RSS

ACNE, COMO TRATAR?

O que é acne


Acne. Se você é adolescente, não vê a hora de se livrar dela. Se você for um adulto, não acredita que ela voltou. Felizmente, as melhorias nos tratamentos contra a acne nas últimas duas décadas significam que você não tem mais que conviver com ela. 

Você possui centenas de células de óleo na pele do seu rosto, peito e costas. Na verdade, existem mais de 2 mil glândulas de óleo por 6,45 cm2 na parte central do seu rosto. Estas glândulas servem para lubrificar a pele produzindo óleo ou sebo. O óleo das glândulas fluem através de dutos finos ou folículos na superfície da pele.



Às vezes, estes dutos de óleo ficam entupidos com sebo, bactérias e células epiteliais mortas que cobrem o revestimento do duto. Isso é a acne. Neste artigo, você aprenderá sobre a acne: as causas, as curas e a prevenção. Primeiramente, vamos dar uma olhada numa visão geral sobre a condição.

Definição

Acne é um problema da pele cuja aparição varia de pequenos calombos a pústulas e grandes cistos. Acne é tão comum que 80% da população terá alguma forma dela em algum momento da vida.

Causas

Apesar de haver várias teorias sobre o que causa as acnes, as autoridades geralmente acreditam que a acne é um sub-produto de alterações hormonais durante a puberdade. A produção de hormônios (particularmente o hormônio masculino, testosterona) aumenta e estimula as glândulas sebáceas da pele a produzirem sebo (uma secreção oleosa). A maioria do excesso de óleo produzido por estas glândulas deixa a pele através dos folículos capilares. Às vezes, o óleo entope estes tubos e cria comedones (folículos capilares bloqueados). Os comedones são o que formam os inchaços na acne.

Se os comedones estiverem abertos na superfície da pele, são chamados de comedão. Eles contêm sebo das glândulas sebáceas, bactérias e qualquer tecido da pele que se acumula perto da superfície. Os comedones que estão fechados na superfície são chamados de milio. Os folículos entupidos podem se romper internamente, resultando em uma descarga de seus conteúdos nos tecidos ao redor. Este processo inicia uma resposta inflamatória que estabelece o estágio da acne.


O papel da bactéria na acne não está claro. A bactéria pode agir causando reações químicas no líquido sebáceo, levando à liberação de componentes muito irritantes chamados de ácidos graxos. Isto, por sua vez, pode causar inflamação que aumenta a suscetibilidade à infecção.

As autoridades discordam sobre o papel da dieta na acne. A alteração na dieta não cura a acne e nem decorre de reações alérgicas a um alimento específico. Entretanto, alguns casos de acne parecem melhorar após a eliminação de determinados alimentos, particularmente chocolates e gorduras.

A acne em adultos também é comum. Abaixo estão alguns dos fatores de risco.
  • Hormônios. Gravidez, alterações durante o ciclo menstrual, menopausa e pílulas anticoncepcionais podem causar flutuações nos níveis de hormônio e subseqüentes aparições de acne nas mulheres. Em algumas mulheres, contraceptivos de baixa dose melhoram a acne, em outras eles pioram. Se você possui acne junto com irregularidades menstruais, pode desejar consultar um médico e verificar os níveis de hormônio anormais, que devem ser responsáveis pelos dois.

  • Estresse. Os dermatologistas concordam que os altos níveis de estresse podem afetar os níveis hormonais, que podem acionar as aparições da acne.

  • Cosméticos. Usar maquiagem oleosa pode entupir os poros e causar acne.

  • Exposição ocupacional. Se você é mecânico ou fica perto da fritadeira na loja de fast-food, seu rosto pode ser atacado pelos óleos, que podem causar acne. Vários elementos químicos no local de trabalho também podem causar a acne.

  • Alguns medicamentos. Alguns medicamentos como a Dilantina (utilizado para tratar a epilepsia) e lítio (utilizado para tratar distúrbios bipolares), podem causar a acne.

Sintomas

A acne causa inchaços elevados, mais frequentemente na face, pescoço, costas, peito e ombros. Em casos graves, pode haver bolsas cheias de pus que se abrem e descarregam um líquido. Sensibilidade, dor e coceira podem acompanhar os inchaços. Estes sintomas podem ser acne ou podem indicar outras reações da pele aos cosméticos ou medicamentos.

Uma vez que a puberdade tem um papel importante no desenvolvimento da acne, o problema geralmente aparece durante a adolescência. Entretanto, elas podem se estender até os 25 anos de idade ou mais, particularmente nas mulheres. Apesar da acne não ameaçar a vida, pode ser um problema. Se não for tratada, suas lesões podem deixar cicatrizes de espinhas permanentes.

Tratamento

A acne não tem prevenção e nem cura, mas existem vários tratamentos. 

Não arranque ou esprema as espinhas, uma vez que pode resultar em mais inflamação e cicatrizes. Também o risco de infecção é aumentado.

Alguns medicamentos para acne sem receita, particularmente loções ou cremes que contêm peróxido de benzoil, pode ajudar a pele com problemas. Entretanto, a maioria destes preparados tendem a secar a pele se as instruções do fabricante não forem seguidas cuidadosamente.

Para a acne persistente, um médico pode prescrever um preparado de antibiótico que pode ser aplicado na superfície da pele ou um antibiótico oral, como a tetraciclina ou eritromicina. Estes antibióticos agem suprimindo o crescimento das bactérias, que pode ser um fator na piora da acne.

Outro medicamento, a tretinoína (ácido vitamina A), reduziu a acne em mais de 50% das pessoas que o experimentaram. Este medicamento pode ser tomado independentemente ou em combinação com um antibiótico e deve ser utilizado sob a supervisão de um médico.

Um medicamento mais novo, a isotretinoína, está relacionada à tretinoína e é utilizado para tratar a acne cística grave. Geralmente não é receitada, entretanto, a menos que todos os outros tratamentos contra acne tenham falhado. Este medicamento funciona suprimindo temporariamente a produção das secreções das glândulas sebáceas. É importante observar que este medicamento pode ter vários efeitos colaterais e nunca deve ser utilizado sem o conhecimento e supervisão de um médico experiente. Além disso, a isotretinoína não deve ser utilizada por qualquer mulher que está, que possa estar ou que pretende ficar grávida. A utilização deste medicamento em qualquer quantidade por pequenos períodos durante a gravidez está associado com risco extremamente altos de anormalidades fetais e aborto espontâneo.

Como você pode ver, a acne é um problema que quase todo mundo tem que encarar. E enquanto você não consegue derrotar a genética, existem alguns passos que você pode fazer para ajudar a reduzir a probabilidade delas aparecerem. Na próxima seção, você aprenderá algumas dicas para manter as marcas.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve consultar um médico ou outro provedor de saúde.

Evitando a acne

A maneira mais fácil de se livrar da acne é ter certeza que você não a desenvolva em primeiro lugar. Aqui estão algumas dicas para manter sua pele saudável.

Lave adequadamente. Lave o rosto somente uma ou duas vezes ao dia. Para a delicada pele do rosto, utilize um sabão com o rótulo "leve" ou "para pele sensível". Esfregue levemente com a ponta dos dedos e água morna, não utilize esponja. Se a sua pele é oleosa, tente utilizar um sabão que contenha peróxido de benzoil devido às suas propriedades secantes. 

Cuidado com produtos oleosos. Isso serve para pomadas oleosas no cabelo, hidratantes muito oleosos e até mesmo limpadores oleosos como creme frio. 

Antes da massagem facial. As massagens faciais, particularmente aquelas aplicadas por esteticistas entusiasmadas que não aprenderam como lidar com peles propensas à acne, pode causar mais danos que benefícios. 

As maquiagens com base em água são menos propensas a causarem a acne do que as com base em óleo.
�2006 Publications International, Ltd.
As maquiagens com base em água são menos propensas a causarem a acne do que as com base em óleo


Use maquiagem com base em água.Verifique o rótulo para ter certeza se a maquiagem tem base em água ou óleo. Se o rótulo não estiver claro, use esta diretriz: se a maquiagem se separa em água e pós quando em repouso, tem base em água se permanecer misturada, tem base em óleo. Melhor ainda, utilize blush em pó compactado ou solto ao invés de líquido. A maquiagem do olho e o batom tudo bem, porque você geralmente não tem acne nestas áreas. 
  
Não coloque as mãos no queixo. Tente não tocar seu rosto. Causa trauma na acne, do mesmo jeito que arrancar a espinha. Bandas para suor apertadas e as tiras de queixo dos capacetes de beiseboll e equipamentos de esporte têm o mesmo efeito. 

Evite o sol. Muito sol pode levar a câncer de pele e envelhecimento precoce. Proteja sua pele sem promover mais acne utilizando um protetor solar sem óleo que possui fator de proteção solar (FPS) 15 ou maior. Infelizmente, vários protetores solar a prova d`água podem obstruir as glândulas de óleo se utilizados no rosto; então, se você suar muito ou planeja nadar, terá que ficar com a versão sem óleo mas não se esqueça de reaplicar com freqüência (como recomendado no rótulo). 

Não se preocupe com a dieta. Não se conseguiu comprovar que chocolate, comidas gordurosas, nozes e outros alimentos tenham algo a ver com a acne nos adolescentes. Claro, se você perceber uma correlação entre algo que você come e a erupção de espinhas, deve tentar evitar esse alimento. 

Cuidado com o iodo. Este conselho ainda é controverso, mas alguns médicos acreditam que os altos níveis de iodo, encontrados em várias vitaminas e no sal iodado, podem propiciar a acne. 

Claro que não importa quanto você seja cuidadoso, a maioria de nós terá espinhas ocasionais. Na próxima seção, ofereceremos algumas dicas para tratar a acne.

