RSS

DICAS PARA DAR PALESTRAS


Você tem que dar uma palestra. Você sabe o material que pretende apresentar, mas como você vai fazer isso? Você já viu tantos fala mal: como evitar isso? Essas sugestões foram escritas por um estudantes que têm que dar curto prazo (5 ou 10 minutos) fala sobre um tema que pesquisei, mas que pode nunca ter dado uma palestra antes na universidade.
O tempo é crítico
É extremamente importante não ultrapassar o limite de tempo. Você precisa ser justo com outros palestrantes e ao seu público. Todo mundo odeia um orador que vagueia por muito tempo. É preferível acabar mais cedo do que tarde - um término mais cedo vai deixar mais tempo para a discussão - ou até mesmo deixar a classe terminar público / cedo. Falando sobre tempo: é importante respeitar o horário de sua palestra, palestrante ou professor que chega atrasado para a aula ou palestra é demonstracting falta de respeito por sua audiência
A capacidade de apresentar um argumento convincente em um curto espaço de tempo é muito útil, e seu uso vai muito beyong ciência, assim que você deve tratar este exercício como prática útil para ganhar ou melhorar essa habilidade. Aqui você tem um tempo limitado. Faça cada contagem de pontos.
Texto ou notas?
A maioria das audiências prefere ouvir alguém falar de notas (ou mesmo de memória) a alguém que está lendo um texto preparado, assim você só deve fazer o último caso você tenha ensaiado falando de notas e você realmente achar que é impossível. A grande vantagem das notas é que você tem tempo para fazer contato visual com a sua turma. Isso é muito importante para uma comunicação eficaz.
Ensaie!
Em qualquer caso, você deve ensaiar seu discurso contra o relógio. Ela pode ajudar a ensaiar com um amigo que pode lhe dar conselhos - para uma conversa de 5 minutos ela só vai levar seu amigo 5 minutos para ouvi-la! Ensaiando em voz alta algumas vezes pode fazer uma grande diferença para a versão final de uma conversa: você vai encontrar as frases difíceis e maneiras de evitá-las, e você vai encontrar e aperfeiçoar a forma mais pura e mais convincentes de colocar o seu caso. Se você não treinar, você provavelmente encontrará o professor que impõe o limite de tempo, enquanto você ainda resolver os problemas com a sua introdução.
Comece e termine bem
Muitas pessoas acham útil para aprender por sentença o rote primeira e última parte da conversa. É importante que o seu primeiro poucas sentenças são claras e confiantes e continuar sem parar. Para começar, isso vai fazer você se sentir confiante e seu público se sinta confortável. Além disso, uma vez que você tenha dado o seu público algo para pensar, você pode dar ao luxo de fazer uma pausa - o público vai apreciar o tempo pensando. (Vale lembrar que uma pausa que se sente como idade da pessoa animado falando pode ser realmente apenas um par de segundos para o público.) É útil para lembrar de uma boa linha de fechamento para que o público saiba que você está acabado - ele é um pouco estranho se você parar de falar que o público não tem certeza se você tiver acabado ou não. Se você puder fazer a última linha memorável, você pode dar-lhes uma boa linha para levar.
Idioma:
Qualquer pessoa que tenha dado uma palestra em uma língua que não é de sua língua nativa vai saber o quanto mais difícil é. Por este motivo, falantes nativos de Inglês são sempre muito apoio e, geralmente, impressionado, os alto-falantes cuja língua materna não é o Inglês. Seu pensamento é mais importante para nós que falar o seu.
Tecnologia:
Como mostrar figuras ou tabelas ou outro material que não é fácil colocar em palavras? Existem várias opções:
  • Lousas e quadros são ótimos para isso, mas a arte de explicar alguma coisa enquanto simulataneously desenho no quadro-negro leva um tempo para adquirir. Se tiver tempo antes da palestra para colocar o seu material, então essas são as opções. Se não, então você pode não ter tempo para usá-los efetivamente em uma conversa curta. Lembre-se que eles estão lá, no entanto, se você precisa deles para responder a perguntas.
  • Desenhar / escrever / imprimir em uma folha de papel e segurá-la. Isso funciona bem para pequenos grupos, desde que você não tentar espremer muita informação em uma folha. Depois de ter mostrado isso, você pode passá-lo em torno de pessoas caso de querer olhar para mais detalhes.
  • Apostilas. Dependendo do tamanho da classe, você pode considerar a distribuir cópias de uma única folha de papel. Por isso, você poderia colocar pequenas versões de todas as informações que deseja exibir.Você pode até querer colocar na mesma folha as referências para informações furhter. Não desperdice papel. Primeiro, você não precisa de uma cópia para todos na classe: eles podem compartilhar, e eles provavelmente não todos querem uma cópia para levar para casa. Em segundo lugar, não basta lotes fotocópia de informações possivelmente relevantes e entregá-lo para fora. Seja muito seletivo e limitar-se a uma folha.
  • As despesas gerais. Se houver um retroprojetor na sala onde você vai dar o que falar (há muitas vezes não estão em laboratórios), em seguida, um par de transparências preparadas pode ser útil. Estes não precisam ser impresso à máquina: letra bonita é ótimo. Não se sinta obrigado a utilizar um retroprojetor só porque ele está lá: para uma conversa curta, pode ser uma distração.
  • Powerpoint. Isso não deve ser usado para uma pequena conversa. Para uma longa conversa que envolve animações que são centrais para a explicação , e não apenas de decoração, ou para curtas-metragens e vários arquivos de som, ele pode ser útil. Infelizmente, a maioria dos usuários desta técnica utiliza de maneira incomodativa animações, cores etc, e é mais amplamente utilizado em disciplinas nas quais o meio é relativamente importante em comparação com a mensagem. Por esta razão, o uso de powerpoint provoca desconfiança em muitas disciplinas, incluindo a física.
  • Gravações raramente será usado em uma conversa curta. Se você precisar deles em mais falar, certifique-se que o seu cassete ou fita de vídeo é norteado para a posição correta.
  • As manifestações podem ser muito eficazes, mas são muitas vezes impossível. No entanto, se houver alguma coisa simples (e portátil e seguro!) Que você pode demonstrar, ou deixar que a classe demonstrar, então isso é muito provável para fazer a sua fala mais memorável.
Não deixe que o comprimento dessa discussão de tecnologias de fazê-lo pensar que você deve usá-los. Para uma conversa curta, sua voz será geralmente tudo o que você precisa para fazer uma excelente apresentação.

Gilberto Teixeira, Prof Doutor (FEA / USP)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: