RSS

Falando sobre Língua Portuguesa

Tipos textuais: aprenda o correto

Ultimamente têm sido cobradas, em provas de concurso, as noções de tipos e gêneros textuais. Exemplo mais recente disso, a seleção do MEC 2009.
 
Nas experiências que tive enquanto aluno, o professor, ao abordar o tema “tipos textuais”, trazia a informação de que são três os tipos textuais existentes:
·         Narrativo;
·         Descritivo e
·         Dissertativo.

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre isso. Porém essa informação está ultrapassada.
Atualmente admitem-se cinco tipos texuais:

·         
O narrativo – apresenta informações como sequencia temporal, variação de espaço e entrelaçamento de personagens;
o   Exemplo : 
A promotora ao pedir o arquivamento do processo pensou que estava fazendo a coisa certa, mas aquele procedimento a incomodava bastante, pois até este dia nunca havia voltado atrás.

·         
descritivo – os textos descritivos são baseados nos detalhes e nas características do que se está descrevendo;
o   Exemplo : “
Para ser mais preciso estou no meu quarto, escrevendo na escrivaninha, com um Micro System ligado na minha frente (bem alto, por sinal).”

·         
O expositivo : basicamente se preocupa na transmissão de informações, é um teto informativo. A maios parte dos textos jornalísticos é do tipo expositivo.
o   Exemplo : 
“No dia em que o acidente que matou três mulheres na Ponte JK completa dois anos, familiares de vítimas da violência no trânsito foram até o local protestar contra a impunidade dos motoristas responsáveis por desastres nas ruas da capital federal.”

·         
O argumentativo : distingue do expositivo pela presença de uma tese. O ponto de vista, que é defendido em um texto por meio de argumentos.
o   Exemplo :
“As olimpíadas de 2016… Bom, é melhor parar por aqui, pois já começamos com um orçamento três vezes maior que o de Chicago. Levando em consideração o custo multiplicado da obra entre o projeto e a execução, certamente teremos aí mais uma fonte de endividamento. Claro que a Olimpíada trará dividendos para o Rio e para o Brasil.”
  
·         
O injuntivo: são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. São abundantes os verbos no imperativo. Os textos injuntivos denotam ordem. Exemplo desses textos são as receitas culinárias e os manuais de instrução.
o   Exemplo :  Simpatia para passar em provas ou cocursos
Em um vidro de boca larga, coloque mel e açúcar cristal azul, se for homem; rosa, se mulher. Escreva 7 vezes em 7 pedacinhos de papel o nome da pessoa que deseja passar nas provas, coloque mel, enrole cada um em uma folha de laranja-da-terra lambuzada de mel e de açúcar cristal, prenda os enroladinhos em forma de cartuchos com linha vermelha e ponha tudo no vidro. Tanto ao amarrar quanto ao colocar, mentalize o que deseja, e todos os dias, até o dia das provas ou dos concursos, agite o vidro que deverá ser fechado e mentalize o que deseja. Depois de aprovada, ou aprovado, deixe tudo perto de uma árvore ou na beira da praia. 
  
É muito importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos, como foi dito, aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente
infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. O gêneros texuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais. Alguns exemplos de gêneros textuais são carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discurso etc.
Para melhor exemplificar, é só associar os tipos a fôrmas e gêneros a ingredientes de bolo. Podemos fazer um “bolo de laranja”, por exemplo, com um formato quadrado, redondo ou retangular. Da mesma forma podemos escrever uma carta (gênero) ultilizando o tipo descritivo, narrativo ou expositivo.
 
Fique ligado nessa idéia – É cada vez mais constante a presença de questões que requerem o conhecimento do candidato sobre tipos e gêneros textuais.
 

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: