Ceará
O Ceará está localizado na região nordeste, tendo como limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, o Rio Grande do Norte e a Paraíba a leste, Pernambuco a sul e o Piauí a oeste. É um estado que possui grandes potencialidades turísticas, atendendo aos mais diversos tipos de turismo, como o cultural, religioso, rural, de aventura e ecoturismo. Além disso, destaca-se na economia cearense a pecuária (bovinos, suínos, caprinos, eqüinos, aves, asininos, carcinocultura e ovinos). Na Agricultura, destaca-se o cultivo de feijão, milho, arroz, algodão, castanha de caju, cana-de-açúcar, mandioca, mamona, tomate, banana, laranja, entre outros. No Ceará lozaliza-se o Distrito Industrial de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, que é um importante complexo industrial do estado. A indústia cearense atua nas áreas de vestuário, alimentícia, metalúrgica, têxtil, química e calçadista. Outro ponto forte da economia é a mineração (petróleo, gás natural, ferro, água mineral, calcário, argila, magnésio, granito etc), sendo que no município de Santa Quitéria existe a maior reserva de urânio do Brasil. |
Hino Alagoas, Estrela radiosa...[+] | Capital Maceió | Área Total 27.767,661 km² |
Sigla AL | Região Nordeste | População 3.015.912 hab (2005) |
Composto por 102 municípios, Alagoas situa-se a leste da região Nordeste, tendo como limites Pernambuco a norte e noroeste, Sergipe ao sul, Bahia ao sudoeste e oceano Atlântico a leste. Atualmente, a atividade econômica que mais cresce no estado é o turismo, sendo a capital Maceió uma das mais visitadas da região nordeste. Outras atividades que desempenham papel importante na economia de Alagoas são:
- Agricultura: cultivo de produtos como o abacaxi, o côco, a cana-de-açúcar, o feijão, o fumo, a mandioca, o arroz e o milho.
- Pecuária: criações de eqüinos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.
- Extrativismo: reservas minerais de sal-gema, gás natural, além do petróleo.
- Indústria: produção de açúcar e álcool, de cimento e processamento de alimentos.
Por muito tempo, a agropecuária foi a principal atividade da economia alagoana, porém hoje representa apenas 10,3% da mesma. Essa redução ocorreu porque o governo na década de 1960 passou a diversificar os investimentos, aplicando na exploração do sal-gema e na produção de petróleo.
Bahia
Hino Nasce o sol a 2 de julho...[+] | Capital Salvador | Área Total 564.692 km² |
Sigla BA | Região Nordeste | População 13.950.146 hab (2005) |
A Bahia é o estado mais populoso da região Nordeste. Situa-se ao sul dessa região e faz divisa com oito estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Piauí ao norte, Minas Gerais e Espírito Santo ao sul, Goiás e Tocantins a Oeste. Ao leste, faz divisa com o Oceano Atlântico. Logo, a Bahia é o estado que mais faz divisa com outras unidades da federação.
Possui uma importante indústria petroquímica e tem a mais extensa faixa litorânea do Brasil, além da maior concentração de números relativos de negros e mulatos do Brasil. Tem grande influência da cultura africana: a música, culinária, religião e o modo de vida de sua população apresentam grande contribuição dos escravos africanos.
Na economia, a Bahia é o sexto estado brasileiro em riqueza, realizando mais da metade das exportações do Nordeste. A economia do estado baseia-se na indústria (química, petroquímica, informática e automobilística), agropecuária (mandioca, feijão, cacau e coco), mineração, turismo e nos serviços. Em Camaçari, próximo a Salvador, localiza-se um importante Pólo petroquímico e um complexo industrial da Ford Motor Company
Fonte: www.sogeografia.com.br
0 comentários:
Postar um comentário