RSS

História da música POP


Música pop (Abreviatura da palavra Popular) é um gênero musical que não apresenta um ritmo específico, mas um sistema de valores que envolve espetáculo no palco, moda visual e empatia entre o público juvenil. É um tipo de música que alcança um alto número de vendas e/ou execuções. A música pop tem como marca a apreciação por parte de todo tipo de público. Os artistas que se dedicam a compor canções no estilo pop têm como principal objetivo a sua audiência e o seu sucesso comercial, muitas vezes cantando em diversos gêneros musicai

Anos 1930 e 1940

Surgem estilos que influenciariam mais tarde o desenvolvimento do Pop, incluem o Blues (vindo de Chicago), e da Country Music (vinda do Tennessee), que se fundiram para criar o Rock and Roll.


Anos 1950

Os primeiros artístas da música Pop incluem Bing CrosbyFrank SinatraDean MartinBobby Darin, e Peggy Lee, outros artístas como Bill Haley and his CometsFats Domino,Little RichardChuck BerryJerry Lee LewisElvis PresleyEddie CochranGene VincentCarl Perkins e grupos Doo Wop (grupos vocais sem instrumentos, podem ser comparados às boy bands de atualmente. Eram bandas em que era usado somente a voz, sem instrumentos.) se tornam populares entre a geração mais jovem.


Anos 1960

Bob Dylan - Poeta, Ator, Escritor, Disc Jockey e Cantor deFolkRockBlues eCountry.
Músicos Pop de sucesso incluem os BeatlesCarole KingNeil DiamondBurt BacharachDion DiMucciThe Four Seasons, o Surf Rock e o Rock Instruemental de The Ventures e The Shadows, surgimento da Soul Music e do Funk, com artistas como James BrownIke & TinaAretha FranklinIsley BrothersRay CharlesStevie WonderThe TemptationsThe MarvelettesThe Four TopsThe SupremesMarvin GayeBob DylanSimon and GarfunkelRoy Orbinson. Também a dupla Sonny & Cher, que durante o verãode 1965, gravaram e lançaram o álbum Look At Us. A música escolhida para divulgar o álbum, I Got You Babe, virou uma assustadora febre entre os adolescentes, alcançando o primeiro lugar nos charts americanos e britânicos e transformando a dupla em um dos ícones máximos da cultura hippie...


Anos 1970

A proliferação de novos sons vindos da disco e dos Bee Gees, o piano-based pop de Billy Joel e Elton John, os estilismos country dos Eagles, e o rock influênciado pop de Rod StewartSteely Dan, e Fleetwood MacABBABee Gees (graças ao sucesso do filme Os Embalos de Sábado à noite estrelado por John Travolta) e os irmãos The Jacksons foram influentes na cena da música pop dos anos 1970. Na Europa as pistas de dança ferviam com a chegada do europop; já na américa, "Grease - Nos Tempos da Brilhantina, estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John foi considerado o maior musical da história do cinema, em 1978 transformou John e Olivia em referências do movimento discoteque, o que permanece até os dias de hoje. Cher conquistou três lideranças na parada da Billboard, com os hits mundialmente conhecidos Gypsies, Tramps & Thieves, Half-Breed e Dark Lady. Michael Jackson, dos Jackson 5 e depois The Jacksons lança seu primeiro álbum em carreira solo adulta Off The Wall (1979) que se torna um dos álbuns de black music mais vendido de todos os tempos.


Anos 1980

Michael Jackson - o "Rei do Pop".
Notáveis destaques para a música Pop nos anos 80 são o lançamento do segundo e terceiro álbuns de Michael JacksonThriller, que se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos, conta com seus maiores sucessos como Billie Jean (com essa música que era realizado seu passo de dança mais famoso, o Moonwalk), Beat It e a canção Thriller, que conta com o videoclipe mais revolucionário da história (anos depois a MTV nomeou-o como o Melhor Videoclipe da história). E em 1987, Michael lançou Bad, que por muitos anos foi o segundo álbum mais vendido da história. Atualmente ainda continua entre os mais vendidos. Tal álbum é o 1º a conseguir 5 músicas em 1º lugar na Billboard Hot 100. Destaques para canções como: BadThe Way You Make Me FeelMan in the Mirror e Smooth Criminal. Foi para a divulgação desse ultimo álbum que Jackson realizou a turnê mais lucrativa da década.
Surgimento da New Wave e a grande sensação da época, Madonna; esta foi um dos maiores ícones da década, sendo então a inspiração de vários adolescentes e jovens. Dentre os maiores hits da época se destacam "Everybody", "holiday", "Like A Virgin", "Material Girl", "Dress You Up", "Crazy For You", "True Blue", "La Isla Bonita", "Like A Prayer" entre outros.
Janet Jackson, a irmã mais nova de Michael Jackson dá início a sua carreira com 16 anos em 1982, com a supervisão de seu pai. Mas apenas em 1986, com o álbum Control, Janet triunfa com mais de 14 milhões de cópias mundialmente vendidas. Control é um disco concebido no senso de independência de Janet, com 5 de seus 7 singles do álbum no Top 5 do Hot 100 da Billboard. Em 1989 com o álbum Janet Jackson's Rhythm Nation 1814 Janet firma-se como uma grande vendedora de discos, com mais de 16 milhões de cópias vendidas. De tal álbum, a cantora lançou 8 singles, 7 deles alcançaram o 1º lugar da Billboard Hot 100.
Michael Jackson, considerado o "Artista da Década" e anos posteriores "Artista do Milênio", tornou-se "O Rei", Madonna "A Rainha do Pop". Também notórias as presenças deKylie MinoguePrinceJanet JacksonDuran DuranA-HaDepeche ModeThe PoliceBlondie , Cyndi LauperTears For FearsPaula AbdulWhitney HoustonPhil CollinsCulture Club , George MichaelLaura Pausini e Simply Red.

[editar]
Anos 1990

Thalia - Cantora de Latin American Pop
Os Anos 1990 e o século XXI foram marcados pelo ressurgirmento das têndencias das boy bands (grupos compostos por 5 a 6 garotos vocalistas) e das girl groups (grupos musicais composto de 4 a 5 garotas vocalistas).
Do Reino Unido vieram boybands como Take ThatBlue e Five, e enquanto a Austrália trazia Boys from Oz. E grupos irlandeses durante esse período incluem Boyzone e Westlife. Já as grupos femininos mais conhecidos foram SugababesAll SaintsTLC e Destiny's Child. A mais famosa de todos os grupos foram as Spice Girls, que em três álbuns venderem mais de 55 milhões de álbuns.
Os EUA trouxe New EditionNew Kids on the Block seguido pelos Backstreet BoysHanson e 'N Sync e, na virada do milênio o cantor afro-americanoBrian McKnight e as pop princessesBritney Spears e Christina Aguilera, com aspirantes a nova Madonna como, Jessica Simpson e Mandy Moore.
Mariah Carey lança sua carreira e o mundo conhece seu maior sucesso, Hero. Depois da separação de seu marido,resolve colocar em seus álbuns parcerias com rappers que fizeram bastante sucesso como a canção Fantasy,fórmula seguida por cantoras atuais como Rihanna,Beyoncé,entre outras..
Madonna lança mais 8 álbuns, sendo 3 deles trilas-sonoras (With Honors, de 1994; Evita, de 1996 e Austin Powers: The Spy Who Shagged Me, de 1999 - todos eles tiveram singles lançados) e 2 coletâneas (The Immaculate Collection, de 1990 e Something to Remember, de 1995). Erotica, de 1992, seu álbum mais polêmico, não vendeu muito bem em relaçao aos seus anteriores. Os outros 2 (Bedtime Stories, de 1994; Ray of Light, de 1998) tiveram ótimas vendas.
O cantor Michael Jackson, apesar de se envolver em muitas polêmicas nesta década, abre a década com o sucesso do Album Bad, lançado ainda na década anterior, e lança mais três álbuns:Dangerous (o álbum masculino mais vendido nessa década), o álbum foi puxado pela música carro-chefe Black or White que detém o recorde de Maior Audiência em uma estreia de videoclipes. Depois de Black or White, outros sucessos também foram consagrados como Heal the WorldWill You Be There (canção tema do filme Free Willy), Remember the Time, entre outras. HIStory: Past, Present and Future – Book I (o álbum duplo mais vendido da história e com a maior campanha publicitária da história), contem 2 CDs: No 1º uma seleção de seus maiores sucessos até então, e o disco 2 só há músicas inéditas, como They Don't Care About Us (uma das músicas de Michael mais populares no Brasil, já que seu videoclipe foi gravado em Salvador e no Rio de Janeiro), You Are Not Alone (1ª música a estrear em 1º lugar na Billboard), Earth Song (canção nº 1 na Europa), Scream, com parceria de sua irmã Janet Jackson (videoclipe mais caro da história), Childhood (canção tema do filme Free Willy 2) e notoridade para a última canção do álbum: Smile, sua música favorita. Blood On The Dance Floor (o álbum de remix mais vendido da história. Obviamente todos são muito bem-sucedidos e firmam ainda mais o título de Rei do Pop. Em 1999, Michael Jackson realizou também 2 shows beneficentes: Michael Jackson and Friends: What More Can I Give.
As Spice Girls e os Backstreet boys foram os grupos teens que mais atingiram o bons resultados e posições marcantes da história da Billboard nos anos 90.
Após a morte de Sonny, Cher decide lançar Believe, um álbum voltado para a dance music e dedicado ao ex-marido e parceiro musical. Em um mês, o primeiro single do disco, Believe, alcançou a primeira posição nas rádios em mais de 5 países ao mesmo tempo. Tratava-se de uma música de sucesso! A canção elevou a carreira de Cher a um nível a mais. O álbum seguiu a mesma tendência e vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo, recebendo certificado de 1x Platina nos Estados Unidos e em outros 2 países. Na Europa, Believe permaneceu na primeira posição por duas semanas consecutivas, e por isso é considerada eternamente a Deusa do Pop.


