RSS

Dá-lhe! Brasil fica fora do 'top 100' das universidades de maior reputação


A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, obteve a pontuação máxima no ranking das melhores universidades em reputação do mundo divulgado nesta quinta-feira (10) pela Times Higher Education (THE), instituição baseada em Londres. O ranking foi montado a partir de  uma pesquisa somente para convidados de mais de 13 mil professores de 131 países do mundo e reforça a posição dominante das instituições dos EUA e consagra boa reputação de universidades do Reino Unido e do Japão. O índice faz parte do ranking das melhores universidades do mundo divulgado pela THE em setembro do ano passado.
O Brasil não tem nenhuma instituição entre as 100 melhores. Rússia (Universidade Lomonosov de Moscou), China (universidades Tsinghua, Pequim e Hong Kong) e Cingapura e Hong Kong também aparece com instituições entre as 50 melhores do ranking. No grupo entre as posições 51º e 100º aparecem universidades de países emergentes como a Universidade de Seul, na Coreia do Sul; Universidade de Taiwan e o Instituto de Ciência da Índia.
Veja as 10 primeiras universidades no ranking  de melhor reputação
PosiçãoInstituiçãoPaísPontuação
1º)Universidade de HarvardEUA100,0
2º)Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)EUA85,0
3º)Universidade de CambridgeReino Unido80,7
4º)Universidade da Califórnia - BerkeleyEUA74,7
5º)Universidade de StanfordEUA71,5
6º)Universidade de OxfordReino Unido68,6
7º)Universidade de PrincetonEUA36,6
8º)Universidade de TóquioJapão33,2
9º)Universidade de YaleEUA28,3
10º)Insitituto da Tecnologia da CalifórniaEUA23,5

Fonte: Times Higher Education, Top Universities by Reputation 2011
A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos. Harvard obteve 100 pontos. As outras cinco melhores classificadas foram Instituto de Tecnologia de Massachusetts; Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade da Califórnia, em Berkeley; Universidade de Stanford University e Universidade de Oxford (Reino Unido).
Simon Pratt, gerente de projeto da pesquisa, disse que os dados "mostram uma diferença significativa no pé reputação dos seis primeiros, com uma queda no número de respostas abaixo desse nível".
Fonte: G1.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: