Concordância Verbal - Aula 01
1. Sujeito Composto
1.1 Sujeito Anteposto
1.1.1 Regra Geral:
Com elementos coordenados, todos de 3ª pessoa = verbo plural.
Exemplo:
Telefone, passagem e luz | custarão | mais caro. |
Elementos coordenados de 3ª pessoa | Verbo no plural | |
1.1.2 Formado de palavras sinônimas
Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.
Exemplo:
Descaso e desprezo | marcou / marcaram | sua administração. |
Palavras sinônimas | Verbo no singular ou plural | |
1.1.3 Formado de palavras em gradação ou enumeração
Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.
Exemplo:
Um mês, um ano, uma década | de ditadura não | calou / calaram | o povo. |
Palavras em gradação ou enumeração | Verbo concordando com o núcleo mais próximo ou no plural | ||
1.1.4 Formado por pessoas gramaticais diferentes.
- { eu + tu + ele } verbo na 1ª p. p.
- { eu + tu } verbo na 1ª p. p.
- { eu + ele } verbo na 1ª p. p.
- { tu + ele } verbo na 2ª ou 3ª p. p.
Eu, tu e ele | voltaremos logo | Tu e ele | voltareis/voltarão logo |
Sujeito composto de pessoas diferentes, com a presença da 1ª p. | verbo na 1ª p.p. | Sujeito composto de pessoas diferentes sem a presença da 1ª p. | verbo na 2ª ou 3ª p.p. |
1.1.5 Seguido de "tudo", "nada", "ninguém", "nenhum", "cada um"
Aposto Resumidor = verbo no singular.
Exemplo:
Desvios, fraudes, roubos, tudo | acontecia | naquele país. |
Núcleo resumido por "tudo" | verbo no singular. | |
1.2 Sujeito proposto
1.2.1 Regra geral
Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.
Exemplo:
Apertaram-lhe | a garganta | a apreensão e o pânico. |
Verbo no plural | Sujeito composto proposto | |
Apertou-lhe | a garganta | a apreensão e o pânico. |
Verbo no singular concordando com o núcleo mais próximo | Sujeito composto proposto | |
1.2.2 Quando a ação for reflexiva = verbo no plural.
Exemplo:
Deram-se | as mãos | virtude e formosura. (Bocage) |
Verbo no plural ação reflexiva | Sujeito composto proposto | |
2. Sujeitos Ligados por
2.1 "Com"
a) Com (= e), atribuindo-se a ação verbal a todos os seus elementos = verbo plural;
Exemplo:
O diretor com os coordenadores do curso elaboraram as ementas.
b) Com (= em companhia de), realçando-se, mediante o verbo, a ação do antecedente = verbo concorda com o antecedente;
O segmento introduzido por "com" fica, em geral, entre vírgulas.
Exemplo:
O diretor, com todos os professores, resolveu alterar as ementas.
2.2 "Nem" = verbo no plural (concordância usual)
Exemplo:
Nem Ana nem Paula são bem-vindas.
2.3 "Ou"
a) quando a ação verbal se referir a todos os elementos do sujeto = verbo no plural.
Exemplo:
Laranja ou mamão fazem bem à saúde.
b) numa retificação = verbo concorda com o último elemento.
Exemplo:
O ladrão ou os ladrões não deixaram vestígio.
c) quando a ação verbal se aplicar a um dos elementos, com exclusão dos demais = verbo no singular.
Exemplo:
João ou Antônio chegará em primeiro lugar.
d) quando os elementos forem sinônimos = verbo no singular.
Exemplo:
A Lingüística ou a Glotologia é uma ciência recente.
2.4 "Não só ..... mas também"; "Tanto ...... quanto"; "Não só ..... como"
= verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.
Exemplo:
Tanto João como Antônio participarm / participou do evento.
2.5 "Como"; "assim como"; "bem como"
= verbo no plural; o segmento introduzido por "como" fica, em geral, entre vírgulas.
Exemplo:
A disciplina, assim como o arrojo, fizeram dele um profissional competente.
3. Sujeito representado por
3.1 "Um e Outro"
= verbo no singular ou plural; se houver reciprocidade, o verbo vai no plural.
Exemplos:
Um e outro já veio / vieram.
Um e outro deram-se as mãos. (reciprocidade)
3.2 "Um ou outro"
= verbo no singular.
Exemplo:
Um ou outro assumirá o cargo de gerente.
3.3 "Nem um, nem outro"
= verbo no singular.
Exemplo:
Nem um, nem outro respondeu à questão.
3.4 "Quem"
= verbo na 3ª pessoa do singular ou concordando com o antecedente.
Exemplo:
Fui | eu | quem | escreveu. |
antecedente | pronome | verbo na 3ª p.s. | |
Fui | eu | quem | escrevi. |
antecedente | pronome | verbo concordando com o antecedente | |
3.5 "Que"
= verbo concorda com o antecedente.
Exemplo:
Fui Foste Foi | eu tu ele | que que que | escrevi. escreveste escreveu |
antecedente | pronome | verbo concordando com o antecedente | |
3.6 Coletivo
= verbo no singular.
Exemplo:
A multidão invadiu o campo depois do jogo.
3.7 "Um dos que"
= verbo no plural (construção dominante) ou no singular.
Exemplo:
Ele foi um dos que mais trabalharam / trabalhou.
3.8 Artigo + Nome Próprio
a) Artigo singular = verbo singular.
b) Artigo plural = verbo plural.
Exemplos:
O Amazonas | é | um grande rio. |
artigo singular | verbo no singular | |
Os Andes | percorrem | a América do Sul. |
artigo plural | verbo no plural | |
Observação:
Se forem títulos de obras, pode ocorrer o singular ou plural.
Exemplo:
Os Sertões glorificou ou glorificaram a literatura brasileira.
3.9 "Alguns", "quantos", "muitos", "quais" + "de nós", "de vós"
= verbo concorda com "nós" e "vós" ou vai para a 3ª p. p.
Exemplos:
Alguns de nós | lemos | o livro. |
verbo concordando com o pronome "nós" | ||
Alguns de nós | leram | o livro. |
verbo vai para a 3ª pessoa do plural. | ||
3.10 "Algum", "qual" + "de nós", "de vós"
= verbo concorda com "algum" e "qual".
Exemplo:
Algum de nós | leu | o livro. |
verbo concordando com "algum" | ||
3.11 "A maioria de", "a maior parte de", "grande número de" + "nome no plural"
= verbo no singular ou no plural.
Exemplo:
A maior parte | dos presentes | se retirou / se retiraram. |
nome no plural | verbo no singular ou no plural | |
3.12 "Mais de", "menos de", "cerca de", "obra de" + numeral
= verbo concordando com o numeral.
Exemplos:
Mais de um aluno se retirou.
Mais de dois alunos se retiraram.
3.13 "Mais de" repetido ou indicando reciprocidade
= verbo no plural.
Exemplos:
Mais de um aluno, mais de um professor estavam presentes.
Mais de um aluno se abraçaram.
4. Com verbos
4.1 verbo + se
4.1.1 Verbo intransitivo + se (= índice de indeterminação do sujeito)
= verbo no singular.
Exemplo:
? | Riu-se muito. | |
sujeito indeterminado | verbo intransitivo + se (índice de indeterminação do sujeito) | |
4.1.2 Verbo transitivo indireto + se (índice de indeterminação do sujeito)
= verbo no singular.
Exemplo:
? | Precisa-se | de ferramentas. |
sujeito indeterminado | verbo transitivo indireto + se (índice de indeterminação do sujeito) | objeto indireto |
4.1.3 Verbo transitivo direto +se (pronome apassivador)
= verbo concordando com o substantivo (=sujeito).
Observação:
A frase pode ser transformada na voz passiva analítica.
Exemplos:
Cometeram-se os mesmos erros.
(Os mesmos erros foram cometidos).
4.2 Verbos impessoais
4.2.1 Verbos que indicam fenômenos da natureza (= chover, nevar, ventar, amanhecer, etc.)
= verbo no singular.
Exemplo:
Choveu muito ontem.
4.2.2 Verbo haver (= existir)
= verbo no singular.
Exemplo:
Havia muitas cadeiras vazias na sala.
4.2.3 Verbos que fazem referência a tempo (haver, fazer, ir, estar, ser)
= verbo no singular.
Exemplos:
Há cinco meses que não aparece
Faz cinco meses que não aparece
É tarde.
Faz muito calor.
Fará invernos rigorosos.
Observação:
Nas locuções verbais, os verbos impessoais acima referidos transmitem sua impessoalidade ao verbo anterior, chamado de auxiliar.
Exemplos:
Vai fazer cinco anos que...
Pode haver outras alternativas.
4.3 Verbos "dar", "soar" e "bater" + horas
= verbo concorda com as horas (=sujeito).
Exemplos:
Deu | uma hora. |
verbo singular | sujeito singular |
Bateram | duas horas. | |
verbo plural | sujeito plural | |
Observação:
Numa locução verbal, o verbo auxiliar concorda com as horas.
Exemplo:
Iam dar | duas horas. |
locução verbal | sujeito plural |
4.4 Verbos "existir", "acontecer", "faltar", "sobrar", etc. (empregados normalmente com sujeito posposto)
= verbo concorda com o sujeito posposto.
Exemplo:
Existem Faltam Sobram | razões suficientes. razões. razões. |
verbo concorda com o sujeito | sujeito posposto |
Observação:
Numa locução verbal, com verbos dessa natureza, o verbo auxiliar concorda com o sujeito posposto.
Exemplos:
Devem existir razões.
Podem faltar razões.
Devem sobrar razões.
4.5 Verbo "parecer" + outro verbo
a) = "parecer" concorda com o substantivo + outro verbo no infinitivo.
Exemplo:
As estrelas parecem brilhar no céu.
b) = "parecer" na 3ª pessoa do singular + verbo concordando com o substantivo.
Exemplo:
As estrelas parece brilharem no céu.
4.6 Com o verbo "ser"
4.6.1 Sujeito (= "quem", "tudo", "isso", "isto", "aquilo") + verbo ser + substantivo predicativo plural
= verbo no singular ou plural.
Exemplo:
Tudo | são | sonhos | dormidos ou dormentes (Cecília Meireles) |
pronome | verbo plural concordando com o predicativo | predicativo plural | |
Tudo | é | flores no presente |
pronome | verbo singular concordando com o pronome | predicativo |
4.6.2 Sujeito (= pessoa)
= verbo concorda com o sujeito.
Exemplo:
Tito | era | as delícias | de Roma. (apud R. Lima) |
sujeito (pessoa) | verbo singular | predicativo | |
6.3 Sujeito ou predicativo (= pronome pessoal)
= verbo concorda com o pronome.
Exemplo:
Todo eu era olhos e coração. (Machado de Assis)
4.6.4 Sujeito e predicativo (= substantivos comuns)
= verbo concorda com o sujeito ou com o predicativo.
Exemplos:
O tema da aula de hoje foram as figuras femininas da Renascença. (Cyro dos Anjos)
O pessoal da rua Nove era uns privilegiados, como os negros das senzalas. (J. L. do Rego)
4.6.5 "É muito", "é pouco", "é mais de", "é menos de", etc + preço, peso, quantidade
= verbo no singular
Exemplos:
Duas horas é muito.
Dois é bom, três é demais.
4.6.6 Na indicação de datas
= existem três possibilidades de construção:
Hoje são 14 de abril.
Hoje é dia 14 de abril.
Hoje é 14 de abril. (em que o verbo concorda com a idéia implícita de dia)
4.6.7 Na indicação de horas
= verbo concorda com o predicativo (= horas).
Exemplos:
Que horas são?
É uma hora.
São duas horas.
São três horas.
4.6.8 A locução "é que"
= invariável.
Exemplos:
Eu (é que) estudo.
Tu (é que) estudas.
Ele (é que) estuda.
4.7 Com o verbo no infinitivo
A sintetização relativa ao emprego do infinitivo tem dado margem a muitas controvérsias. De acordo com Lima (1972, p. 380):
"Até hoje não foi possível aos gramáticos formular um conjunto de regras fizxas, pelas quais se regesse o emprego de uma e outra forma [flexionada e não-flexionada]. A cada passo infringem os escritores alguns preceitos tidos por definitivos; e isso porque, ao lado das razões de ordem gramatical, e interferindo nelas, alçam-se ao primeiro plano certas condições reclamadas pela clareza, ênfase e harmonia de expressão(Gramática Normativa da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1972) | ||
É por essa razão que o autor fala de "alguns conselhos para o uso do infinitivo".
Seguindo a lição das Gramáticas, apresenta-se aqui um único caso obrigatório de emprego do infinitivo pessoal flexionado:
quando tem sujeito próprio, distinto do sujeito da oração principal. |
Exemplo:
Vi o melhor que pude, sem me faltarem amigos. (Machado de Assis)
De acordo com a advertência de Rocha Lima, essa regra não se aplica ao caso em que o sujeito do infinitivo é um pronome pessoal átono, em uma oração introduzida por um dos cinco verbos: "ver", "ouvir", "deixar", "fazer" e "mandar".
Exemplos:
Viu-os chegar.
(Ele viu que eles chegaram.)
Deixei-os sair.
(Eu deixei que eles saíssem.)
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