Anos 2000

Britney Spears, que se tornou a cantora mais popular dos anos 2000, apos do sucesso do primeiro album, …Baby One More Time (30 milhões - 1999), lança álbuns como: Oops!… I Did It Again (25 milhões - 2000), Britney (17 milhões - 2001) e In the Zone (12 milhões - 2003). Este último, seu primeiro single foi um dueto com Madonna, denominado Me Against the Music. Britney Spears é considerada a "Princesa do Pop" e a artista que mais vendeu nessa década. Entre 2005 e 2007, fica longe da música por problemas pessoais, mas consegue dar a volta por cima com seus álbunsBlackout e Circus, entre 2007 e 2008, e seus clipes de grande sucessos como Piece Of MeBreak The IceWomanizer e Circus. Como parte de sua volta, realiza uma turnê mundial para a promoção de Circus, denominada The Circus Starring: Britney Spears. No final do ano, Britney lançou mais uma coletania, e lançou o single 3 como carro-chefe, que estreou em #1 no HOT 100 da Billboard.
Christina Aguilera, quando lançou sua carreira, em 1999, foi criticada, como sendo aspirante de Britney Spears, já que o estilo de seu primeiro álbum lembra bastante o de Spears.Seu primeiro álbum emplacou 4 hits Top 5 na parada musical mais importante,a Billboard Hot 100. Em 2001,faz um cover de um clássico dos anos 1970:"Lady Marmalade. Em 2002, Christina lança um álbum, Stripped, muito criticado por sua incrível habilidade vocal ter sido ofuscada por sua imagem de vagabunda criada no primeiro single deste álbum, Dirrty, mas logo, Christina deu a volta por cima, estourando com os sucessos Beautiful e Fighter. Em 2006, muda novamente seu estilo com Back to basics, que desta vez puxa para o pop dos anos 1920, 30 e 40, que também foi muito bem recebido e vendeu cerca de 6 milhoes. Back To Basics foi aclamado pela crítica e elevou o nível de Christina. O álbum estreou em 1º em 15 países e nos Estados Unidos e no Reino Unido. Na cerimônia do Grammy de 2007, Aguilera fatura um prêmio Grammy na categoria Melhor Performance por Ain't No Other Man. A Back to Basiscs Tour foi a turnê feminina mais bem sucedida em 2007, arrecadando 93 milhões de dólares com alguns show cancelados. Em 2008, Aguilera tve seu primeiro filho, Max Liron, fruto do casamento com Jordan Bratman. Nesse mesmo ano, lança sua primeira colêtanea, Keeps Getting Better: A Decade of Hits e alcançou a 9ª posição na Billboard 200 e o primeiro single Keeps Gettin' Better alcançou a 7ª posição na Billboard Hot 100.
Também nessa época, assitiu o crescimento da explosão de Pop Latino com JuanesShakiraJennifer LopezRicky MartinThaliaEnrique Iglesias, e Marc Anthony.
Em 2002 a dupla Sandy & Junior ja com 12 anos de carreira lançam seu primeiro album internacional gravado em inglês, com mais de 17 milhões de discos vendidos e depois de 17 anos de carreira, em 2007 a dupla se separa. A cantora Sandy segue em carreira solo lançando seu album de estréia em 2010 intitulado Manuscrito, a cantora recebeu disco de ouro em apenas duas semanas de lançamento do seu cd.
A banda russa t.A.T.u. composta por duas garotas: Lena Katina e Yulia Volkova, entra para mídia internacional lançando um clipe intitulado All the Things She Said. No videoclipe elas usam uniformes colegiais cantando na chuva e na neve. As duas acabam se beijando atrás de uma vedação com um público do lado de fora as observando. É suposto passar a idéia de que o público está observando duas lésbicas se beijando em uma espécie de jaula. O video acaba com as duas garotas indo para trás do edifício com a chuva parando à medida que elas se afastam, revelando que na verdade os observadores, o povo que estava vendo as garotas são os verdadeiros prisioneiros, prisioneiros da ignorância. O Clipe fez muito sucesso e causou muita polêmica na época. Tempos depois as meninas revelaram que não passava de uma jogada de marketing e que nenhuma das duas são lésbicas de verdade.
Em 2004 surgiu o fenômeno juvenil , o grupo mexicano RBD, que era composto pelos artistas: AnahíAlfonso HerreraDulce MaríaChristopher UckermannMaite Perroni e Christian Chávez. Após o extremo sucesso do álbum Rebelde, a banda alcançou um reconhecimento mundialmente, tendo sucessos no EUA, Brasil, e muitos outros. O grupo mexicano conseguiu uma legião de fãs e diversos prêmios como: "Eu não conseigo viver sem o álbum" por Nuestro Amor, "Mlehor banda" no grammy latino e etc. Após lançamentos de outros albúns(CelestialRebelsEmpezar desde cero…) teve seu término no ínicio do ano de 2009 deixando legados insubstituiveis para seus fãs. Os 6 integrantes continuam fazendo sucesso mesmo após o fim da banda. Atualmente,cada um dos integrantes vem consolidando com a carreira solo,alguns optaram pela carreira musical como Anahi,Christian Chávez,Christopher Uckermann e Dulce Maria. Já Maite Perroni e Alfonso Herrera optaram em seguir somente carreira de atuação,porém Maite Perroni não descarta a possibilidade de gravar um cd solo.
Em 2006Lily Allen, cantora e compositora britânica, antes considerada a "rainha do myspace", lança seu primeiro single de seu primeiro álbum de estúdio (Alright, Still), Smile, com uma musicalidade diferente, maior valorização ás formas vocais das canções e temáticas relacionadas á vida pessoal. Lily Allen inova com seu estilo alternativo e desencadeia uma febre "Indie" entre os jovens de todo o planeta, porém com a musicalidade e o reconhecimento do mundo pop. Seu primeiro albúm vende aproximadamente 3 milhões de cópias no mundo todo. Polêmica e sem papas na língua, Lily Allen lança ainda os singles (do mesmo álbum) Alfie e LDN, este último não muito bem sucedido nos EUA. Em 2008Lily Allen divulga mais duas músicas em seu myspace, "I Could Say" e "I don't Know" (mais tardiamente tendo seu nome alterado pra "The Fear"). Até que, em 2009Lily Allen anuncia o lançamento de seu novo álbum, "It's Not Me, It's You"), lançando mais músicas de renome mundial, como a indicadíssima "The Fear" (single 1# no "100 Hottest Billboard"), a polêmica "Fuck You", em que critica o governo do ex-presidente dos Estados Unidos, George Bush, e "22", além de "It's not fair" e "Who'd have known" (sendo essa segunda uma cópia da música "Shine", do Take ThatLily Allen, começa, em 2009, sua turnê mundial de divulgação de seu segundo álbum, "It's not me, it's you" (este com valor estimado de vendas em 4 milhões de cópias). Em 2010, ganha seu primeiro prêmio "Brit Awards" (festival de premiação mais importante no mundo da música britânica) de "Melhor Artista Solo Feminina", além de ser indicada em mais duas categorias, como "Melhor Artista Internacional Feminina" e "Melhor Single Britânico" ("The Fear"). Atualmente há especulações de que a cantora pretende se aposentar, mas ela nega. Diz que precisa de um tempo fora da mídia e que não vai parar de fazer música, só está investindo em outros projetos.

Em2006, projeta-se mundialmente a inglesa Amy Winehouse, trazendo uma batida calma e reciclada do jazz dos anos 60, ganhando fama pelos hits RehabYou Know I'm No Good e Back to Black, além de sua personalidade forte e seus escândalos. Após dois anos de lançamento de seu segundo álbum de estúdio, ela ganha cinco grammys e depois de um longo período de tramento em clínicas de reabilitação, volta a viver sem os excessos que estragaram parte de sua vida e promete um novo álbum para 2011. Apesar de ter apenas dois álbuns de estúdio lançados, Amy Winehouse tem uma vasta cleção de prêmios musicais e hits nas paradas. Com o hit Rehab; a cantora ganhou grande ascensão, sendo a canção autobiográficadora e narrando a luta dos executivos da gravadora Island para interná-la numa clínica de Reabilitação. O clipe de You Know I'm No Good traz um tipo de sensualidade diferente da abordada por loiras pop como Britney Spears, sendo este um dos maiores sucessos de sua carreira musical. Estima-se que Amy já tenha vendido 12 milhões de cópias de seu álbum Back to Black.

Já Jessica Simpson canta músicas mais romanticas em um estilo Pop Contemporâneo, em 2008 faz músicas no segmento country e chama a atenção de fãs e grandes nomes no estilo como Willie Nelson e Dolly PartonMandy Moore investe na carreira de atriz.
Em 2002 ex-membro do 'N Sync Justin Timberlake lança o seu primeiro álbum solo "Justified". O álbum contou com participações de Timbaland e Janet Jackson. O álbum foi horado com dois prêmiosGrammy Awards, sua Turnê foi uma das mais lucrativas,o álbum vendeu mais de 9 milhões de cópias.Like I Love You, que logo virou Hit, acompanhadas ao sucesso de Like I love you,os singles Cry me a River com Timbaland ,Rock your Body e Señorita. Em 2006, lança incendiando as pistas seu segundo álbum "Future Sex/Love Sounds" em parceria com Timbaland, conhecido como genio doHip-hop,Produziu sete singles até Janeiro de 2008; "SexyBack", "My Love", "What Goes Around…/…Comes Around", "LoveStoned", "Summer Love", "Until the End of Time" e "Chop Me Up". O álbum tornou-se hit mundial, vendendo mais de 8 milhões de cópias. Em 2009 lança mais um hit "Love Sex Magic" com a parceria de Ciara , Lança também outro grande hit "Dead and Gone" com parceria com o rapper T.I. Assim como Britney, Justin é considerado o Príncipe do Pop.
Surge também Pink, que traz em sua música hip-hop mesclado com rock, Beyoncé, trazendo uma Black music pop feita para atingir o mundo todo, e Geri Halliwell primeiro lugar com It's Raining Menem mais de 15 países.
Entre 2002 e 2004 surgem novas estrelas como as rivais Hilary Duff e Lindsay Lohan, que passaram a dominar o pop moderno e foram as maiores revelações pop teen da decada. Ambas com albuns de sucesso, MetamorphosisHilary DuffMost Wanted e Dignity de Hilary e Speak e A Little More Personal (Raw) de Lindsay. As duas garotas, sao as maiores revelações teen da decada.
Também em 2002, junto com o fenômeno do programa de TV American Idol, surgiu a cantora Kelly Clarkson. Aos 22 anos ela conseguiu colocar a música A Moment Like This em primeiro lugar na Billboard, batendo o recorde de maior salto ao primeiro lugar (depois superado pela mesma cantora em 2009 com a música My Life Would Suck Without You), . Porém seu maior êxito foi em2004/2005 com o lançamento do álbum Breakaway e da música Since U Been Gone, arriscando-se para o Pop Rock, conseguiu os maiores sucessos de sua carreira, superando a marca de 12 milhões de cópias vendidas mundialmente. Depois de se arriscar em um som mais pesado no My December, tendo problemas com a gravadora, voltou a ter destaque nos charts em 2009 com o álbum All I Ever Wanted.
Mariah Carey,que estava sumida do cenário musical desde o fracasso de 2001,teve uma volta triunfal com o álbum The Emancipation Of Mimi,que emplacou o maior hit da década de 2000: We Belong Together ,que ficou durante 14 semanas em 1 na Billboard Hot 100 (a 2º música com mais tempo no topo, atrás de outra música dela, One Sweet Day, parceria com o grupo Boyz II Men). Além disso, venceu 2 Grammys Awards, sendo indicada em 10 categorias naquele ano. O triunfo foi tão grande que Mariah foi cotada para abrir a cerimônia, mas Madonna exigiu que fosse ela a responsável pela abertura do Grammy, mesmo sem ser indicada em nenhuma categoria. Mariah então não abriu a premiação, mas realizou a sua melhor performance ao vivo até hoje, cantando um Medley de We Belong Together e a música gospel Fly Like A Bird, sendo aplaudida de pé logo após a apresentação. Em 2008, lançou o álbum E=MC², e o primeiro single, Touch My Body, tornou-se o 18º hit número um da cantora, quebrando o recorde que pertencia a Elvis Presley. No ano seginte, lançou o CD Memoirs of An Imperfect Angel, que já vendeu mais de 300 mil cópias.
Madonna segue sua carreira com álbuns de sucesso como Music (2000), onde lança singles como Music (maior sucesso do álbum), passando 4 semanas nessa posição, American Pie, single também de grande sucesso, e Don't tell me, que levou o grammy de música pop do ano em 2002. Em 2003 lança American Life que contem American LifeDie Another Day, Hollywood e Love profusion como singles, e que sao considerados de muito pouco sucesso para a altura da cantora, pelo fato do cd fazer criticas aos EUA. Para compensar esse "fracasso", a rainha do pop lançaConfessions on a Dance Floor em 2005 que é considerado o melhor de sua carreira. Hung up foi o primeiro e de maior sucesso single do álbum,(na verdade, incrivelmente, com mais de 20 anos de carreira gloriosa, essa música é a de maior sucesso de sua carreira), Sorry é o segundo single, também de grande sucesso, e depois vieram Get together e Jump. Em 2006, Madonna sai em uma turnê mundial considerada pela Billboard a Turnê Feminina Mais Lucrativa de 2006 e até 2008 foi considerada a de Maior Lucro Feminino da História com 193 milhões de dólares em arrecadação por 60 apresentações sendo superada pela sua turnê seguinte, a Sticky & Sweet Tour de 2008, sendo a de Maior Lucro Feminino da História, de Maior Lucro de Artista Solo e a segunda Maior Turnê de Todos os Tempos, com 408 milhões de dólares em arrecadação em 85 apresentações. Hard Candy em 2008, Madonna muda seu estilo, se juntando com grandes nomes atuais. Seu primeiro single foi 4 minutes, com participação de Timbaland e Justin Timberlake, que atinge a posição #3 na Billboard e Give it to me, que conta com a participação de Pharrell Williams. Nesse mesmo ano completa 50 anos de vida e 25 de carreira. Em 2009, Madonna lança o single Celebration, com batida totalmente dançante, com intuito de mostrar que ainda pode dominar as pistas de dança.
Ashlee Simpson(irmã da também cantora Jessica Simpson), que vinha fazendo sucesso, acaba sendo descoberda com playback e passa a ser rejeitada pelos fãs e em 2005 Ashlee lança um novo álbum I am me que vendeu 2,5 milhões de cópias no mundo todo, Ashlee lança em 2008  um novo disco Bittersweet World que vendeu pouco, pois Ashlee foi difamada pela mídia.
Em 2001 Michael Jackson lança Invincible, álbum que marca seus 30 anos de carreira solo e seu último álbum de inéditas lançado em vida, porém com uma divulgação fraca e boicotada por sua gravadora que já vinha com desentendimento com Michael, vendeu cerca de 12 milhões. O 1º e maior single foi You Rock My World, que contou com um video-clipe de 12 minutos. Entre o 2º semestre de 2009 e início de 2010, uma série de 50 shows seria realizada em Londres, na qual seus ingressos se esgotaram em 5 horas, assim o Rei do Pop estabeleceu um novo recorde, o de venda de ingressos mais rápida de uma turnê em uma única cidade. Infelizmente, o Rei do Pop faleceu dia 25 de Junho de 2009 em Los Angeles devido a uma parada cardíacaThis Is It seria o nome da turnê e com o mesmo nome em outubro do mesmo ano foi lançado um filme/documentário com cenas dos ensaios de Michael. Tal filme/documentário é o documentário de show com maior bilheteria da história.
Miley Cyrus, começa fazer sucesso como cantora solo, após ter dois álbuns gravados para a trilha sonora da série Hannah Montana. Suas colegas da Disney ChannelSelena Gomez e Demi Lovatotambém merecem destaque. Rihanna mistura o pop juntamente com o R&B assim como Chris Brown que mescla o pop ao R&B e o Hip-Hop. Ainda há a ascensão de cantoras como Ashley Tisdale eVanessa Hudgens, que fizeram parte do elenco principal do High School Musical. Ashley Lançou singles de enorme sucesso, como Be Good To Me e He Said She Said. Já Vanessa Lançou o Hit Say Ok. Ainda, a cantora Hilary Duff surge com um novo estilo sensual, atingindo os 15 milhões de álbuns vendidos.
O trio de irmãos, Jonas Brothers - semelhante ao Hanson - são uma boy band de estilo Pop Rock, com algumas músicas compostas por eles mesmos. Causaram polêmica por usarem anéis da pureza, que dizem simbolizar virgindade antes do casamento. Têm 4 álbuns em estúdio(It's About Time; Jonas Brothers; A Little Bit Longer e Lines, Vines and Trying Times)e atuaram em Camp Rockfime da Disney, fizeram seu filme em 3D chamado Jonas Brothers the 3D Experience.
Cher, The Farewell Tour
Cher em 2002 deu início a Living Proof: The Farewell Tour, um verdadeiro espetáculo onde, aos 56 anos de idade, fez uma grande retrospectiva de sua carreira, desde o clássico dos anos 1960 I Got You Babe até a estrondosa volta por cima com o megahit Believe e o enorme sucesso de Song for the Lonely, em roupas que deixaram em evidência sua forma física de adolescente. Os shows foram abertos pela cantora Carrie Underwood, o grupo Village People e a eterna amiga Cyndi Lauper, e contaram com a participação especial dos dançarinos do Cirque du Soleil.A turnê ganhou um especial exibido pela NBC, que atraiu um público recorde para ela de mais de 2 milhões de telespectadores e gerou o DVD The Farewell Tour. Em 2008, após três anos de reclusão da mídia, Cher, aos 61 anos de idade, anunciou um contrato com o Caesar’s Palace para se apresentar durante dois anos no teatro Colosseum, em Las Vegas. Cher deu início a maratona de shows no dia 6 de maio de 2008.
Em 2007, Leona Lewis, cantora na qual ganhou uma versão do ídolos da Inglaterra lança seu primeiro álbum, Spirit, que se torna um sucesso comercial, vendendo 7 milhões de cópias. A Moment Like This, o 1º single da cantora é record de vendas na internet, foram feitos 50.000 downloads em apenas 30 minutos. Bleeding Love, o seu 2º single, é #1 em 34 países, batendo vários records. O single também foi eleito no Reino Unido, como a melhor balada de sempre. Better in Time e Run são outros grandes sucessos mundiais. Echo, o seu segundo álbum também estreou em #1 no Reino Unido e já vendeu mais que 1 milhão de exemplares.
Beyoncé com um Black misturado com pop, consegue atingir o sucesso máximo com seus álbuns de sucesso Dangerously in Love (2003) onde emplacou hits como "Crazy in Love", "Baby Boy" e "Naughty Girl", dominando todos os charts da época e levando 5 Grammys em uma só noite, B'Day (2006), que emplacou hits como "Irreplaceable" e Beautiful Liar, mas levando somente 1 Grammy, e atualmente no final de 2008 lançou mundialmente o álbum I Am… Sasha Fierce que diz ser o álbum mais pessoal da cantora. Os primeiros singles "If I Were a Boy" e "Single Ladies (Put a Ring on It)" conseguiram, respectivamente, a colocação de #3 e #1 na Billboard Hot 100. Também foram lançados "Halo", "Diva", "Ego", "Sweet Dreams", "Video Phone" (que ganhou uma versão remixada cantada com Lady Gaga), e "Poison".
Em 2009, a cantora Lady Gaga faz um enorme sucesso com seu estilo diferente e ousado, lança seu primeiro àlbum: The Fame, que teve como singles Just DancePoker Face (ambas alcançaram a 1ª posição na Billboard Hot 100), Love Game e Paparazzi. Dia 23 de novembro do mesmo ano, Lady Gaga lança o segundo álbum, intitulado The Fame Monster, com o primeiro single Bad Romance, alcançando a segunda posição na Billboard Hot 100.
Nos últimos meses de 2009, outra artista que estorou em todo o mundo foi Ke$ha, com seu primeiro single Tik Tok, que permaneceu 8 semanas na primeira posição na Billboard Hot 100. O lançamento oficial do álbum, intitulado Animal, foi na primeira semana de 2010, estreiando na primeira posição na Billboard Top 200. O segundo single é Blah Blah Blah, em parceria com a dupla 3OH!3.
Em 2008, artistas até então desconhecidos fizeram enorme sucesso, sendo assim artistas revelações: Katy Perry, que lançou seu primeiro álbum chamado One of the Boys com os singles que impulsionaram a carreira da cantora, como "I Kissed a Girl" "Hot N Cold" e "Waking Up in Vegas". "Thinking of You" também foi outra música de Perry que fez sucesso no Brasil, devido a presença na trilha sonora de uma novela da Globo. Brooke Hogan também embarca no mundo pop, seguindo os passos de Britney Spears.
Kylie Minogue, traz sua turnê x Tour pela primeira vez à América Latina, passando também pelo Brasil, é lançado o dvd da mesma turnê em maio, obtendo grande sucesso no país.
Nelly Furtado, cantora luso-canadense, que com seu carisma, em toda carreria, cativa novos publicos; sempre variando o estilo de seus CD's. Ela foi uma das poucas artistas que misturaram o genero 'folk' com o 'pop', isso é notável em dois CD's dela: "Whoa, Nelly!"(com influencias de hip hop) e no refinadíssimo "Folklore", que misturam elementos de característica portuguesa. Em 2006 lança o estrondoso "Loose" que foi o álbum mais vendido no período de 20006 à 2007, assim, deixando para trás os CD's das respectivas concorrentes, tais como: BeyoncéAvril LavigneFergieChristina AguileraPinkShakiraRihannaCiara. Todos os singles de seu terceiro album (Loose) tiveram excelentes repercussões nos seus determinados objetivos. Os estrondosos hits "Say It Right" e "Promiscuous" alcançaram top #1 na maior parada musical: Billboard. Outros singles como "All Good Things" e "Maneater", alcançaram top #1 em quase todos os países da Europa simultaneamente. Em 2009, Nelly Furtado lançou o latino, "Mi Plan", que a primeira vista, entrou n topo da lista da Billboard Hot 200 albuns; uma conquista, porque nenhuma cantora canadense fez tamanho feito com um album de qualidade e em espanhol. E seu single carro-chefe,"Manos Al Aire", também atingiu a primeira posição na Billboard Latina, revezando esta posição com o single de Shakira, "She Wolf"(La Loba); perpetuando em primeiro lugar após a queda de "She Wolf"(La Loba).
Christina Aguilera lançou em junho de 2010 seu 4º álbum de estúdio, Bionic. O 1º single foi Not Myself Tonight e rendeu muitas críticas negativas já que com uma sonoridade totalmente diferente do trabalho anterior, o mundo recebeu-o como uma tentativa frustrada de alcançar o 1º lugar dos charts mundiais imitando Lady Gaga. O álbum estreou em #3 nos Estados Unidos e na Austrália. Estreou em #1 no Reino Unido, na Europa. Ainda em 2010, será lançado sua estréia nos cinemas: Burlesque, trazendo a volta de Cher aos cinemas. O Filme será lançado em novembro nos Estados Unidos e em dezembro na Europa.


Anos 2010

Justin Timberlake e Timbaland se juntam novamente e gravam "Carry Out". A música alcança a 9ª posição no top 10 na Billboard Americana.
Lady Gaga continuou lançando sucessos em 2010 e 2009. Em 2009 ela lançou seu albún The Fame, contendo vários singles, como Poker FaceLove Game e Paparazzi Telephone, com participação de BeyoncéAlejandro alcançaram o Top 10 da Billboard Hot 100 e Bad Romance que foi um grande sucesso da cantora. Todos foram singles do The Fame Monster.
Katy Perry lança dois singles de Teenage Dream, "California Gurls", inspirado na música pop dos anos 90. A música, que homenageia a Califórnia, tem a participação de Snoop Dogg e atingiu a primeira posição na Billboard Hot 100 e Canadian Hot 100 e "Teenage Dream". Ascende musicalmente Justin Bieber, que conquista milhares de fãs e bate o recorde de vizualizações de vídeos no youtube, batendo Lady Gaga.
Rihanna, além de ter a maior audiência do ano nos EUA com Rude Boy (154 milhões) segundo o Mediabase, consegue ser a artista com mais músicas número 1 no século XXI, na tabela musicalBillboard Hot 100, com 7 músicas: SOS (Rescue Me) (3 semanas), Umbrella com Jay-Z (7 semanas), Take A Bow (1 semana), Live Your Life com T.I. (7 semanas), Disturbia (2 semanas), Rude Boy(5 semanas) e Love The Way You Lie com Eminem (7 semanas

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: