RSS

Sofre, meio ambiente!


Agencia EFE

Mancha de petróleo é identificada na 


área de explosão no Golfo do México


Guarda costeira diz que 'não se sabe' de onde provém a mancha.
Governo americano informou que o poço que explodiu não está ativo.


 As autoridades detectaram uma mancha de petróleo na área onde uma plataforma petrolífera registrou uma explosão no Golfo do México nesta quinta-feira (2), disse uma porta-voz da guarda costeira dos Estados Unidos.
Segundo a porta-voz, a mancha é de 1,6 km por 30 metros e "não se sabe" de onde provém exatamente, mas está nos arredores da plataforma acidentada, nas mesmas águas onde ocorre o vazamento da BP.
O governo americano informou que o poço de petróleo da plataforma que explodiu no Golfo do México "não está ativo", mas disse que, caso haja contaminação, os recursos para responder estão prontos.
Barcos tentam apagar incêndio em plataforma de petróleo no golfo do MéxicoBarcos tentam apagar incêndio em plataforma de petróleo no golfo do México (Foto: AP)
O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, deu essas declarações em entrevista coletiva pouco depois que a plataforma Vermilion Oil Rig 380, localizada cerca de 160 quilômetros do litoral da Louisiana, sofreu uma explosão.
Segundo confirmou Gibbs, 13 pessoas saltaram à água e estão a salvo, embora uma delas tenha se ferido. Todos os afetados foram evacuados e deslocados à terra firme.
A plataforma é operada pela Mariner Energy, empresa energética com sede em Houston, no estado americano do Texas, e se encontra a oeste de onde se originou o vazamento de petróleo da BP a partir da explosão que ocorreu em 20 de abril na plataforma Deepwater Horizon.
Um porta-voz da petrolífera, Patrick Cassady, disse à rede de televisão americana "CNN" que "não há informação de nenhum derramamento" e que as causas do acidente ainda são desconhecidas, algo que está sendo investigado.
Mapa mostra o local das duas explosões recentes em plataformas de petróleo no Golfo do México Mapa mostra o local das duas explosões recentes em plataformas de petróleo no Golfo do México (Foto: Ilustração/G1)
"Parece que (os trabalhadores) pararam a produção e foram evacuados", afirmou Cassady, que confirmou que não há operações de perfuração na plataforma e informou que há sete poços petrolíferos ao redor.
De acordo com o porta-voz, a plataforma estava em reforma por conta dos danos ocasionados pelo furacão "Ike", que assolou o Golfo em 2008, e que o fogo parecia provir do noroeste das instalações.
As ações da Mariner Energy tiveram queda de 5% após a explosão da plataforma e as de outra companhia que pretendia comprá-la, a Apache Corporation, de 1,8%.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: