RSS

Amanhã tem Fla X Flu. Conheça um pouco da história desse duelo


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fla-Flu, simplificação de Flamengo x Fluminense, é o termo utilizado no Brasil para a disputa, principalmente no futebol, entre os times cariocas do Clube de Regatas do Flamengo e do Fluminense Football Club. Este evento é um "derby" do futebol brasileiro, também batizado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho, de "O Clássico das Multidões". O clássico bateu o recorde mundial de público de partidas entre clubes: 194.603 espectadores, na final do Campeonato Carioca de 1963, vencida pelo Flamengo com um empate sem gols. É considerado por especialistas em futebol e por grande parte da mídia esportiva como um dos clássicos mais charmosos do mundo.
O primeiro Fla-Flu, em 7 de julho de 1912, já deu uma noção do que seria a história deste clássico, pois mesmo o Fluminense tendo perdido nove titulares que foram abrir o departamento de futebol de seu rival, ganhou por 3 a 2 (primeiro gol da história do Fla-Flu, de E. Calvert, do Fluminense, a um minuto de jogo), marcando desde o início este confronto, como clássico de grandes imprevisibilidades, de futebol alegre e ofensivo, festa de cores das grandes torcidas, praticamente um carnaval fora de época.
No dia 22 de outubro de 1916, o Flamengo vencia o Fluminense por 2 a 1 quando o árbitro R. Davies marcou um pênalti contra o Fluminense. Rienner perdeu. Logo depois, o juiz marcou outro pênalti contra o Fluminense. Sidney cobrou e Marcos de Mendonça defendeu. O juiz mandou cobrar outra vez alegando que não havia apitado. Sidney bateu e novamente Marcos de Mendonça defendeu. O juiz mandou cobrar de novo, agora alegando que jogadores do Fluminense haviam invadido a área. Foi aí que o escritor Coelho Neto e o Delegado de Policia Ataliba Correia Dutra pularam a grade e correram para o campo. Os torcedores também invadiram o gramado.
O regulamento do campeonato dizia que o jogo que fosse paralisada por cinco minutos seria suspenso definitivamente. Como a paralisação propositada foi além dos sete minutos, o jogo foi dado como anulado. Foi a primeira anulação de um jogo de campeonato carioca. No dia 8 de dezembro, no campo do Botafogo, foi realizada uma nova partida. O Fluminense ganhou por 3 a 1.
Em 1925, a Seleção Carioca precisou ser convocada às pressas para disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais e pela dificuldade de se reunir os jogadores dos diversos clubes, optou-se por convocar apenas jogadores de Flamengo e do Fluminense, o que inicialmente causou repúdio popular, com os amantes do futebol referindo-se à aquele time não como Seleção Carioca mas como Combinado Fla-Flu.
Esta Seleção Carioca acabou campeã, o que mudou o sentimento popular em relação a ela. Mário Filho teve então, a capacidade de transformar um nome criado com uma imagem negativa, em nome próprio e marca registrada deste grande clássico conhecida mundialmente, no ano de 1933.
O nome próprio deste clássico, Fla-Flu, foi dado pelo jornalista Mário Filho em 1933, quando procurava recursos para motivar o comparecimento das torcidas ao campeonato da recém criada Liga de Futebol.
O clássico carrega essa fama desde os tempos românticos do futebol carioca e de um modo geral do futebol brasileiro, sendo posteriormente eternizado pelo grande escritordramaturgo e poetabrasileiro Nelson Rodrigues, que disse: O Fla-Flu surgiu quarenta minutos antes do nada.
Após assistir ao Fla-Flu da decisão do Campeonato Carioca de 1969 , o escocês Hugh McIlvanney, correspondente do jornal The Observer, fez o seguinte comentário do jogo, publicado no Jornal do Brasil: "Enorme, esmagador, capaz de transformar em carnaval um espetáculo de futebol, o Maracanã já é uma lenda. A realidade contudo, é muito maior. A memória que em mim, ficará para sempre do Fla-Flu e, mais, do próprio futebol brasileiro, será desta enorme, pungente, feliz experiência humana".
Uma das parcerias econômicas que mais renderam frutos para o desenvolvimento do futebol foi consumada em um Fla-Flu, em meados da década de 1970, quando João Havelange, então presidente da FIFA, levou o presidente de uma multinacional de refrigerantes ainda reticente para associar a imagem de sua empresa a esse esporte para ver o grande clássico. Ao entrar no estádio o presidente desta multinacional tremeu ao ver o colorido e ao ouvir o barulho das duas grandes torcidas, momento em que o torcedor do Fluminense, João Havelange, usou o argumento definitivo para a conclusão da parceria: "-Presidente, isto é o futebol!"
Uma pecularidade aconteceu em 1983 quando o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0 com gol do meia Assis no fim do jogo, ficando dependendo de um tropeço do Bangu - com quem o Fluminense no primeiro jogo do triangular empatou por 1 a 1. O Bangu enfrentaria o Fla no último jogo do campeonato. O Flamengo já estava eliminado, porém venceu o jogo por 2 a 0, dando o título ao Flu.
Fla-Flu já foi uma das pontes para a imortalização de jogadores como, do lado rubro-negroLeônidas da SilvaZicoLeandro e Júnior; já pelo lado tricolorRivellinoTelê SantanaWashington, eCastilho. Outros também brilharam por ambas as equipes, como Doval e Renato Gaúcho.
Ainda neste clássico encontraremos referências a grandes jogadores como ÉzioAssisRomárioSávioGérsonRomeritoEdinho e Nunes, entre outros jogadores importantes.
Em 2009, foi realizado o primeiro confronto entre Flamengo e Fluminense válido por uma competição internacional oficial. Na Copa Sul-americana, os times se enfrentaram logo na primeira fase em jogos de ida e volta, com os dois jogos sendo realizados no Maracanã. O primeiro jogo, com mando do Fluminense, terminou 0 a 0, e o segundo confronto também acabou empatado, desta vez em 1 a 1, gols de Roni, para o Fluminense e Denis Marques, para o Flamengo. Pela regra do gol fora de casa o Fluminense se classificou para a próxima fase e terminou a competiação como vice-campeão, perdendo a final para a LDU, do Equador.
Mesmo em tempos onde o futebol carioca passou por maus momentos, as torcidas continuaram a se envolver nesse clássico por seu charme e romantismo.

Estatísticas

Estatísticas
Número de jogos379
Vitórias do Flamengo134
Vitórias do Fluminense121
Empates124
Gols do Flamengo558
Gols do Fluminense515
O Fluminense é o adversário que detém mais vitórias sobre o Flamengo em decisões de campeonato, tendo-se sagrado campeão em 7 ocasiões, que são as edições de 1919193619411969,19731984 e 1995. O Flamengo foi campeão estadual sobre o Fluminense nas edições de 1963,1972 e 1991. Além das finais de campeonatos, em ocasiões que não chegaram a disputar diretamente o título, o Fluminense foi campeão e o Flamengo vice em 4 ocasiões (192419371938 e 1940), enquanto o Rubro-Negro foi campeão e o Tricolor vice em 7 ocasiões (19151920192519271943 e1953). Além disso, estes dois clubes e mais América e Botafogo terminaram empatados o Campeonato Carioca de 1946, tendo que ser realizada uma fase final entre os 4 clubes em turno e returno, que ficou conhecida como "Supercampeonato", com o Fluminense sendo campeão, o Botafogo vice e o Flamengo terceiro colocado, sendo que dois Fla-Flus foram disputados terminando com os resultados de 1 a 1 e de 4 a 1 com vantagem tricolor. Flamengo e Fluminense também participaram da fase final do Campeonato Carioca de 1985 juntamente com o Bangu, com o Fluminense sendo campeão e o Bangu vice.
Os dois clubes detém 61 títulos estaduais, tendo sido o Fluminense o campeão do século XX no Rio de Janeiro, por ter sido o maior ganhador de títulos estaduais do século passado (28), tendo o rubro-negro igualado o número de títulos em 2008 e ultrapassado o tricolor, chegando ao 31º título em 2009.
A maior goleada do clássico Fla-Flu, foi pelo Torneio Municipal em 10 de junho de 1945, com vitória do Flamengo por 7 a 0.

Última Partida

19 de setembro de 2010Flamengo3 – 3FluminenseEstádio EngenhãoRio de Janeiro
Campeonato BrasileiroDeivid Gol marcado aos 22 minutos de jogo 22'
David Gol marcado aos 39 minutos de jogo 39'
Renato Abreu Gol marcado aos 66 minutos de jogo 66'
FonteLeandro Euzébio Gol marcado aos 8 minutos de jogo 8'
Rodriguinho Gol marcado aos 63 minutos de jogo 63'Gol marcado aos 72 minutos de jogo 72'
Público: 18 911
Árbitro: Rio de JaneiroRJ Gutemberg de Paula Fonseca


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: