, como são animais…
É semelhante a “ficar NO sol”. A maioria prefere “ficar AO sol”.

2ª) “Devemos dizer: 1,3 tonelada, 1,2 bilhões de dólares…?”
A concordância deve ser feita com o número que vem antes da vírgula: 1,3 tonelada, 1,2 bilhão de dólares.
Para ficar bem claro: 1,2 milhão de reais = 1 milhão e 200 mil reais; 2,1 milhões de reais = 2 milhões e 100 mil reais.

3ª) “Em baixo OU embaixo?”
EMBAIXO deve ser escrito sempre “junto”. A confusão se deve ao fato de EM CIMA ser escrito “separado”. Lembre-se do “V” da vitória: EMBAIXO junto, EM CIMA separado.

4ª) “CÍRCULO ou CICLO vicioso?”
É círculo vicioso.

5ª) “A Internet A seu alcance ou AO seu alcance?”
Tanto faz. O uso dos artigos definidos (= o, a, os, as) antes dos pronomes possessivos (meu, minha, teu, seu, sua, nossa…) é facultativo.

6ª) Concordância correta?
“O clube, não se responsabiliza por objetos de valores deixados dentro dos vestiários. A concordância está correta?”
Pelo visto, o clube não se responsabiliza por objetos de valor nem com a correção gramatical dos seus avisos. Isso é que falta de responsabilidade.
É importante observar que a vírgula está separando sujeito e predicado. Portanto, “O clube não se responsabiliza por objetos de VALOR (ou não se responsabiliza por valores) deixados dentro dos vestiários”.
Uma última dúvida: será que o clube se responsabiliza por objetos de valor deixados FORA dos vestiários?

7ª) Fôrnos OU fórnos?
Leitor quer saber: “Plural de bolso é com vogal tônica aberta ou fechada? E a palavra forno?”
Chama-se METAFONIA a mudança no timbre (fechado > aberto) da vogal tônica (ô > ó).
Muitas palavras sofrem metafonia quando vão para o plural: jogo > jogos, fogo > fogos, porco > porcos, novo > novos, sogro > sogros, FORNO > FORNOS…
Existem outras tantas que não sofrem metafonia, ou seja, no plural a vogal tônica continua com timbre fechado: bolo > bolos, cachorro > cachorros, acordo > acordos, piloto > pilotos, esposo > esposos, BOLSO > BOLSOS…

8ª) “Seguem ANEXO ou ANEXOS os documentos?”
A palavra ANEXO faz papel de adjetivo. Devepor isso, concordar com o substantivo a que se refere. Se “os documentos estão ANEXOS”, o certo é “seguem ANEXOS os documentos”.

9ª) INGESTÃO ou INALAÇÃO?
“Repórter relatando uma nova vacina escreveu: INGESTÃO POR INALAÇÃO. Por onde terá o tal repórter metido o nariz?”
Vejamos o que diz o dicionário Aurélio:
a)    INGESTÃO: Ato de ingerir; deglutição.
b)    INGERIR: 1. Meter no estômago; engolir; 2. Fazer penetrar; introduzir; intrometer.
c)    INALAÇÃO: 1. Ato ou efeito de inalar; 2. Absorção, pelas vias respiratórias…
A expressão INGESTÃO POR INALAÇÃO fica estranha porque associamos o ato de INGERIR ao ato de ENGOLIR (=”passar da boca ao estômago, deglutir”). ENGOLIR pelo nariz seria meio difícil…
O problema é que INGERIR, de certa forma, é sinônimo de “introduzir”. Portanto, com um pouquinho de boa vontade, a expressão INGESTÃO POR INALAÇÃO é aceitável, principalmente pelo fato de ser compreensível.

Desafio
Qual é forma correta?

a)    Fui eu que lavou o carro.
b)    Foi eu que lavou o carro.
c)    Foi eu quem lavou o carro.
d)    Fui eu que lavei o carro.
e)    Fui eu quem lavou o carro.
Há duas opções corretas:
d) FUI eu que LAVEI o carro; e
e) FUI eu quem LAVOU o carro.

Fonte: G1.com/educação - Prof. Sérgio Nogueira

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: