RSS

PRO DIA NASCER FELIZ


“RESUMO COMENTADO"

            O filme, Pro dia nascer feliz, é extremamente interessante para qualquer professor ou aluno que pense e veja a educação como alicerce para a ascensão do indivíduo enquanto ser social, pois o mesmo retrata a realidade da educação brasileira. Quando falo em educação brasileira, não refiro-me, (nem deveria referir-me), apenas à situação vista nas escolas públicas (estaduais e municipais), me refiro a educação de forma geral, tendo em vista que a decadência também se encontra nas escolas privadas do país, como pudemos constatar no filme.
            Os depoimentos dos alunos diante das situações (particulares) que cada um vivia, retrata muito bem a situação pelo qual passa a educação em nosso país. Colégios sem professores, consequentemente alunos sem aula. Professores desestimulados, por alegarem falta de interesse dos alunos em aprender. E isso não é só em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, não! Isso é uma realidade presente em nosso dia-dia. Todas as cenas do filme, todos os depoimentos de professores e alunos, nos fazem parar e refletir um pouco, sobre em que mundo estamos vivendo. Onde iremos parar? Uma aluna ter que abandonar a escola por temer represália das colegas. O conselho de professores discutindo o que fazer com um aluno “problema”. Analisando se o supracitado aluno deveria merecia ou não passar de ano, e acaba por decidirem passa-lo. Tudo isso talvez numa tentativa de vê-lo sair do colégio mais rapidamente.
            É duro, mas é a realidade do Brasil. Ao longo do filme cheguei a emocionar-me com  a história de uma aluna de Pernambuco, que dizia que mesmo doente ia para escola, pois queria crescer na vida. Outra, dizia que gostava muito de ler e escrever, até citou nomes como Vinícius de Moraes, e se emociona ao dizer que gosta de compor e escrever poesias e poemas, mas que em algumas situações é desestimulada por sua própria professora, que sempre acha que aqueles “rabiscos” não são de autoria dela. Isso é algo triste, um educador jamais pode proceder desta maneira. A educação brasileira, o estudante brasileiro é meio que paradoxal, tendo em vista que enquanto alguns fazem verdadeiros sacrifícios para aprender, outros (“filhinhos de papai”), que tem tudo nas mãos, não ligam para os estudos e acham que são os donos do mundo.
            É, amigo! A educação brasileira está complicada. Você, já parou para pensar por que ninguém mais quer ser professor? Lembro-me de o depoimento de uma professora deste filme, onde ela diz que falta muito na escola por diversos motivos, dentre eles cita o cansaço físico e mental (que diga-se de passagem afeta qualquer professor), ainda existe a questão da falta de respeito em sala de aula. Onde os professores são alvos das mais terríveis barbaridades. A verdade é que a sociedade não prestigia o trabalho do professor. Nem o governo. O que acontece então?! Professores desestimulados, desatualizados e desinformados geram alunos desestimulados, desatualizados e desinformados. O que fazer então diante de tão catastrófica situação?
            Devemos buscar juntos uma solução imediata para educação, pois se Monteiro Lobato tinha razão em dizer que “Um pais se faz com homens e livros”, temos que fazer com que esses homens queiram usufruir destes livros, e queiram de fato mergulhar no imenso oceano do conhecimento, só assim, o nosso país um dia quem sabe, alcançará o tão sonhado progresso.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: