RSS

Geografia: A diferença entre Península e Continente

Os continentes do mundo.

Península 

Partes de terras continentais que avançam sobre o mar, envolvidas por águas marinhas por todos os lados, essa faixa de terras emersas são utilizadas para chegar ao interior do continente. 

As penínsulas podem possuir diferentes extensões, no entanto, o processo e os critérios para designar uma península não são muito claros e conclusivos, um exemplo disso é o continente europeu, que é definido muitas vezes como sendo uma imensa península da Ásia. 

As penínsulas não são encontradas somente na Europa, muitos continentes possuem em seu litoral essa configuração, é lógico que cada uma varia de acordo com os elementos naturais particulares, como os processos erosivos e de tecton

                                                    Mapa da península Ibérica. 


Principais penínsulas do mundo 

Península Ibérica. 
Península da Flórida. 
Península de Yucatan. 
Península Arábica. 
Península Escandinava. 
Península Jutlãndia. 
Península Peloponeso. 
Península da Coréia. 
Península da Indochina. 
Península do Sinai. 
Península de Valdes. 
Península Itálica. 

Continente 

Um continente corresponde a uma enorme superfície terrestre, no qual, são terras emersas, com contornos determinados, muitas vezes, pelos oceanos e mares. Diante dessa definição os continentes que existem são: Continente Americano, Europeu, Asiático, Africano, Antártica e da Oceania. 
 


                                                              Continente americano 

Dessa forma, poderíamos classificar uma ilha como continente, no entanto, o que distingue um do outro é justamente a extensão que ambas possuem, nesse contexto a Austrália, que possui um território de 7.600.000 quilômetros quadrados, é o menor continente do mundo, diante do que foi citado poderíamos questionar em qual categoria a Oceania se enquadra: uma enorme ilha ou um continente? Diante desse questionamento fica evidente que vale os fatores ideológicos de regionalização do mundo.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola


Fonte: Brasil Escola

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: