RSS

Dicas para prevenir as rugas.

Pele firme ou enrugada? A escolha é sua!
Um dos parâmetros da nova classificação da Dra. Baumann em 16 Tipos de Pele avalia se a pele tende a ser enrugada ou firme. Os fatores genéticos influenciam nesse parâmetro e em como envelhecemos, mas não há dúvidas de que os fatores externos como estilo de vida, hábitos como tomar sol, tabagismo e estresse têm um papel fundamental no envelhecimento da pele.  Por isso, consideramos que a escolha de seus hábitos de vida pode modificar a tendência que sua pele tem ao envelhecimento. Mesmo que você tenha tendência a ter a pele enrugada, os cuidados poderão evitar o envelhecimento e as rugas.
A epiderme e a derme são camadas da pele. Na derme é onde surgem as alterações que levam ao aparecimento de vincos, sulcos e rugas. Essas alterações são devido a alteração de três importantes componentes: colágeno, elastina e ácido hialurônico.
- Colágeno: responsável pela estrutura da pele
- Elastina: responsável pela elasticidade.
-Ácido hialurônico : atrai a água, dando volume e hidratação
Quando envelhecemos, todos esses componentes diminuem. A mulher perceberá esse efeito principalmente  nos 5 anos após a menopausa, quando o colágeno pode diminuir mais que 30 por cento.
Existem maneiras de prevenir que esse processo ocorra mais lentamente:
- evitar influências externas que degradem a estrutura da sua derme, como exposição solar crônica, fumo e dieta pobre e desequilibrada.
- adicionar antioxidantes na sua dieta e também em creme, gel ou loção para uso tópico. Os mais comuns são as vitaminas A e C, o licopeno, o chá verde e a coenzima Q10.
- ajude a estimular a produção do seu próprio colágeno e a eliminar as células mortas que prejudicam a absorção dos seruns e loções, isso pode ser feito com produtos de limpeza ou com sabonetes que contenham ácido glicólico ou alfahidróxiácidos. Também utilize retinóides, vitamina C e peptídios de cobre.
-  beba muita água todos os dias.
Para quem já tem rugas, a melhor opção é o tratamento com a toxina botulínica e com os preenchedores com ácido hialurônico e com os estimuladores do colágeno como o ácido L-poliláctico.
Fonte: Essas informações são baseadas no livro da Dra. Leslie Baumann “The Skin Type Solution” que classifica a pele em 16 Tipos. Breve o livro  estará disponível em português com o título “A Solução para os Tipos de Pele”, pela editora Campus Elsevier 
Dra. Érica Monteiro-Dermatologista

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: