RSS

Curiosidades: Arrotos no espaço por Mary Roach



O fascinante livro de Mary Roach, muitas vezes de arrepiar os cabelos, deixa claro que o aspecto mais difícil de mandar as pessoas para o espaço são as pessoas. Na verdade, quando os cientistas voltaram suas mentes para a viagem espacial no final dos anos quarenta, ninguém sabia se os seres humanos poderiam sobreviver lá no espaço.



Para viagens mais longas, os cientistas tiveram que descobrir o efeito da gravidade sobre ações comocomer, beber e outras funções corporais - que é aonde os arrepios nos cabelos começam.


Certamente, se você já se perguntou exatamente como as pessoas vão ao banheiro no espaço, ou o que acontece quando você vomita dentro de seu capacete, este livro fornecerá tudo que você precisa saber - e possivelmente muito mais. Você também vai aprender como tão pouco é deixado ao acaso, uma vez que a Nasa desenvolveu "um coeficiente de flatulência" para o alimento dos astronautas. (Basta dizer que os feijões, repolho e couve foram proibidos de vôos das missões Apollo).




O livro “Packing for Mars” não é para os sensíveis, nem para aqueles que gostam de ciência escrita para ser reverenciada.


A autora tem mesmo o olho afiado para o absurdo: como um importante cientista sugerindo que o módulo lunar Apollo deveria ser feito de materiais comestíveis, para que a tripulação pudesse comê-lo no caminho de casa.


Roach é intrigada com tudo o que a ciência ainda não sabe. Ninguém, por exemplo, conseguiu construir um espaço de chuveiro bem sucedido ou trabalhou para descobrir se bebês saudáveis podem ser concebidos em gravidade zero - os quais podem ser relevantes no vôo tripulado a Marte adiado para o 2030.


Afinal, a missão da Apollo 11 à lua demorou nove dias. A viagem a Marte irá durar cerca de dois anos.


Às vezes, a natureza aleatória da informação de Roach pode ser um pouco frustrante, já que ela pula de um assunto grande para outro sem nunca criar uma conexão entre os temas.


No entanto, este é definitivamente o tipo de livro que você vai ter de contar e emprestar para amigos e familiares – se os seus estômagos forem fortes o suficiente.




Tradução de Juliana Miranda.


Fonte: Dailymail

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: