RSS

Impressionante! Telescópio Hubble revela detalhes de interação entre supernova e ambiente galáctico



Uma equipe internacional de astrônomos, usando o Telescópio Espacial Hubble, conseguiu estudar com detalhes as interações entre uma supernova, conhecida como 1987A, e o ambiente galáctico que a rodeia. Os resultados, que aparecem na revista "Science" desta semana, são consistentes com as previsões teóricas sobre essa interação.
A equipe avaliou como o material ejetado pela explosão estelar afeta um anel brilhante de 6 trilhões de quilômetros de diâmetro de gás que rodeia os restos da supernova. O anel de gás foi, provavelmente, lançado cerca de 20.000 anos antes da explosão da supernova. As ondas de choque resultante do impacto do material ejetado no anel geraram pontos quentes que são chamados pelos astrônomos de "colar de pérolas". Estas bolhas provavelmente irão crescer e se fundir nos próximos anos para formar um círculo contínuo, brilhante.
"Estamos vendo o efeito que uma supernova pode ter em torno da galáxia, incluindo a forma como a energia depositada por essas explosões estelares alteram a dinâmica e a química do ambiente", disse Kevin France, do Centro de Astrofísica e Astronomia Espacial, nos EUA. "Nós podemos usar estes novos dados para compreender como os processos da supernova regulam a evolução das galáxias."
Descoberta em 1987, a supernova 1987A é a explosão estelar mais próxima da Terra detectada desde 1604 e que reside na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã vizinha à Via Láctea.

Matéria retida do blog do Prof. Rennan Lopes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: