RSS

Hipotireoidismo: a doença que parou Ronaldo Fenômeno

Nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, Ronaldo Fenômenoanunciou sua despedida dos gramados. Com a camisa da Seleção Brasileira, Ronaldo Fenômeno é o segundo maior artilheiro, tendo marcado 62 gols e ficando atrás apenas de Pelé. Além disso, ele disputou quatro Copas do Mundo e conquistou duas, sendo o maior artilheiro da história da competição. O jogador revelou que sofre de hipotireoidismo e culpou as constantes dores no corpo para antecipar o adeus, que deveria acontecer apenas no final do ano.

Glândula Tireoide e o Hipotireoidismo
Hipotireoidismo: doença que parou Ronaldo FenômenoDe origem endodérmica, a glândula tireoide localiza-se na região do pescoço, à frente da laringe. Trata-se de uma glândula endócrina e, portanto, lança sua secreção (denominada hormônio) na corrente sanguínea.
tireoide produz os hormônios T3 e T4,  ou simplesmente tiroxina, cuja função é estimular a utilização de glicose como fonte de energia; dessa forma, a glândula tireoide estimula o metabolismo celular.
A produção desses hormônios depende do mineral iodo. Quando há uma carência desse mineral na alimentação (o iodo é encontrado no sal, no bacalhau, no atum e outros frutos do mar, além de ovos e leite), a glândula tireoide aumenta de tamanho e forma um papo no pescoço, tecnicamente conhecido como bócio endêmico.
Quando a tireoide reduz a produção de tiroxina temos o quadro do hipotireoidismo, que se caracteriza por aumento de peso, cansaço, intolerância ao frio, unhas finas e quebradiças,  lentidão de movimentos, dentre outros sintomas. Por outro lado, a produção excessiva de tiroxina leva ao hipertireoidismo, que se caracteriza por movimentos rápidos, perda de peso, intolerância ao calor, sudorese aumentada,  taquicardia, dentre outros sintomas.
O funcionamento da glândula tireoide depende do hormônio tireotrópico (TSH). Quando a taxa de T3 e de T4 está baixa, ocorre aumento do nível de TSH e quando a taxa de T3 e de T4 está alta, a taxa de TSH reduz.

Fonte:  www.vestibulandoweb.com.br 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Blog do Vestibular disse...

Prezado amigos,

Ficamos felizes pela transcrição do texto de nosso portal.
No entanto, de forma a dar os devidos créditos ao Prof. Evandro, membro do portal VestibulandoWeb, gostaríamos que colocasse o link para a matéria original em sua postagem.

Atenciosamente,
Equipe da VestibulandoWeb
www.vestibulandoweb.com.br
www.vestibularprovaenem.com