RSS

Falando sobre Gênero textual - O Cartão - postal.

Basta clicar na imagem para vê-la mais nitidamente. 


cartão-postal é um dos diversos gêneros textuais usados no cotidiano com diferentes finalidades, assim como o cartão, o bilhete, o convite, o telegrama, a carta pessoal ou familiar, o e-mail.
Nesses textos cotidianos, há o remetente, aquele que envia a mensagem, e o destinatário, aquele que recebe a mensagem enviada. Nesse cartão-postal o remetente é a mãe, Ana, e o destinatário, o filho, Lucas.

A linguagem varia conforme a situação estabelecida entre os interlocutores. A linguagem formal segue a norma culta e é usada em situações formais, como uma entrevista para obter emprego. A linguagem informal apresenta uma estrutura mais solta, em que é possível usar até mesmo gírias e repetições, e é usada em situações informais, como um diálogo entre amigos.

A língua oral pode ser formal ou informal, dependendo do contexto em que se dá a comunicação. Um telejornal, por exemplo, em geral apresenta linguagem formal. Já a narração de um jogo de futebol ou corrida de automobilismo apresenta linguagem informal.

Observe, no cartão-postal acima, que a linguagem é informal; trata-se de uma correspondência entre pessoas conhecidas.

O cartão-postal é normalmente usado por turistas que, para expressar suas impressões sobre o lugar onde estão, enviam uma mensagem curta a familiares ou amigos.

Na frente do postal, pode haver uma ou mais imagens do(s) lugar(es) turístico(s), para que se tenha uma ideia do local visitado. No verso do postal, coloca-se o endereço do destinatário e a breve mensagem, iniciada pelo vocativo ("Querido Lucas"). Segue-se um curto relato os passeios realizados ou novas experiências vividas. No final, devem constar a assinatura do remetente ("Sua mãe, Ana") e a data.

Convites para lançamentos de livros, aberturas de exposições de arte, promoção de produtos, inauguração de grandes estabelecimentos comerciais, etc. também podem ter a forma de um cartão-postal. É comum, nesses casos, colocar na frente do postal uma ilustração alusiva ao acontecimento ou produto anunciado. Por exemplo, a imagem de uma peça de roupa, de uma obra de arte, a capa de um livro, etc.

GÊNERO TEXTUAL: é um conceito geral que engloba textos com características comuns em relação à linguagem, ao conteúdo e à estrutura, utilizados em determinadas situações comunicacionais, orais ou escritas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: