No mês de setembro acontece o Dia Mundial do Coração, e o principal objetivo é alertar a população sobre as doenças que colocam em risco a saúde do coração e ensinar como prevení-las.
Os principais fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças do coração são: hipertensão, tabagismo, colesterol e triglicérides elevados, diabetes, obesidade, sedentarismo e histórico familiar. E o risco é ainda maior quando apresenta mais de um fator de risco.
Então, a melhor forma de prevenir ou adiar ao máximo o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável e nisso, a alimentação tem um papel importantíssimo.
Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre os alimentos "amigos" do seu coração.
Azeite de oliva - rico em ácidos graxos monoinsaturados, o consumo moderado de azeite ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis do HDL (o colesterol bom).
Peixe - os peixes são fonte de ômega 3 e auxiliam na redução da pressão arterial, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. Os peixes de águas salgadas e frias são os que contêm maior quantidade de ômega 3 como por exemplo: salmão, sardinha, atum, bacalhau.
Além do peixe, o ômega 3 também pode ser encontrado nas oleaginosas como: nozes, castanhas.
Vinho tinto - os flavonóides presentes no vinho têm ação antioxidante, evitam a formação de coágulos e contribuem na redução da pressão arterial. O resveratrol aumenta os níveis do colesterol bom e por isso, contribui ainda mais para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.
Soja - o consumo regular de soja ajuda diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentam a concentração de HDL (colesterol bom). Atuando sobre os níveis de colesterol, a soja também é uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares.
Ervas - em especial o coentro e o açafrão que têm ação antioxidante e auxiliam na prevenção contra as doenças cardiovasculares.
As doenças cardiovasculares são apontadas como a principal causa de morte no Brasil, e cuidar bem do seu coração é essencial para ter uma vida longa e saudável.
Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista
0 comentários:
Postar um comentário