Glossário sobre a acneA maioria de nós pensa em espinhas quando falamos de acne. Nós não nos incomodamos com a diferença destes pontos que vemos na nossa face. Mas os dermatologistas classificaram as espinhas em algumas categorias. Comedo (plural comedones). Um duto de óleo entupido com óleo, células epiteliais mortas e bactéria. Milio. Um comedo fechado ou um comedo com cobertura de pele. Parece um pequeno caroço branco. Comedão. Um comedo aberto ou que não possui pele cobrindo ele. Parece preto não porque possui sujeira como se acredita, mas porque o material foi exposto ao oxigênio. Pápula. Um comedo rompido no qual existe uma inflamação e uma infecção secundária. Parece uma pequena elevação vermelha e endurecida. Pústula. Um comedo rompido no qual existe uma inflamação e uma infecção secundária. Ao contrário da pápula, a pústula tem mais pus perto da superfície, apresentando aquele centro amarelo. Nódulo (às vezes chamado de Cisto). Um comedo estourado que é geralmente maior, mais profundo e mais doloroso que uma pústula e mais propenso a resultar em cicatriz. Este tipo de lesão marca a forma mais grave de acne. 

Tratamento da acne

Se o seu rosto está cheio de espinhas, a batalha não está perdida. O cuidado com a sua pele após a acne é tão importante quanto as medidas preventivas.
Não prejudique. Não arranque, esprema, esfregue ou manipule de qualquer outra forma as espinhas, ao fazer isso você pode espalhar as bactérias e aumentar o risco de cicatrizes. O topo do poro é como um balão. Você pode estourá-la, mas abaixo da superfície, o sebo, a bactéria e células epiteliais podem ser forçadas para os tecidos adjacentes, causando inflamação. 


Use peróxido de benzoil. Uma grande quantidade de produtos contém esse ingrediente, que ajuda a quebrar a ligação das células epiteliais mortas, das bactérias e do óleo nos poros e acaba com as bactérias também. Comece com a concentração mais baixa uma loção ou gel a 2,5% ou 5% uma vez ao dia. Após uma semana, aumente para duas vezes ao dia, de manhã e a noite, se não irritar sua pele. Se a sua acne não melhorar em 4 ou 6 semanas, use uma loção ou gel com 10% e, se necessário, duas vezes ao dia. Aumente gradualmente, especialmente se você tiver pele sensível, porque quanto mais alta a concentração, mais irritante ela será. Se ressecar muito a sua pele, aplique um hidratante também (num período diferente do dia ou após aplicar o peróxido de benzoil). 

Experimente um dos produtos sem receita. Outros produtos para acne contêm enxofre ou resorcinol, que ajudam a desobstruir as glândulas de gordura irritando a pele. A maioria dos dermatologistas acreditam que o peróxido de benzoil é o ingrediente anti-acne mais eficiente disponível sem receita. 

Aplique os produtos sem receita para prevenção também. Use o medicamento para acne não só para as espinhas que já se formaram, mas também nas áreas sem acne e que são propensas. Isto pode incluir todo o rosto (evite os lábios e olhos), costas e peito. 

Dê um descanso para seu rosto. Você não consegue acabar com as espinhas com água quente e uma esponja áspera. Lavar só remove o óleo da superfície da pele e não dos dutos entupidos. Os adultos podem sofrer de acne e de pele seca. Na verdade, se você for muito agressivo com relação à limpeza, você pode muito bem acabar com pele sensível, seca ou irritada no rosto. 
  
Não faça esfoliação no rosto. Esfoliar quer dizer remover a camada de cobertura das células epiteliais mortas utilizando uma esponja grossa, bucha ou produto específico. Mas a pele com acne já está irritada e esfregar pode piorar as coisas. Não use escovas, esponjas grossas ou panos, limpadores com grânulos ou cascas de nozes ou qualquer outra coisa dessa natureza na pele delicada do rosto. Para as costas e peito, onde a pele é menos sensível, você pode experimentar uma das esponjas para acne com um sabão com peróxido de benzoil.

Apesar de todo mundo já ter tido espinhas em algum momento da vida, um vermelhão ainda pode fazer você querer esconder seu rosto do público. Pelo menos você tem um melhor entendimento agora sobre de onde a acne vem e as etapas para tratar e evitá-la.

Acne RosáceaSe você tem mais de 40 e, de repente, desenvolve acne grave, pode estar sofrendo de acne rosácea, que é diferente da acne comum. Como notar a diferença?

Acne rosácea é caracterizada pela vermelhidão, inflamação (inchaço) e vasos sangüíneos dilatados. Mais dicas: você não tem nenhum comedão, a acne está localizada na parte central do seu rosto (nariz e bochechas) e muitas pústulas (espinhas com pus). Você tem mais chance de sofrer deste tipo de acne se tiver pele clara.

A acne rosácea pode ser tratada com um creme medicinal receitado por um dermatologista. Você também deve evitar o sol, a exposição pode piorar o problema. Determinados alimentos, como aqueles condimentados ou quentes, também podem piorar a rosácea.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: