RSS

Partes da redação - a introdução


       A introdução é a primeira parte da redação.
       É nela que o redator vai expressar a concepção geral do seu texto; é ela que vai servir de apresentação das idéias a serem desenvolvidas por ele. Por isso, nela deve conter a idéia do tema e as idéias secundárias oriundas da reflexão ou projeto do texto do redator. No caso da introdução, essas idéias secundárias são os argumentos que nos parágrafos seguintes serão o desenvolvimento geral do texto.
       Exemplo:

Tema: Pesquisas revelam que a quantidade de água potável do planeta tem dias contados.

Água: o ouro do século XXI
       Embora as pesquisas apontem a escassez da água como uma realidade cada vem mais evidente, ainda se vê muito desperdício de água potável e poluição dos seus lençóis em todo o mundo, sem que sejam tomadas as providências necessárias para preservar esse bem precioso

OBS! Note que o redator da introdução primeiramente retoma o tema, recriando-o com certa originalidade, apresentando em seguida os argumentos que justificarão o que ele reafirma ao aceitar o tema como algo coerente.
       Note também que o tópico frasal é a idéia central que dará origem às secundárias, que por sua vez, são apresentadas em seguida e servem de desenvolvimento para o projeto do parágrafo.

DICA! Para o redator encontrar os argumentos, ele pode perguntar por queao tema. Assim ele encontrará as respostas, que serão os seus argumentos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: